Compõe o direito social a ideia de que as dificuldades enfrentadas pelos homens para viver com dignidade serão assumidas coletivamente pela sociedade, com supremacia da responsabilidade de cobertura do Estado, que deverá criar um sistema institucional capaz de dar conta dessas demandas. E, no seu estágio maduro, a sociedade tem usado da jurisdição para garantir o acesso de todos aos direitos civis, políticos ou sociais, sendo que as constituições têm sido os mecanismos que representam essa pactuação.
COUTO, Berenice Rojas. O Direito Social e a Assistência Social na Sociedade Brasileira: Uma equação possível? 2º Edição. Cortez Editora, 2006.
a)que as disputas societais não interferem na garantia dos direitos, na medida em que esses resultam de um campo de reconhecimento por toda a sociedade quer liberal, quer social-democrática, sem distinção em seus projetos. (As disputas societais interferem sim)
b) como produto a-histórico, porque não pôde ser construído a partir das lutas sociais, sobretudo no Brasil que contou com longos períodos de ditadura. (Produto histórico)
c) a suficiência da emergência legal e as garantias jurídicas, independentemente das ofertas e provisões dos serviços e benefícios, pois sem elas não se reconhecem os direitos civis, políticos e sociais. (Somente com as leis os direitos sociais são garantidos? Quem dera! Ultimamente nem com elas)
d) que as dificuldades enfrentadas pelos homens para viver com dignidade serão assumidas coletivamente pela sociedade, com a supremacia da responsabilidade de cobertura pelo Estado.(correta)
e) seus componentes intrínsecos, sobretudo a oferta majoritária pela rede de serviços não governamentais e os projetos vinculados às iniciativas voltadas para a superação da pobreza, a exemplo das ações vinculadas aos clubes de serviços. (A responsabilidade é do Estado e não de ONG's)