SóProvas


ID
2287855
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um ciclo de refrigeração por compressão mecânica de vapor é constituído por um evaporador, um compressor, um condensador e um dispositivo de expansão com uma capacidade frigorífica de 10 kw. O ciclo entrega ao meio ambiente 15 kw, e, como decorrência, a potência de compressão é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A POTÊNCIA VAI SER O TRABALHO REALIZADO EM CIMA DA CAPACIDADE FRIGORIFICA PARA ENTREGAR AO MEIO 15 KW? OU SEJA EM CIMA DOS 10 KW REALIZO UM TRABALHO DE 5W PARA ENTREGAR 15 KW ???

  • Também não entendi como um compressor de 5kw pode perder 15kw ainda refrigerar 10kw

  • Para ciclos de Refrigeração, o trabalho é dado por: Wciclo = Qout-Qin. Isso ocorre pelo fato de que é necessário adicionar energia ao sistema de modo a que um processo não espontâneo possa ser realizado. Ou seja, ha os 5 kw de trabalho que necessita serem fornecidos para que 10 kw de carga termica possam ser retirados do sistema.

  • W = Qq - Qf

    W = 15 - 10

    W = 5 kW

  • Componentes dos sistema de refrigeração: compressor (requer 5 kW), condensador (rejeita 15 kW no ambiente externo), dispositivo de expansão (reduz a pressão, idealmente isentálpico) e o evaporador (aqui que acontece o efeito refrigerante, retira 10 kW do ambiente interno).

    O trabalho requerido para o compressor é a diferença entre a energia que perde para o ambiente externo e a energia que recebe do ambiente interno (WH - WL = 15 - 10 = 5 kW).

    O refrigerante cede/rejeita 15 kW de sua energia para o ambiente , está mudando de vapor superarquecido para líquido saturado. Rejeita calor sensível e latente.

    O refrigerante recebe 10 kW do ambiente interno (energia por segundo), está mundando de fase, mistura líquido-vapor para vapor saturado ou superaquecido, dependendo do projeto.

    Em cada componente do sistema há um processo termodinâmico envolvido.