-
Gabarito: B
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre e . A possibilidade de eleições diretas para a se concretizaria com a votação da proposta de pelo . Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte quando foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.
Fonte: Wikipedia
-
B) Diretas Já
Movimento político suprapartidário em defesa do retorno de eleições diretas para a presidência da República. Tendo se iniciado em maio de 1983, o movimento ganhou dimensões políticas e sociais mais amplas, culminando numa série de comícios, nos primeiros meses de 1984, que mobilizaram milhões de brasileiros quando da campanha para a sucessão do governo do general João Batista Figueiredo, último presidente do regime militar instituído em 1964.
-
O movimento, fruto do processo de redemocratização do País e que conseguiu levar grandes multidões às ruas, com o objetivo de estabelecer as eleições diretas para presidente, ficou conhecido como Diretas Já.
Ele teve como símbolo principal a Emenda Dante de Oliveira, que buscava justamente o direito do voto direto para a população brasileira.
Gabarito: B
-
Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo, e propunha eleições diretas para o cargo de presidente da República.
A população fez o movimento “Diretas Já”. Emenda Constitucional se chamava Dante de Oliveira, mas ficou conhecido como Diretas Já: Se a maioria dos deputados votassem a favor dessa emenda, logo em 1985 já ia ter um presidente eleito pelo povo. Eram 479 Deputados, mas 298 votos foram aprovados e a EC não foi aprovada.