-
A- Correta. A temperatura da serpentina superior a temperatura de orvalho do ar, garante que a temperatura do ar nunca alcançe a temperatura de condensação da água.
B-Errada. Paralelo.
C- Errada. A função das válvulas de expansão termoestáticas é exatamente fazer o controle do superaquecimento, através do controle do fluxo.
D-Errada. As válvulas de admissão e descarga favorecem o aumento da eficiência volumétrica e evita a necessidade de desligar o motor, evitando o liga/desliga.
E-Errada. Os CFC's estão sendo substituindos pelo refrigerantes naturais. Devido serem nocivos à saude e à camada de ôzonio.
-
A) a superfície de uma serpentina, destinada a resfriar ar, tem temperatura superior a temperatura a do ponto de orvalho do ar antes de cruzar as fileiras de tubos da serpentina. Neste caso não haverá desumidificação; CORRETA
Caso a superfície estivesse na temp. de orvalho ou abaixo dela, assim que o ar entrasse em contato com a serpentina, a água presente no ar se condensaria, ocasionando a desumidificação. Pelo contrátio, como a serpentina tem temperatura superior a temperatura a do ponto de orvalho do ar, haverá a umidificação.
-
Se a temperatura estevesse na temperatura de orvalho, haveria condensação e, portanto, o ar seria desumidificado. A letra A é a correta;
B): o arranjo deveria ser em paralelo;
C): as valvulas de expansão termostatica controlam justamente o superaquecimento, por permitir o controle do fluxo de refrigerante;
D): resrigerantes contendo cloro já foram osnidos e substituídos pelos HFC's e até mesmo o CO2
-
LETRA A )
Resfriamento e desumidificação
Este processo é realizado em serpentinas de resfriamento e desumidificação conforme mostrado na Figura 1-9.
Quando o ar úmido é resfriado até uma temperatura abaixo do seu ponto de orvalho, parte do vapor d’água se condensa e deixa a corrente de ar.
https://www.academia.edu/40435143/UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_ITAJUB%C3%81_CONDICIONAMENTO_DE_AR_E_CONFORTO_T%C3%89RMICO
LETRA D)
Compressores rotativos
Nos compressores rotativos, os gases são comprimidos por elementos giratórios. Outras das particularidades destes tipos de compressores são por exemplo as menores perdas mecânicas por atrito, pois dispensam um maior número de peças móveis, a menor contaminação de ar com óleo lubrificante, a ausência de reações variáveis sobre as fundações que provocam vibrações, o fato de a compressão ser feita de um modo continuo e não intermitente, como sucede nos alternativos e a ausência de válvulas de admissão e de descarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumétrico.
http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/curso_refrigeracao7.htm