SóProvas


ID
2291353
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A interdisciplinaridade integra o cotidiano do Assistente Social. Considerando os conceitos de Teixeira;Nunes (2006), analise as afirmativas abaixo.

I. A interdisciplinaridade por si só, portanto, é crítica ao modelo de saberes específicos, do saber do “perito”.

II. A interdisciplinaridade traz implícita a concepção de totalidade.

III. Na interdisciplinaridade cada especialista deve estar aberto para ultrapassar seus próprios limites.

IV. A interdisciplinaridade pressupõe que sejam desconsiderados as contribuições/conteúdos de outras disciplinas visando a totalidade.

V. A ação interdisciplinar não demanda a realização de uma reavaliação do significado da ciência, do saber e das relações de poder.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Essa, mesmo na dúvida, a partir da leitura da IV, ja eliminava todas as erradas, pois essa assertiva estava presente em todas as letras, menos na letra a).

  • & A interdisciplinaridade requer postura de abertura e diálogo entre  disciplinas e teorias .

    &  A interdisciplinaridade implica, no plano prático-operacional, que se estabeleçam mecanismos e estratégias de efetivação do diálogo solidário no trabalho científico, tanto na prática de pesquisa, como naquela do ensino e da prestação de serviços.

    PROF: MELINA M. MIRANDA

  • I. A interdisciplinaridade por si só, portanto, é crítica ao modelo de saberes específicos, do saber do “perito”. 

    II. A interdisciplinaridade traz implícita a concepção de totalidade. 

    III. Na interdisciplinaridade cada especialista deve estar aberto para ultrapassar seus próprios limites. 

  • A interdisciplinaridade por si só, portanto, é crítica ao modelo de saberes do “perito”, por estar implícita nela, a concepção de totalidade. Seu objeto de compreensão e intervenção é a realidade social. Isto implica, pois, que o especialista deve estar aberto para ultrapassar seus próprios limites e trabalhar com as contribuições/conteúdos de outras disciplinas. Este movimento provoca a necessidade de constantemente se reavaliar o significado da ciência, do saber, e suas relações de poder. É necessário estabelecer conexões entre tais aspectos, o que exigi, para além da formação escolar, acadêmica, técnica, a retomada daquela formação grega, de cidadania, de sujeitos sociais, pois requisito despojamento/compromisso, consciência crítica ao que lhe é dada, ao consumado. E mais além, uma constante mediação entre particular e coletivo. (TEIXEIRA; NUNES apud CARVALHO, 2010, p. 132-133).

     

    Fonte : INTERSETORIALIDADE, POLÍTICA DE SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL: um processo de ações na busca da integralidade
     
    Rafaela Dayse Oliveira de Lima1 Raquel Araújo Oliveira2 Fernanda Marques de Sousa3