1. Cúpula estratégica: é aqui que se encontram as pessoas com a responsabilidade geral pela organização, como o presidente da empresa, diretores de nível mais elevado e conselhos estratégicos. São as pessoas da cúpula que são responsáveis por fazer com que a organização cumpra sua missão de modo eficaz e atenda às necessidades dos que detêm o poder sobre a mesma, como os acionistas e o governo.
2. Linha intermediária: é o elo entre a cúpula estratégica e o núcleo operacional, coordenando o fluxo de informações entre esses dois níveis e intervindo no fluxo de decisões.
3. Núcleo operacional: é aqui que as operações acontecem. Ele assegura os insumos para a produção, transformando-os em produtos e realizando a sua distribuição.
4. Tecnoestrutura: é composta pelos profissionais que exercem funções técnicas, sendo responsáveis pela formatação do trabalho da organização
5. Assessoria de apoio (ou equipe de apoio): é a área que tem a função de dar o suporte às atividades da empresa, atuando em atividades de apoio fora do fluxo produtivo.
6. Ideologia: é uma parte viva da organização, sendo representada como o sistema de crenças e tradições da organização atuante sobre toda ela.
Prof. Xavier
1. O núcleo operacional
O núcleo operacional da organização envolve os membros – os operadores – que executam o trabalho básico diretamente relacionado à fabricação dos produtos e à prestação dos serviços. Os operadores executam 4 funções principais:
a. asseguram os inputs para produção
b. transforma os inputs em outputs
c. distribuem os outputs
d. fornecem apoio direto às funções de inputs, de transformação e de outputs
O núcleo opercional é o coração de qualquer organização, entretanto, elas necessitam de componentes administrativos que compreendem a cúpula estratégica, a linha intermediária e a tecnoestrutura.
2. A cúpula estratégica
A cúpula estratégica é encarregada de assegurar que a organização cumpra sua missão de modo eficaz e também que atenda às necessidades dos que a controlam ou que detém o poder sobre ela. Isso envolve 3 conjuntos de obrigações:
a. Supervisão direta
b. Coordenação das relações da empresa com o meio ambiente
c. Desenvolvimento da estratégia da organização
A estratégia pode ser vista como uma força mediadora entre a organização e seu meio ambiente.
3. A linha intermediária
A cúpula estratégica está conectada ao núcleo operacional pela cadeia de gerentes intermediários que possui autoridade formal. O gerente de linha intermediária desempenha várias tarefas no fluxo de supervisão acima e abaixo dele.
4. A tecnoestrutura
É utilizada para tornar o trabalho das outras pessoas mais eficaz com seus planos, mudanças, treinamentos e projetos. Os analistas de controle da tecnoestrutura efetivam certas formas de padronização da organização. Quanto mais padronização uma organização usa, mais confia em sua tecnoestrutura. Podemos distinguir 3 tipos de analista de controle:
a. os analistas de sistemas e métodos – padronizam os processos de trabalho
b. os analistas de planejamento e controle – padronizam os outputs
c. os analistas de pessoal – padronizam as habilidades
5. A assessoria de apoio
São unidades especializadas criadas para dar apoio à organização fora de seu fluxo de trabalho operacional.