SóProvas


ID
2293762
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Pereira (2009), o conceito de Estado remete à sua complexidade e, como fenômeno histórico e relacional, pode ser compreendido como

Alternativas
Comentários
  • Bresser-Pereira (2009, pp.15-6) discorre:

    O Estado é [em sentido estrito], a organização ou o aparelho formado por políticos e servidores públicos dotados de poderes monopolistas para definir e fazer cumprir a lei sobre os indivíduos e as organizações de um dado território nacional. Em sentido amplo, o Estado, além de ser essa organização burocrática que é a única dotada de poder “extroverso”13, é a soma das instituições, partindo da constituição nacional e definindo o sistema jurídico, o sistema de direitos e obrigações ou as regras do jogo social. A cada forma de Estado nesse sentido amplo corresponde um sistema político ou um regime político.

  • Gab.  A

     

     

    Nesse sentido, como diz Ianni (1986), o Estado pode ser considerado “o lugar de encontro e a expressão” de todas as classes porque, embora ele zele pelos interesses das classes dominantes e tenha, ele mesmo, um caráter de classe, esse zelo se dá de forma contraditória. Isso porque, para manter as classes dominadas afastadas do bloco no poder, ele tem de incorporar interesses dessa classe e acatar a interferência de todos os integrantes da sociedade nos assuntos estatais, para poder se legitimar e preservar o próprio bloco no poder. É relacionando‐se com todas as classes que o Estado assume caráter de poder público e exerce o controle político e ideológico sobre todas elas (PEREIRA, 2009, p. 9).

     

     

     

    Ref.

    PEREIRA, Potyara A. P. Estado, sociedade e esfera pública: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.