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ID
2292148
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a discussão sobre as teorias do currículo, apresentada por Silva (2010) em seu livro Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo, leia as sentenças abaixo.
I) Com a noção de que o currículo é uma construção social, aprendemos que a pergunta importante não é “quais conhecimentos são considerados válidos?”, mas “quais conhecimentos são verdadeiramente válidos?”.
II) As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. Nas teorias pós-críticas, entretanto, o poder está espalhado por toda a rede social. O mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
III) As teorias críticas sustentam que o currículo é uma invenção social, mantendo certa noção realista de currículo. Se a ideologia cedesse lugar ao verdadeiro conhecimento, o currículo e a sociedade seriam emancipados e libertados.
IV) As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.
V) As teorias críticas enfatizam os conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência, gênero, etnia e sexualidade. Assinale a alternativa que contém somente os itens coerentes com a visão do autor do livro.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    I - ERRADO ´- A PERGUNTA  SERIA O QUÊ E NÃO QUAIS

    V - ERRADO - GÊNERO, ETINIA E SEXUALIDADE SÃO CONCEITOS ENFATIZADOS NA TEORIA PÓS -CRÍTICA 

  • I) Com a noção de que o currículo é uma construção social, aprendemos que a pergunta importante não é “quais conhecimentos são considerados válidos?”, mas “quais conhecimentos são verdadeiramente válidos?”. ERRADA - A banca inverteu as perguntas. O correto seria: ."..a pergunta importante não é “quais conhecimentos são verdadeiramente válidos?”, mas “quais conhecimentos são considerados válidos?”"

     

    II) As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. Nas teorias pós-críticas, entretanto, o poder está espalhado por toda a rede social. O mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade. CORRETO

     

    III) As teorias críticas sustentam que o currículo é uma invenção social, mantendo certa noção realista de currículo. Se a ideologia cedesse lugar ao verdadeiro conhecimento, o currículo e a sociedade seriam emancipados e libertados. CORRETO (É trecho do livro: Documentos de identidade: Uma Introdução às teorias do currículo, Tomaz Tadeu da Silva)

     

    IV) As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos. CORRETO

     

    V) As teorias críticas enfatizam os conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência, gênero, etnia e sexualidade. ERRADO (As teorias críticas de currículo compreendem a educação como instrumento de reprodução e legitimação das desigualdades, mas a teoria que além de criticar, reconhece e insere a defesa de minorias raciais, étnicas, sexuais e de gênero é a pós-crítica)