SóProvas


ID
2284738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A opinião pública pode ser entendida como um fenômeno cuja origem está ligada à discussão coletiva de um tema de relevância pública. A esse respeito, julgue o item subsequente.

Apesar de ser um processo que decorre da troca mútua de experiências, a opinião pública, para que seja minimamente consolidada, exige grande quantidade de opiniões isoladas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar melhor essa questão?

  • Alguém poderia explicar melhor essa questão?

  • Acho que só Deus, Capitã. Só Deus.

  • Questao sem pé nem cabeça, totalmente sem sentido

  • O erro está na expressão "exige grande quantidade de opiniões isoladas"

  • Acredito que o erro não esteja apenas na expressão "grandes quantidades", mas sim em "isoladas". A opinião pública busca o consenso. No entanto, nunca consegue alcançá-lo em sua totalidade. Neste caso não seriam opiniões isoladas, mas opiniões convergentes. Para haver consenso, ou sua tentativa, é preciso a convergência de ideias.

    A opinião pública também é um processo encadeado por algum fator gerador. Por isso acredito que o termo "isoladas" não caberia de forma alguma, pois cada opinião está profundamente ligada ao debate público da questão levantada. O debate seria, ao meu ver, o fator aglutinador das opiniões individuais.

    "Podemos dizer que o processo da opinião pública é um processo intelectual total: começa com algum problema, seguindo-se uma série lógica de passos até à solução da questão levantada. Inicia-se o processo com uma controvérsia que, não podendo ser solucionada pelos padrões tradicionais, exige a reunião de várias pessoas para discuti-la, racional e amplamente, em busca de uma decisão inteligente. É evidente que outros fatores, além da racionalidade, estarão presentes nas discussões públicas, mas, para que haja opinião pública, é preciso que predominem as considerações de ordem racional. Freqüentemente, a discussão pública proporciona a interação dos componentes do grupo em debate, em bases antes racionais do que emocionais, porque o desacordo estimula a habilidade de crítica. Prevalecem, assim, as considerações racionais, exigidas em face dos argumentos e contra-argumentos oferecidos pelos elementos em discussão. Não há aí o apoio mútuo e a unanimidade que assinalam a multidão e a massa."

    Sobre a expressão "grandes quantidades" é sabido que a opinião pública pode ser também a opinião de minorias, basta que exista poder de infuência suficiente.

    "O grande perigo na formação da opinião pública reside na influência, cada vez mais considerável, que os grupos de pressão vêm exercendo em todo o mundo. As informações e as notícias são dispostas habilmente, persuadindo, intimidando ou coagindo as pessoas a aceitar os pontos de vista ou propósitos autoritários dêsses grupos. Minorias bem organizadas e capacitadas para divulgar sua posição (controle dos veículos de comunicação, propaganda, bons argumentadores etc.) exercem, não raro, muito maior influência sobre o processo de formação da opinião pública do que seria de esperar."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rae/a/pKCk5ZVBfStnJWHtSZkyB4n/?lang=pt