-
Antes de enviar o convite, a seleção do mailing é fundamental. É preciso que a lista com o cadastro de jornalistas que interessam ao assessorado esteja atualizada e seja definida conforme a estratégia da divulgação. Para anunciar a entrevista, o assessor produzirá um release convocação com um breve resumo do assunto e os dados básicos do encontro: data, local, horário, entrevistado.
Fonte: https://www.pressmanager.com.br/
-> Acredito que o erro da questão está em: "matéria jornalística em que se manifesta o ponto de vista da instituição"
-
Pegadinha boa. Colocou a palavra "press" para fazer geral errar.
-
A pegadinha não está na palavra "press" como foi dito abaixo. O erro está em "(...) matéria jornalística (...)". Existem diversos tipos de releases, um deles, inclusive, é enviado antes das coletivas para convocar os jornalistas.
O release não é matéria jornalística, simplesmente porque ele não traz a notícia acabada, tal como uma reportagem, uma notícia, uma notinha ou uma entrevista. O release é uma sugestão de pauta, um texto/documento informativo, escrito no formato jornalístico.
O problema aqui é que muitos jornalistas têm o hábito errado de não checar as informações do release e simplesmente copiá-lo e usá-lo como matéria acabada, o que é um erro do jornalista.
A questão foi bem maldosa. Até eu errei e depois entendi o porquê.
-
PARA A COLETIVA DE IMPRENSA É ENVIADO UM CONVITE.
O TEXTO QIE MANIFESTA O PONTO DE VISTA DA INSTITUIÇÃO É O EDITORIAL.
-
Além do que a Daiana observou, acredito que há outro erro nessa afirmativa: a banca misturou os conceitos de release de convocação com o release de opinião. Segundo Ferraretto e Ferraretto "Tipos de relise: - De opinião: Texto jornalístico baseado em entrevista no qual o assessorado expressa sua opinião a respeito de um fato relacionado a ele direta ou indiretamente.[...] - Convocação: Espécie de carta que informa a imprensa sobre a organização da cobertura jornalística de determinado evento. É usada geralmente com o o objetivo de atrair os veículos de comunicação para entrevistas coletivas ou abertura de eventos [...]" (FERRARETTO e FERRARETTO, p. 71 - 74)
Fonte: Assessoria de imprensa : Teoria e Prática