SóProvas


ID
2292688
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

O quadro de tensão no Prata levou o governo imperial a propor, em abril de 1864, o aumento do efetivo do Exército em tempos de paz para 22 mil homens. A câmara de Deputados aprovou a proposta mas, em fins de 1864, o Brasil dispunha de uns 18 mil soldados profissionais espalhados pelo país. Também não se tomou medida defensiva séria no território mais vulnerável do Império, o Mato Grosso, embora em 1863 o próprio Ministro da Guerra afirmasse que era necessário conservar uma força do Exército nessa província, pois seria ‘imprevidência’ enviá-la quando ‘circunstâncias inesperadas’ o exigissem.

(DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra. Nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 98)

A constatação da vulnerabilidade do Mato Grosso referida pelo autor, pode ser relacionada, no contexto histórico em questão,

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "a" é a correta.

  • excelente seu cmentário José Neto, já pode virar professor. Parabéns.

     

  • Aprende aí José:

    No contexto da ocupação de MT, Portugal estava empenhada em conseguir anexar esse território ao seu domínio, tanto é que foi gerado o tratado de Madrid em 1750, onde baseado no princípio de quem ocupa vira dono, Portugal fundou vilas em Cuiabá, as mais comhecidas são a vila bela da santíssima trindade e a vila do bom senhor de Cuiaba. Logo de cara você elimina as questões que falam que MT era abandonada ou isolada, pois com a descoberta de ouro nessa região se buscou muitos meios de adentrar pela região fluvial e terrestre de MT.

    Para achar a resposta basta ter a noção que a MT ficava muito distante da capitania de SP ( São Vicente) e que o exército do paraguai era muito grande tanto é assim que o Brasil formou a triplice aliança para derrotar o paraguai. 

    Essa foi a lógica que usei para responder. Bons estudos ! 

  • GRATIDAO
    741
    318 798
    520

  • "Bem loco" os comentários dessa questão. 

  • O aprisionamento pelas forças paraguaias do vapor Marquês de Olinda é considerado ato inicial da guerra com o Paraguai. Durante esse episódio, a porção Sul do estado, hoje onde fica o MS, foi invadida pelas forças inimigas, comandada por Francisco Solano Lopez que era o governante paraguaio. A retomada de Corumbá foi comandada pelo coronel Antonio Maria Coelho, sendo a província do MT  beneficiada pela reabertura da navegação pelo rio Paraguai. Na época, a Coroa Portuguesa, decidiu construir o presídio de Nova Coimbra e o forte do Príncipe, ao Sul do MT.

  • Apesar da letra "A" falar em rendição por parte dos militares mato-grossenses; o que não retrata o principal marco daquele período, que serviu de ponto crucial na formação da identidade mato-grossense como descendentes de bandeirantes e de homens valentes e guerreiros - vide a passagem da tomada da colônia militar de Dourados quando um pequeno contingente de pouco mais de 10 homens recusaram a se render frente contingente de centenas de soldados paraguaios; de fato, as demais altarnativas apresentam-se ainda mais erradas, a medida em que a região sempre teve grande atenção por parte do poder central, principalmente pela questão da defesa de fronteiras, preocupação esta que, inclusive, serviu para "reduzir as distâncias entre os principais centros urbanos" (pelo menos na questão da defesa do territóro).