-
De fato foi uma participação direta, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou Dourados, na então província de Mato Grosso. Foi o estopim da guerra.
Fonte:uol/educação.
-
Foi uma guerra incentivada pelo interesse capitalista da Inglaterra.
-
A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul
-
letra B
-
Em 1850 Brasil e Paraguai firmaram um tratado para defender a indepedência do Uruguai, em 1856 tivemos a liberação da bacia platina, em que era permitido navegações de Mato Grosso percorrer pelo Rio Paraguai em direção a RJ, pois este seria o caminho mais rápido durando apenas 30 dias, o Brasil em 1864 invadiu o Uruguai para derrubar o partido blanco, pois o Brasil apoiava o partido colorado, como resposta, Paraguai governado por Solano Lopes aprisionou o Navio que trazia o Marquês de Olinda, Frederico Carneiro de Campos que seria o novo presidente da Província de Mato Grosso, isso foi o estopim da guerra da tríplice aliança.
-
LETRA B