SóProvas


ID
2293570
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Verifica-se, historicamente, diferentes abordagens sobre ética. Uma delas preconiza que o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem, ou seja, uma conduta só pode ser avaliada como boa se for útil, no sentido de fazer bem ao maior número possível de pessoas e mal ao menor número possível. Trata-se da abordagem em ética denominada

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra E

     

    Outra questão ajuda a resolver, vejam:

     

    (CESPE – 2010 – Caixa)

    A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, 

    tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.

    Certo

  • "Atualmente todas as formas de utilitarismo enquadram-se na categoria consequencialismo, tendo as consequências das ações humanas como o padrão de certo e errado. Porém, o utilitarismo se distingue de outras formas de consequencialismo na medida em que leva em consideração o bem-estar de todos os indivíduos igualmente."

     

    http://www.infoescola.com/filosofia/utilitarismo/

  • GABARITO LETRA E

    Verifica-se, historicamente, diferentes abordagens sobre ética. Uma delas preconiza que o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem, ou seja, uma conduta só pode ser avaliada como boa se for útil, no sentido de fazer bem ao maior número possível de pessoas e mal ao menor número possível.

    utilitarismo.

     

  • GABARITO:E


     

    utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.


    Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).


    Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.


    Antes de quaisquer outros, foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) que sistematizaram o princípio da utilidade e conseguiram aplicá-lo a questões concretas – sistema político, legislação, justiça, política econômica, liberdade sexual, emancipação feminina, etc.


    Em Economia, o utilitarismo pode ser entendido como um princípio ético no qual o que determina se uma decisão ou ação é correta, é o benefício intrínseco exercido à coletividade, ou seja, quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação será.

  • LETRA E

     

    FUNDAMENTALISTA = De Fora para dentro (preceitos éticos externos ao ser humano)

    UTILITARISTA = ÚTIL para a sociedade. (maior bem para o maior número de pessoas)

    KENTIANA / TEORIA DO DEVER ÉTICO = Princípios universais

    CONTRATUALISTA = Regras morais estabelecidas para o convívio social

    RELATIVISTA = Individual, o que é ético para um pode não ser para outro (relativo)

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Utilitarismo: é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

  • Comentário trazido pela colega ღ ღ

     

    Teoria do Fundamentalismo 
    Identifica os preceitos éticos externos ao ser humano, não permitindo que o indivíduo encontre o certo ou o errado por si mesmo. O exemplo típico desta teoria é a Bíblia Sagrada, que funciona como um livro de regra de fé e prática para aqueles que depositam a sua confiança nos seus escritos; os seguidores cumprem as determinações externas sem questionar. Essa teoria também acontece quando grupos de indivíduos definem determinados preceitos a serem seguidos por todos sem a oportunidade e a possibilidade de aceitar ou não; são as regras para serem cumpridas. 
     

    Teoria do Utilitarismo 
    propõe que o conceito ético seja elaborado com base no critério do maior bem para a sociedade como um todo. Com base nessa teoria, a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade. Podemos tomar como exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade. 

     

    Teoria do Dever Ético 
    Apregoada por Emanuel Kant (1724-1804), propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princípios universais. Kant propôs que estes conceitos éticos sejam alcançados da aplicação de duas regras: 
    1) Qualquer conduta aceita como padrão ético deve valer para todos os que se encontrem na mesma situação, sem exceções. 
    2) Só se deve exigir dos outros o que exigimos de  nós mesmos. Como exemplo, pode-se citar que todos os profissionais de contabilidade não deve omitir dados do Balanço Patrimonial por eles elaborados. Esta norma de conduta é universal para todos os profissionais independente do porte da empresa e dos serviços que são prestados. Existem críticas a essa teoria, afirmando da dificuldade em encontrar o caráter universal em algumas relações. 
     

    Teoria Contratualista 
    Tendo como precursores John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778), parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social. Dessa forma, os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. Essa Teoria não atentou-se para a mutabilidade das regras morais aplicadas a determinados grupos sociais. Se um grupo de contadores resolvessem omitir as informações contábeis para os seus clientes, teriam as suas ações de acordo com esta teoria, legitimados sob o ponto de vista ético. 
     

    Teoria do Relativismo 
    Com base nessa teoria, cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não é ético, com base nas suas próprias convicções e na sua própria concepção sobre o bem e o mal. Dessa maneira, o que é ético para um pode não o ser para outro. Com essa teoria, muitos tentam justificar os seus próprios erro

  • GABARITO E

     

    A ética visa ser útil e atingir, fazendo bem, ao maior número possível de pessoas ou servidores e, fazer mal, ao mínimo possível. 

     

    Teoria do Utilitarismo: ser útil.

  • Sobre a alternativa "A" 

    Existencialismo

     

    existencialismo foi uma doutrina filosófica e um movimento intelectual surgido na Europa em meados do século XX, mais precisamente na França. Está pautada na existência metafísica, em que a liberdade é seu maior mote, refletida nas condições de existência do ser. Para os filósofos adeptos dessa corrente, a essência humana é construída durante sua vivência, a partir de suas escolhas, uma vez que possui liberdade incondicional. Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o homem é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. Assim, ele granjeia durante sua vida um significado para sua existência.

     

    Principais Filósofos Existencialistas

    Sören Kierkegaard ( pai do existencialismo)

    Martin Heidegger

    Jean-Paul Sartre

     

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/existencialismo/

  • Questão:

     

    ĖTICA : preconiza que o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem, OU SEJA :

     

    Conduta DEVE ser avaliada como boa ( ATITUDE ÉTICA - ATITUDE BOA - QUE PROPORCIONE O BEM -O CORRETO-O CERTO do AGIR ) : se for útil - no sentido de fazer bem ao maior número possível de pessoas ;

     

    Conduta mal fazer o mal ( ATITUDE ANTIÉTICA - ATITUDE ERRADA - MAL ) ao menor número possível de pessoas.

     

    Trata-se da abordagem em ÉTICA denominada :

     

    E ) UTILITARISMO : ÚTIL à proporcionar mais o BEM e menos o mal.

     

    Teoria do UTILITARISMO : Pessoa ÚTIL à proporcionar ética ( Certo e o Errado ) . ESCOLHER entre o AGIR : CERTO/BEM = ÉTICO ou errado / mal = ANTIÉTICO  :

     

     Tenho que proporcionar mais o CERTO / BEM /ÉTICO ( PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS ) do que o errado / mal /antiético  ( para o menor número de pessoa ).


    Propõe que o conceito ético seja elaborado com base no critério do maior bem como um todo. Com base nessa teoria, a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a pessoa e gerar mal ao menor número de pessoa  possível.

  • Presenciei, uma certa vez, na faculdade, uma aluna questionando um professor (de ética e filosofia) do porquê da disciplina no curso (Agronomia), pois eles não iriam filosofar no campo para vacas. Ele respondeu: é exatamente para que, no seu ofício, você não se confunda com a vaca.

  • HAHAHAHA  Esse tinha que ser o lema da nossa bandeira nacional, Ricardo AFT

  • Gabarito: E

     

    - Relativismo: toda verdade é relativa, de acordo com a cultura e as regras de determinada sociedade. Não há verdade absoluta.

     

    - Naturalismo (Aristóteles): o ser humano precisa de uma sociedade para se realizar enquanto indivíduo. Homem como animal político. Agir de modo certo --> evita os extremos.

     

    - Racionalismo: uso da razão.

     

    - Utilitarismo (Sartre): o bem não depende da intenção. O bem comum é condição para a plenitude do bem individual. Aumenta prazer, diminui a dor --> bem.

     

    - Moral de Kant: agir bem é agir com base no dever. Boa intenção --> agir corretamente. Impertativo categórico: imaginar se é bom pra todo mundo.

     

  • Sensacional Ricardo AFT!!  kkkk

  • Se esse examinador fizesse essa prova, gabaritaria ética, já português, não digo o mesmo...


    O verbo verificar é transitivo direto e somado à partícula apassivadora do sujeito deve concordar com o objeto direto, que no caso, está no plural. Portanto, o correto é:

    Verificam-se, historicamente, diferentes abordagens sobre ética.

  • “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista. O utilitarismo é uma doutrina ética proposta primeiramente por Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). Tal doutrina fundamenta-se no princípio de utilidade, que determina que a ética deve basear-se sempre em contextos práticos, pois o agente moral deve analisar a situação antes de agir, e sua ação deve ter por finalidade proporcionar a maior quantidade de prazer (bem-estar) ao maior número de pessoas possível para que seja moralmente correta. Dessa maneira, o utilitarismo descarta por completo o imperativo categórico kantiano, tirando toda a correção moral de uma razão universal e oferecendo-a ao sujeito.

    Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/utilitarismo.htm