SóProvas


ID
2290114
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gestação pode ser um dos momentos mais difíceis de descoberta da infecção pelo HIV para a mulher.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Em gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico do HIV pode ser realizado somente na hora do parto, por meio do teste rápido de triagem.

( ) No pós-parto, ainda na maternidade, as mulheres devem ser orientadas sobre o aleitamento artificial e a referência para serviço especializado em HIV/aids.

( ) No caso de gravidez planejada é recomendável que a mulher apresente bons indicadores imunológicos e virológicos e adesão à terapia antirretroviral para a concepção.

( ) O risco de transmissão vertical é de aproximadamente 20%, mesmo que todas as medidas de controle sejam adotadas (TARV combinada para gestante, AZT injetável na hora do parto, suspensão do aleitamento materno, entre outras).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me ajudar nessa questão????Como assim a mulher só pode fazer o teste de hiv na hora do parto? Se não fez o pré-natal corretamente, no més q aparecer deve ser feita a triagem de todas a doenças triadas no pré-natal....E qual o valor de porcentagem da transmissão vertical, caso a mãe faça todo o tto correto?

  • Na entrada da parturiente na maternidade deve ser oferecido o teste rápido para o HIV para todas as gestantes que não tenham realizado investigação para HIV no pré-natal ou cujo resultado não esteja disponível, após o consentimento verbal da gestante ou familiar responsável quando a parturiente não tiver condições de fazê-lo. Portanto a primeira afirmativa e verdadeira.

    As mães HIV positivas devem ser orientadas quanto a necessidade de contraindicação do aleitamento materno, devendo ser substituído pelo aleitamento artificial; enfaixamento das mamas, mantendo-o por 10 dias e utilização do inibidor de lactação. Além disso, no pós-parto as mães devem ser referenciadas para o serviço especializado em DST/AIDS para tratamento e acompanhamento adequado. Logo, a segunda afirmativa também e verdadeira.

    No caso de gravidez planejada, a mulher e/ou o casal possivelmente manifestaram seu desejo e intenção para a equipe. E recomendável que a mulher apresente bons indicadores imunológicos e virológicos e adesão à TARV (Terapia Antirretroviral) para a concepção. A terceira afirmativa está correta.

    O risco de transmissão é de aproximadamente 1%, caso todas as medidas de controle da transmissão vertical sejam adotadas. A última afirmativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis: manual de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids.      Manual de adesão ao tratamento para pessoas vivendo com HIV e Aids / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocol...


  • Esta questão poderia ser anulada, pois a primeira afirmativa segundo o manual do minstério da saúde encontra-se falsa:

    ...A testagem para HIV deve ser realizada no primeiro trimestre, idealmente na primeira consulta do pré-natal, e no início do terceiro trimestre de gestação, podendo
    ainda ser feita em qualquer outro momento em que haja exposição de risco ou violência sexual.
    Está recomendada a realização de testagem rápida também na admissão da
    mulher na maternidade, hospital ou casa de parto, devendo ser ofertada, nessa ocasião, a testagem combinada para HIV, síf lis e hepatite B (se gestante sem esquema
    vacinal completo)...

     

    Ainda segundo o mesmo manual: a taxa de TV e de :

    ...A taxa de TV do HIV é inferior a 1% em gestantes em uso de ARV que mantêm níveis
    de CV-HIV abaixo de 1.000 cópias/mL, sendo, portanto, muito baixa quando a CV estiver indetectável. Além disso, a CV-HIV é utilizada para monitoramento da gestante
    infectada pelo HIV, auxiliando na avaliação da resposta à TARV...
     

  • O risco de transmissão é de aproximadamente 1%, caso todas as medidas de controle da transmissão vertical sejam adotadas.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocol...

  • É necessário atentar para a afirmativa I quando diz: Gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal adequado. Nesse caso é rotina realizar o teste rápido de HIV e outras sorologias.

    O adequado sim seria a testagem no primeiro trimestre de gestação