SóProvas


ID
2292160
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Saviani (2007), em seu livro História das Ideias Pedagógicas, quando trata das pedagogias contra-hegemônicas que emergiram na década de 1980, associe a segunda coluna com a primeira.
I) Pedagogias da “educação popular”
II) Pedagogias da prática
III) Pedagogia crítico-social dos conteúdos
IV) Pedagogia histórico-crítica
( ) É tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades com a psicologia histórico-cultural. A educação é entendida como ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pautase pela centralidade da educação escolar na socialização do conhecimento sistematizado.
( ) Propostas inspiradas na concepção libertadora que geralmente advogavam a organização, no seio dos movimentos populares, de uma educação do povo e pelo povo, para o povo e com o povo. Mais tarde, essa concepção trans ladou-se do âmbito dos movimentos populares para a esfera estatal e escolar.
( ) De inspiração libertária em consonância com os princípios anarquistas. Um dos autores dentro dessa perspectiva entende a educação, antes de tudo, como processo de produção, e não de inculcação.
( ) Proposta formulada por José Carlos Libâneo, que entende como papel primordial da escola difundir, em serviço aos interesses populares, conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. O aluno entra com sua experiência imediata e o professor, com conteúdos e modelos que permitam compreender e ultrapassar a experiência imediata.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Difícil

  • ( ) É tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades com a psicologia histórico-cultural. A educação é entendida como ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pautase pela centralidade da educação escolar na socialização do conhecimento sistematizado. (Pedagogia histórico-crítica)

    ( ) Propostas inspiradas na concepção libertadora que geralmente advogavam a organização, no seio dos movimentos populares, de uma educação do povo e pelo povo, para o povo e com o povo. Mais tarde, essa concepção trans ladou-se do âmbito dos movimentos populares para a esfera estatal e escolar. (Pedagogias da “educação popular”)

    ( ) De inspiração libertária em consonância com os princípios anarquistas. Um dos autores dentro dessa perspectiva entende a educação, antes de tudo, como processo de produção, e não de inculcação. (Pedagogias da prática)

    ( ) Proposta formulada por José Carlos Libâneo, que entende como papel primordial da escola difundir, em serviço aos interesses populares, conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. O aluno entra com sua experiência imediata e o professor, com conteúdos e modelos que permitam compreender e ultrapassar a experiência imediata. (Pedagogia crítico-social dos conteúdos)

  •  A ORGANIZAÇÃO SEMPRE AJUDA NA REVISÃO:

    PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA: É tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades com a psicologia histórico-cultural. A educação é entendida como ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pautase pela centralidade da educação escolar na socialização do conhecimento sistematizado.

    PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR: Propostas inspiradas na concepção libertadora que geralmente advogavam a organização, no seio dos movimentos populares, de uma educação do povo e pelo povo, para o povo e com o povo. Mais tarde, essa concepção trans ladou-se do âmbito dos movimentos populares para a esfera estatal e escolar.

    PEDAGOGIA DA PRÁTICA: De inspiração libertária em consonância com os princípios anarquistas. Um dos autores dentro dessa perspectiva entende a educação, antes de tudo, como processo de produção, e não de inculcação.

    PEDAGOGIA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS: Proposta formulada por José Carlos Libâneo, que entende como papel primordial da escola difundir, em serviço aos interesses populares, conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. O aluno entra com sua experiência imediata e o professor, com conteúdos e modelos que permitam compreender e ultrapassar a experiência imediata.

  •  A ORGANIZAÇÃO SEMPRE AJUDA NA REVISÃO:

    PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA: É tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades com a psicologia histórico-cultural. A educação é entendida comoato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pautase pela centralidade da educação escolar na socialização do conhecimento sistematizado.

    PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR: Propostas inspiradas na concepção libertadora que geralmente advogavam a organização, no seio dos movimentos populares, de uma educação do povo e pelo povo, para o povo e com o povo. Mais tarde, essa concepção trans ladou-se do âmbito dos movimentos populares para a esfera estatal e escolar.

    PEDAGOGIA DA PRÁTICA: De inspiração libertária em consonância com os princípios anarquistas. Um dos autores dentro dessa perspectiva entende a educação, antes de tudo, como processo de produção, e não de inculcação.

    PEDAGOGIA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS: Proposta formulada por José Carlos Libâneo, que entende como papel primordial da escola difundir, em serviço aos interesses populares, conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. O aluno entra com sua experiência imediata e o professor, com conteúdos e modelos que permitam compreender e ultrapassar a experiência imediata.

    Gostei (

    5

    )