Segundo a Organização Mundial do Comércio, o Brasil já é o quinto maior fornecedor de produtos primários para a China. O Brasil registrou o maior crescimento, entre as maiores economistas, das exportações de recursos naturais na década. Porém a expansão brasileira não vem num vácuo. Para a OMC, a constatação é de que, em dez anos, o comércio do setor de minérios, petróleo, pesca e produtos florestais se multiplicou por seis no mundo, diante da corrida de potências e de novas economias emergentes por garantir um abastecimento que assegure que seus mercados possam continuar crescendo.
O Brasil lidera o crescimento de exportação de commodities ( principais: mercadorias e os produtos agrícolas, no caso do Brasil para China).
Esses são produtos que podem ser estocados por algum tempo, sem que haja prejuízo de perda ( o que exclui tecidos, café, arroz).
Outra característica importante é que são matérias-primas (excluímos produtos ferroviários, aço, gasolina)
Alguns exemplos de commodities por categoria.
Agrícolas: soja, suco de laranja coongelado, trigo, algodão, borracha.
Minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc.
Financeiras: títulos públicos de governos federais (um documento que comprova que você comprou um pedacinho de um divida pública e receberá um rendimento por isso), moedas negociadas em vários mercados.
Ambientais: crédito de carbono (saber o que é isso e como funciona é importantíssimo, principalmente no caso do Brasil).
Eu sei que todo mundo já sabe o que é Crédito de Carbono, mas só para reforçar um pouquinho ...É bem simples. Países altamente industrializados emitem muitos componentes químicos, entre eles o dióxido de carbono, que forma um verdadeiro batalhão na atmosfera permitindo a passagem do calor, MAS impedindo retorno dele para o ar. Resultado. Estufa tudo. É o Efeito Estufa. Especialistas defendem que o dano causado por alguns (EUA, CHINA, etc) acaba prejudicando a muitos na (fauna, flora e, ''indiretamente'' a saúde da população mundial). Por isso eles têm de comprar Carbono daqueles que poluem menos.