SóProvas


ID
2292280
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para responder à questão, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, tem indicação para extração do dente 46 devido à doença periodontal. Na anamnese, a paciente relata estar muito apreensiva com a cirurgia. O exame clínico mostra uma restauração de amálgama no dente 46 e o exame radiográfico mostra raízes divergentes. 

Na execução da técnica indireta para a anestesia por bloqueio regional dos nervos alveolar inferior, lingual e bucal, deve-se solicitar à paciente para abrir a boca e, sequencialmente,
I. palpar a linha oblíqua interna com a polpa do dedo indicador da mão esquerda e, com movimento de cima para baixo, verificar o ponto de maior depressão, localizando a fossa retromolar.
II. palpar e localizar, com o dedo indicador da mão esquerda, o ponto de maior depressão da margem anterior da mandíbula, a linha oblíqua interna e a face oclusal dos molares inferiores.
III. virar o dedo indicador da mão esquerda de forma a deixar a unha voltada para o plano sagital, sendo o centro da unha que guiará o ponto de inserção da agulha, cerca de 1 cm acima do plano oclusal dos molares inferiores.
IV. injetar o anestésico lentamente, após a inserção inicial da agulha, insensibilizando o nervo alveolar inferior.
V. afastar a seringa, levando-a até a altura dos pré-molares do lado oposto, aprofundando até sua ponta encontrar resistência óssea.
VI. aprofundar a agulha 5 ou 6 mm, injetando o anestésico lentamente, para bloquear o nervo bucal, inicialmente, e em seguida, o nervo lingual.
VII. recuar a agulha alguns milímetros, injetando lentamente a solução anestésica, para bloquear o nervo alveolar inferior.
A sequência de procedimentos está corretamente descrita em

Alternativas
Comentários
  •  

    1) Palpar e localizar, com o dedo indicador da mão esquerda, o ponto de maior depressão da margem anterior da mandíbula, a linha oblíqua interna e a face oclusal dos molares inferiores.

    2) Virar o dedo indicador da mão esquerda de forma a deixar a unha voltada para o plano sagital, sendo o centro da unha que guiará o ponto de inserção da agulha, cerca de 1 cm acima do plano oclusal dos molares inferiores.

    3) Aprofundar a agulha 5 ou 6 mm, injetando o anestésico lentamente, para bloquear o nervo bucal, inicialmente, e em seguida, o nervo lingual.

    4) Afastar a seringa, levando-a até a altura dos pré-molares do lado oposto, aprofundando até sua ponta encontrar resistência óssea.

    5) Recuar a agulha alguns milímetros, injetando lentamente a solução anestésica, para bloquear o nervo alveolar inferior.

    GABARITO: B (II, III, VI, V, VII)

  • Qual o nome dessa técnica anestésica?

  • Gabriela Amorim, chama-se

    Técnica indireta para a anestesia por bloqueio regional do nervo alveolar inferior

  • Direta: N.A.I; Lingual; Bucal

    Indireta: Bucal; Lingual; NAI