SóProvas


ID
2286982
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Hospital, por sua conformação complexa e o concurso de múltiplas profissões de saúde e suas múltiplas especialidades, desafia seus gestores permanentemente em função do grau de autonomia assumido por esses profissionais.

Nesse sentido, considerando os postulados de Mintzberg, assinale a opção que indica a configuração estrutural que melhor descreve essas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Mintzberg (2006) categorizou cinco configurações para organizações eficazes: estrutura simples, burocracia mecanizada, burocracia profissional, forma divisionalizada e adhocracia. Nesta classificação, as universidades foram identificadas como uma burocracia profissional, apesar do próprio autor reconhecer serem as organizações reais extremamente complexas, muito além do que qualquer uma dessas configurações possa representar.

    No modelo de burocracia profissional o principal mecanismo de coordenação é a padronização de habilidades; a palavra-chave da organização é o núcleo operacional; os principais parâmetros de design são o treinamento, especialização horizontal das tarefas, descentralização vertical e horizontal; e os fatores situacionais característicos são o ambiente complexo e estável e o sistema técnico não regulado e sofisticado. Na burocracia profissional "tendo o controle sobre o seu próprio trabalho o profissional age independentemente de seus colegas, mas diretamente com os clientes que serve" (MINTZBERG, 2006, p. 213).

    Outra característica da burocracia profissional é o caráter 'democrático' de sua estrutura administrativa. "Não apenas os profissionais controlam o seu próprio trabalho, mas também procuram o controle coletivo das decisões administrativas que os afetam" (MINTZBERG, 2006, p. 220). Muitas dessas decisões possuem implicações permanentes para o futuro da organização.

    Os administradores da hierarquia profissional encontrados na universidade, como os reitores e diretores das unidades, possuem, em tese, menos poder se comparados aos administradores da burocracia empresarial, por exemplo. Trata-se de tese polêmica e que precisa ser analisada no contexto de cada organização. Para Mintzberg (2006, p. 222), "o administrador profissional pode exercer uma série de papéis que lhe proporciona considerável poder indireto na estrutura".

  • A Burocracia Profissional opõe-se à Burocracia Mecânica, pois substitui a autoridade da posição fundada na autoridade hierárquica pela autoridade de competência que se baseia no profissionalismo. Passou-se da padronização dos processos de trabalho à padronização das qualificações dos intervenientes. Esta configuração encontra-se sobretudo nos hospitais, nas universidades e escolas, gabinetes de advocacia, funciona através das qualificações e competências dos profissionais que ali operam.

     

    Fonte: http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php?file=%2F66328%2Fmod_resource%2Fcontent%2F0%2FTeoria_de_Mintzberg.pdf

     

    B. 

  • Padronização das qualificações, ou seja, funciona dependendo da capacidade e competência dos que operam.

    Para operar apoiam-se nas habilidades e conhecimentos de seus operadores profissionais(universidades, hospitais, consultorias) que produzem bens e serviços padronizados.

    GABARITO: B

  • BUROCRACIA PROFISSIONAL:

    Nesta estrutura há predominância da padronização das habilidades e não a de processos. Surgiu através da procura de um modelo que valorizasse profissionais altamente qualificados em detrimento da especialização funcional.

    Parte chave da organização: Centro Operacional.

    EXEMPLOS: hospitais, universidades, escolas.

  • GABARITO B

    BUROCRACIA MECANIZADA - O principal foco deste modelo organizacional é a disciplina e a sistematização dos processos internos. A burocracia mecanizada, portanto, trabalha com foco na organização e padronização dos métodos e técnicas de trabalho — e não necessariamente está relacionada às pessoas. Como o nome já diz, nos remete aos robôs, que trabalham incansavelmente em uma determinada função pré-estabelecida, programada.

    BUROCRACIA PROFISSIONAL - Este modelo de trabalho foca nas COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS , e não nos processos ou métodos empregatícios. É indicado para empresas que necessitam, obrigatoriamente, de comportamentos, talentos e habilidades específicas para que o trabalho seja realizado com eficácia e maestria. Empresas que atuam dentro do modelo de burocracia profissional dependem do conhecimento de seus colaboradores para realizarem suas atividades e oferecerem serviços. É o caso de hospitais, por exemplo.

    Um pouco mais sobre Mintzberg e suas organizações

    Estrutura Simples: também conhecida como estrutura empresarial, esse é um tipo bem simples, comum em empresas de pequeno porte. Nele, não há um padrão e o dono tem total liberdade e tranquilidade para avaliar e administrar o negócio, sem que os processos sejam necessários.

    Estrutura Diversificada: Como o nome remete, promove a criação de departamentos de acordo com a diversidade de produtos que a empresa oferece. O ponto interessante é que cada área funciona quase de forma independente.

    Estrutura Adhocrática: A adhocracia é um termo cunhado para a inovação, palavra-chave desse modelo organizacional que não aparece nos demais estilos desenvolvidos pelo autor. Não há espaço para formalidades, apenas para inovar.

    Estrutura Missionária: Essa proposta é mais colaborativa, ou seja, envolve toda a equipe, que pode opinar na tomada de decisões. Nesse modelo, todos os colaboradores precisam seguir o mesmo propósito e falar a mesma língua.

    Estrutura Política: Organizações políticas são aquelas que aparecem geralmente em grandes corporações, especialmente quando alguma aquisição acontece por parte de outra ainda maior. Há competição interna e várias forças atuando visando o controle.

  • Gabarito B

    Burocracia Profissional (burocracia profissionalizada)

    - Padronização das habilidades

    -Núcleo Operacional

    -Ambientes estáveis e complexos

    -Os profissionais tomam decisões dentro de suas áreas específicas

    -Profissionais >> autonomia relativa