SóProvas


ID
2285194
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem justa e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de proteção e promoção. Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica. Os poderes públicos, inclusive o Judiciário, estão em dívida com a sociedade por conta da inobservância do estatuto em sua integralidade.

Reconheço que a punição não é o único remédio para a violência cometida pelos jovens. Evidentemente, políticas sociais, educação, prevenção, assistência social são medidas que, se aplicadas no universo da população jovem, terão o condão, efetivamente, de reduzir a violência. Mas, em determinados casos, é preciso uma punição mais eficaz do que aquelas preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. (Aloysio Nunes Ferreira, Época).

Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica”.
Nesse segmento do texto 2 há duas ocorrências sublinhadas do vocábulo “mesmo”; sobre essas ocorrências, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: a) ambas equivalem ao sentido de inclusão.

    Bons estudos!

  • "Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica”.

    OU

    "Mesmo às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica”.

    OU

    "Até às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, até em casos em que isso não se justifica”.

    ASSIM, INCLUSÃO EM AMBAS

  • esse MESMO está me fazendo gastar tudo que eu tenho de energia do cérebro e aínda nem é 12hrs

  • Mesmo vindo à mente o sentido de inclusão, a gente demora pra marcar, porque vocês sabem como é a FGV neh.. rsrsr temos certeza de X, mas quando vai ver é Y, que a gente tinha descartado de cara antes.. felizmente, isso não ocorreu nessa.

  • Se a E (só a segunda indica inclusão) está certa, então a primeira é concessão, portanto a letra B também estaria correta, e vice-versa. Ambas devem ser eliminadas.

    Se a D (só a primeira indica inclusão) está certa, então a segunda indica concessão, portanto a letra C também estaria correta, e vice-versa. Ambas devem ser eliminadas.

    Logo, o gabarito deve ser letra A.

  • Se o mesmo tivesse ideia de concessão, ele deveria contradizer o que foi dito anteriormente (esse é o objetivo de uma conjunção concessiva). Sendo assim, teria de ser possível alterar a palavra mesmo por uma de igual valor, por exemplo: embora, conquanto, ainda que, apesar de que, posto que...

    Vamos fazer essa alteração nas frases:

    Embora quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, posto que em casos em que isso não se justifica

    Note que a frase fica confusa. Não tem sentido colocar uma concessiva ali. Mas se alterarmos para uma conjunção inclusiva (Exemplos: inclusive, também, mesmo, ainda, até, além disso), as frases passam a ficar assim:

    Ainda quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, até em casos em que isso não se justifica.

  • “Mesmo (inclusive)quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo (inclusive) em casos em que isso não se justifica”.

  • (1)

    "O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem justa e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de proteção e promoção. MESMO quanto às sanções previstas no estatuto..."

    Reescrevendo:

    "O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem justa e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de proteção e promoção. INCLUINDO às sanções previstas no estatuto..."

    (2)

    "... quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, MESMO em casos em que isso não se justifica."

    Reescrevendo:

    "... quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, INCLUINDO OS casos em que isso não se justifica."