SóProvas


ID
2285215
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem justa e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de proteção e promoção. Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica. Os poderes públicos, inclusive o Judiciário, estão em dívida com a sociedade por conta da inobservância do estatuto em sua integralidade.

Reconheço que a punição não é o único remédio para a violência cometida pelos jovens. Evidentemente, políticas sociais, educação, prevenção, assistência social são medidas que, se aplicadas no universo da população jovem, terão o condão, efetivamente, de reduzir a violência. Mas, em determinados casos, é preciso uma punição mais eficaz do que aquelas preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. (Aloysio Nunes Ferreira, Época).

Entre as palavras abaixo, aquela que mostra uma formação distinta das demais é:

Alternativas
Comentários
  •  a)promoção; a forma de promover

     b)proteção; a forma de proteger

     c)internação; a forma de internar

     d)população; --------------------

     e)prevenção. a forma de prevenir

  • **Promover; Proteger; Internar; Prevenir ------> VERBO

    **Popular -----> ADJETIVO

     

  • Pensei da seguinte forma:

    Promoção: promover; Proteção: proteger; Internação: internar; População: popular...

     

     

  • GABARITO D

     

    São palavras formadas por regressão:

     

    promoção --> promover

    internação --> internar

    prevenção --> prevenir

    proteção --> proteger

     

     

    Derivação REGRESSIVA ou DEVERBAL

    Consiste na retirada da parte final de uma palavra primitiva, obtendo-se, assim, uma palavra derivada. Representa um processo que resulta na formação de substantivos a partir de verbos que indicam sempre uma ação, ora denominados de deverbais. Tal materialização se dá mediante a troca da terminação verbal formada pela vogal temática + desinência de infinitivo (“–ar” ou “–er”) por uma das vogais temáticas nominais (-a, -e,-o).

     

    exs.:

    alcançar – alcance
    ajudar – ajuda
    beijar - beijo
    chorar – choro
    perder – perda

     

     

    bons estudos


     

  • A regressão sempre vem de um verbo. Sendo assim, população (popular) não é um verbo.

  • População tem origem no termo "populus" em latim. Esse mesmo termo dá origem a outras palavras: popular, povoar e povoamente.

    A maioria das palavras que se relacionam com o significado de povo trazem inteiramente ou parcialmente a origem em POPULUS.

    Fonte: