SóProvas


ID
2288380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Em relação aos trocadores de calor, que constituem exemplo de operações unitárias de transporte de calor, julgue o item.

Os trocadores de calor de acordo com arranjos de fluxos são classificados como concorrente e contracorrente, sendo o primeiro mais eficiente que o segundo no que tange à transferência de calor.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o arranjo de fluxo, os trocadores de calor podem ser classificados deduas maneiras: trocador de calor em fluxo paralelo ou trocador de calor contracorrente. Na configuração de fluxo paralelos dois fluidos entram no trocador do mesmo lado, e fluem em paralelo um ao outro para o outro lado. Em trocadores de calor contracorrente os fluidos entram no trocador de lados opostos. O projeto contracorrente é mais eficiente, neste pode-se transferir a maior parte do calor do meio quente.

    No que diz respeito a direção do escoamento há três formas principais: paralelo, contracorrente e cruzado. Podendo ainda ter o a combinação de dois fluxos, por exemplo, o contracorrente e cruzado.

     

    http://www.ufrgs.br/medterm/trabalhos/trabalhos-2012-1/Fellipe_e_Tayron.pdf

  • No escoamento concorrente a diferença de temperatura entre os fluidos diminui bastante à medida que estes percorrem o trocador, logo a transferência de calor também é sensivelmente reduzida. No escoamento contracorrente, a diferença de calor é quase constante ao longo de todo o trocador, mantendo-se assim uma mesma taxa durante todo o processo. Uma temperatura média (MLDT) é calculada para cada arranjo, a fim de se obter uma taxa média de transferência. A TAXA DE TRANSFERÊNCIA PARA O SISTEMA CONTRACORRENTE SE MOSTRA MAIOR.