-
Ernesto Geisel assumiu o governo em 1974 e estabeleceu a legislação básica para a criação de novos estados e territórios. No ano seguinte, renasceram as idéias divisionistas devido à discussão dos limites de Mato Grosso com Goiás. O movimento tomou fôlego e, em 1976, a Liga Sul-Mato-Grossense, presidida por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha da divisão do estado de Mato Grosso.
Trabalhando com rapidez e sigilo, os integrantes da Liga forneceram ao governo federal subsídios necessários para viabilizar a divisão do Estado. A lei foi assinada pelo presidente Ernesto Geisei no dia 11 de outubro de 1977 e publicada no Diário Oficial do dia seguinte.
obs : Período da ditadura: 1964–1985
fonte: http://www.perfilnews.com.br/noticias/brasil-mundo/divisao-do-estado-de-mato-grosso-completa-38-anos
-
LETRA D
Complementando com a resposta de outra questao:
"Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas,
defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que
remontam ao final do século XIX".
-
Os reais motivos que levaram a separação destes estados, foi o fato de o Mato Grosso Do Sul ser a parte mais rica do estado naquela época, visto que se encontrava em local mais próximo do Sudeste do País.
No entanto, as elites sul mato-grossenses alegavam que a divisão do estado era a melhor forma para controlar e gerir o estado que tinha uma dimensão muito grande.
Assim em 11.10.1971 surge a lei para dividir Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Governo de José Garcia Neto, só ocorrendo a divisão de fato no ano de 1979 no governo de Cassio Leite.
-
Foi no dia 11 de outubro de 1977 que o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul. A data virou marco de independência da Região Sul em relação à capital Cuiabá. Enquanto alguns ainda condenam as forças divisionistas, outros argumentam que a divisão serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os estados.
A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o norte endurecia e barrava as intenções sulistas.
-
letra D
-
o unico erro da opção a) moldes democraticos..
-
ERROS EM VERMELHO:
a)realizou-se por uma decisão do governo de Ernesto Geisel, após o longo histórico de pressões pela separação, desde a Revolução Constitucionalista de 1932 quando a elite local havia proposto o “Estado de Maracaju”, em moldes democráticos e em contraposição às práticas coronelísticas vigentes no norte.
b)aconteceu no início da ditadura no Brasil, numa tentativa do governo militar em solidificar alianças políticas com certos grupos oligárquicos, particularmente famílias ricas que se dedicavam à pecuária e reforçariam a base política do ARENA, o partido governista.
c)resultou de um plebiscito popular realizado em 1977, uma vez que a população dessa parte do Estado sentia-se negligenciada pelo governo estadual, ao qual reivindicava mais investimentos e maior presença do poder público, que parecia privilegiar o norte do Estado.
d) ocorreu em pleno regime militar, por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico. GABARITO
e)derivou de conflitos de interesses, acirrados após os anos 1950, entre a elite do norte do Estado, ligada à produção da soja e à pecuária para o mercado interno, e a elite do sul, que se dedicava à exportação da erva mate e café, sendo formada por empresários paulistas.
-
ocorreu em pleno regime militar, por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico.
-
O Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos travados com os espanhóis por fronteira deixaram de acontecer, em 1802. Mais tarde, devido à disputa político-econômica na região, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel, durante o Regime Militar, assinou a Lei Complementar n° 31, dividindo o Estado Mato Grosso em dois, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul.
A divisão do território ocorreu por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico.
A divisão de Mato Grosso em dois estados foi justificada pelo governo federal como necessária para o desenvolvimento da região devido à sua grande:
Extensão; e
Diversidade.
Resposta: D