SóProvas


ID
2292112
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), existem dois tipos de concepções de organização e de gestão escolar: a concepção técnico-científica e a concepção sociocrítica. Sobre tais concepções, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Na concepção sociocrítica, o processo de tomada de decisões não é coletivo, pois sua gestão é estratégica para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. 

     

    É COLETIVO SIM.

  • CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICO- PARTICIPATIVA. Nos nossos dias, esta é a mais teorizada, porém a menos praticada de maneira efetiva e clara. Esta concepção está baseada na relação orgânica e a participação dos membros da equipe (LIBÂNEO, OLIVEIRA & TOSCHI, 2009, p. 325). Esta relação se traduz na forma coletiva de tomada de decisões, o que deve produzir o compromisso de toda a equipe na realização do trabalho, admitindo-se, nesse processo, a coordenação e a avaliação sistemática do que foi deliberado em conjunto. A ênfase desta concepção recai, portanto, sobre as relações humanas e a participação nas decisões, com o foco no alcance, exitoso, dos objetivos específicos da escola e da educação como um todo. Trata – se também de uma concepção sociocrítica, da qual a organização escolar é concebida como um sistema, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões e se desenvolve na organização escolar por meio de práticas democráticas e participativas.

     

    TÉCNICO-CIENTÍFICO. Segundo Libâneo, Oliveira & Toschi (2009), este é o modelo mais comum de organização escolar que encontramos na realidade educacional brasileira (2009, p. 324). Nesta concepção, a direção está centralizada em uma pessoa e o grau de participação e envolvimento das pessoas é muito baixo, ou quase inexistente; há uma hierarquia de cargos e funções e a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares está baseada nas regras e procedimentos administrativos. Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.

  • Essencialmente, existem duas concepções diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sócio-crítica

    Na concepção cientifico-racional prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista de escola. A instituição escolar é tomada como uma realidade objetiva e neutra, devendo funcionar racionalmente e, por isso, deve ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar melhores índices de eficácia. Este é o modelo mais encontrado na realidade brasileira (caso o leitor queira se aprofundar na corrente tecnicista ou entender melhor outras vias de pensamento, recomendo o post tendências pedagógicas na prática escolar do mesmo autor).

    Na concepção sócio-critica, a organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações, a importância das interações sociais no seio do grupo e as relações da escola com o contexto sociocultural e político.

    https://blogdonikel.wordpress.com/2014/03/31/as-concepcoes-de-organizacao-e-gestao-escolar-jose-carlos-libaneo-fichamento/