SóProvas


ID
2286052
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Estado de São Paulo, destacadamente em sua capital, entre as últimas décadas do século XIX até a década de 1920, surgiram condições variadas que explicam o desenvolvimento e a concentração industrial no espaço paulista. As alternativas a seguir apresentam relações entre algumas das condições que explicam esse fato, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • porque a letra D é errada? ora, não foi o surgimento de novas oportunidades de emprego que fez com que essa área crescesse em ciclo?

    bens duráveis, entendo ser qualquer indústria, já que não seriam duráveis, por exemplo, os produtos alimentícios.

    Alguém dá uma luz por favor.

     

  • CALANGO,

     

    quando se fala em DURÁVEIS, pense em carros. Esse tipo de indústria (automobilística), só chega a partir dos anos 1950, com JK.

     

    Alimentos e bebidas são NÃO DURÁVEIS.

     

    Bons estudos

  • na verdade, começou apos a crise de 29

    quando o cafe entra em crise e vargas toma o poder

    somado a isso, vargas começa a investir em industrias

    principalmente nas industrias de consumo duraveis

    mas, o forte impacto relacionado a industrias de consumo duraveis foi no governo de JK

  • Gabarito letra D. A produção de bens de consumo DURAVEIS ocorreu com o plano ''Nacional Desenvolvimentista'' de JK, que abriu as ''portas'' do Brasil para investimento externo, produzindo,mais especificamente,automóveis

  • Nesta época, No Brasil surgia uma centralização da indústria em São Paulo devido a presença de fluxos ferroviários e a riqueza do café, a exportação desse era viável, já a importação; inviável devido a Guerra Mundial.

    Diante disso, foi necessário substituir as importações para abastecer a população com Bens de Consumos não-duráveis , no setor alimentícios ( até para o próprio exército ).

    No governo de JK e sua politica rodoviarista, fica notório o investimento em infraestrutura como chamariz para os Bens de Consumo Duráveis, como o setor automobilístico

    LETRA D

    APMBB

  • GABARITO - D

    A produção nessa época era de bens de consumo não-duráveis, como por exemplo o café. Portanto, a alternativa não se encaixa no contexto da época e está correta.