SóProvas


ID
2288230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à microbiologia do leite e de seus produtos derivados, julgue o próximo item.

Bactérias esporuladas que contaminam o leite e causam inchamento tardio em queijos duros e semiduros são eliminadas pelo tratamento térmico do tipo high temperature short time.

Alternativas
Comentários
  • As bactérias termodúricas resistem à pasteurização porque (1) suportam temperaturas mais altas (menos de 100C) ou (2) produzem esporos que são formas de resistência contra condições adversas. Exemplos de gêneros com espécies esporuladas são: Clostridium e Bacillus. Os esporos são inertes, não apresentam atividade metabólica e não se multiplicam, podendo sobreviver por anos no ambiente. São extremamente resistentes ao calor, necessitando-se, em geral, de 20 minutos a 120C para poder inativá-los com 100% de certeza.

    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8/AG01/arvore/AG01_182_21720039246.html

  • Bactérias esporuladas que contaminam o leite e causam inchamento tardio em queijos duros e semiduros são eliminadas pelo tratamento térmico do tipo ultra high temperature (UHT).

  • Micro-organismos termodúricos, como o Bacillus spp. e Clostridium spp. têm importância relacionada ao processamento térmico, uma vez que seus esporos são resistentes à pasteurização e ao processo longa vida.

    Fonte: Sistema de Gestão: qualidade e segurança de alimentos (Germano e Germano, 2013)