SóProvas


ID
2292244
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para responder à questão, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 21 anos de idade, sexo feminino, é trazida ao consultório odontológico cerca de três horas após uma queda de bicicleta. A avaliação médica mostrou ausência de envolvimentos sistêmicos. O exame clínico mostra trinca no dente 21 e, ao exame radiográfico, são detectados fratura coronária complicada no dente 11 e fratura radicular no terço médio do dente 13. 

O tratamento imediato consiste em

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar? Pois, a exposição tem menos de 24 horas,podendo ser um tratamento conservador, como um capeamento pulpar..de acordo com o volume 1 do prof. Dr. Mario Roberto Leonardo

  • Lopes e Siqueira: Ao contrário de um dente imaturo, no qual os benefícios da manutenção da vitalidade da polpa são grandes, em um dente maduro a pulpectomia é a opção de tratamento mais viável. Deve-se levar em consideração o plano de tratamento restaurador.
    Porém teria que ver a bibliografia recomenada do concurso, pois, segundo Lopes e Siqueira, a contenção de fraturas radiculares é semi-rígida; já para Adreasen, é rígida.

  • Entendi, obrigado!

  • No livro de Andreasen "Fundamentos de Traumatismo Dental", ele recomenda que fraturas de esmalte e dentina complicadas ou seja, com exposição pulpar, deve-se observar o tempo em que ocorreu a fratura e a condição pulpar.

    Em relação a condição pulpar:

    -Ausência de inflamação antes do traumatismo;

    - Suprimento vascular intacto após o traumatismo.

    Os tratamentos seriam: Capeamento pulpar caso o periodo de exposição for curto( menos de 24h) e exposições pequenas, já a pulpotomia se a esposição for grande e ocorrida a mais de 24h e apresente ainda uma vascularização reduzida. Importante ressaltar que a pulpotomia é nesses casos tratamento de escolha. Ainda ele cita que inicialmente a escolha seria uma pulpotomia parcial até uma profundidade de 2mm.

    Por essa bibliografia e seguindo o principio de sempre realizar tratamentos conservadores antes dos mais invasivos, caso a indicação seja correta, obviamente, discordo do gabarito da questão.

  • No meu entendimento apos ler varias bibliografias, considero o gabarito correto, pois a pulpotomia estaria indicado nos casos da nao completa formaçao radicular, nesse caso o paciente com 21 anos presume se estar com as raizes formadas, daí como houve comprometimento pulpar considero a pulpecto a melhor alternativa. Com relaçao a fratura radicular alguns autores consideram a é melhor a contençao semi rigida pois a rigida estaria predispondo a uma condiçao maior de anquilose, porém nao existe essa opçao nas alternativas dessa forma a rigida nao estaria errada