SóProvas


ID
2287042
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Administrar organizações da complexidade de hospitais demanda dispor de informações fidedignas sobre o que ocorre. Isso significa dizer que produzir dados não é suficiente e que estes devem sofrer um processo de refinamento para que se transformem em informação e permitam ao gestor atuar de maneira efetiva.
Considerando a conhecida expressão “quem não mede não administra”, analise as afirmativas a seguir.
I. Os indicadores são representações de alguma característica mensurável de produto ou processo.
II. O uso de indicadores deve permitir ao hospital se comparar consigo próprio ao longo do tempo.
III. Os bons indicadores devem ser padronizáveis e captar aspectos específicos e diferenciados da organização.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D "se somente as afirmativas l e II estiverem corretas."

  • sobre a III, achei isso na internet

    "Ter um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados. Além disso, a medição sistemática, estruturada e balanceada dos resultados, por meio de indicadores de desempenho, permite às organizações fazer as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis, de acordo com os dados extraídos dos indicadores." Fonte: http://www.fnq.org.br/informe-se/noticias/como-selecionar-um-bom-indicador-de-desempenho

    A alternativa diz:

    III. Os bons indicadores devem ser padronizáveis e captar aspectos específicos e diferenciados da organização

    Não sei se é por isso. Mas também tem a possibilidade de estar errada a parte de "padronizáveis", sendo que os indicadores têm como um de seus principais atributos a Adaptabilidade (segundo o TCU), podendo se tornar desnecessários ao longo do tempo e devem ser eliminados e substituídos por outros de maior utilidade. E é justamente isso que a professora comenta, ela diz que "pode vir a haver alguma variação, de acordo com as metas estabelecidas pela organização".

  • Me desculpem, mas não, o gabarito não está correto. Fora do mundo de faz-de-conta das bancas, um indicador que não represente os aspectos específicos da organização não serve ao seu próprio propósito como indicador.