SóProvas


ID
2292094
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o argumento de que “a educação precisa alcançar qualidade capaz de responder às demandas decorrentes das transformações globais nas estruturas produtivas e do desenvolvimento tecnológico” (SOUSA, 2015, p. 264, apud OLIVEIRA, 2015), o governo federal e os governos estaduais vêm desenvolvendo iniciativas de avaliação do rendimento escolar como instrumento de gestão educacional. Nessa direção, segundo Sousa (2015):

I) A escola é tomada como um microssistema educacional, responsabilizada pela construção do sucesso escolar, cabendo ao poder público a aferição da produtividade, por meio da aplicação de provas de rendimento dos alunos.

II) Essa prática de avaliação, pautada em testes padronizados e no desempenho como indicador de eficiência da unidade escolar, estimula a competição entre as escolas, responsabilizando-as, individualmente, pela qualidade de ensino.

III) Essas iniciativas que pretendem incidir sobre a dimensão pedagógica do trabalho escolar, tendo na concorrência o mecanismo de promoção de sua melhoria, tendem a privilegiar o papel e a importância das decisões e ações de natureza política que dão suporte a determinados processos e produtos escolares.

IV) A literatura aponta algumas razões que evidenciam o significado da implantação de sistemas de avaliação de rendimento escolar: possibilidade de compreender e intervir na realidade educacional; necessidade de controle de resultados pelo Estado; estabelecimento de parâmetros para comparação e classificação das escolas; estímulo à escola e ao aluno por meio da premiação e possibilidade de controle público do desempenho do sistema escolar.

V) As implicações educacionais e sociais da avaliação do rendimento escolar, concebida com finalidade classificatória e com caráter de controle e adaptação das condutas dos alunos, contribuem para a construção de um novo sentido para a avaliação escolar, tendo como função diagnosticar e estimular o avanço do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • III) Essas iniciativas que pretendem incidir sobre a dimensão pedagógica do trabalho escolar, tendo na concorrência o mecanismo de promoção de sua melhoria, tendem a privilegiar o papel e a importância das decisões e ações de natureza política que dão suporte a determinados processos e produtos escolares.

    De acordo com a autora, essas iniciativas tendem a secundarizar o papel e a importancia das decisões e ações de natureza política que dão suporte a determinados processos e produtos escolares.

    V) As implicações educacionais e sociais da avaliação do rendimento escolar, concebida com finalidade classificatória e com caráter de controle e adaptação das condutas dos alunos, contribuem para a construção de um novo sentido para a avaliação escolar, tendo como função diagnosticar e estimular o avanço do conhecimento.

    A partir desse tipo de avaliação estimula-se o individualismo nos alunos, gera-se competição entre as escolas e evidencia-se o descompromisso do poder público com suas responsabilidade na área educacional