SóProvas


ID
2294038
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Francisco Lacombe: “As teorias organizacionais podem ser entendidas como um conjunto de princípios e prescrições que visam a facilitar a realização dos objetivos das organizações e serão mais ou menos válidas na medida em que isso ocorrer”. Prossegue o autor, enfatizando que “cada uma das abordagens reflete, em grande parte, as preocupações e relações econômicas e sociais da época em que foram formuladas” (In: Teoria Geral da Administração, Ed. Saraiva, p.101).

No contexto evolutivo do pensamento administrativo, destaca-se a Escola Clássica, suportada, em grande medida, pelos ensinamentos de Henri Fayol, que indica 14 princípios indispensáveis para se montar uma estrutura organizacional, entre os quais inclui-se: 

Alternativas
Comentários
  • Letra D: Principio da estabilidade de pessoal. Este principio esta entre os 4 indispensaveis para montar uma estrutura organizacional, sao eles:

    1- Principio da estabilidade de pessoal

    2- Principio da cadeia escalar

    3- Principio da unidade de comando

    4- Principio da unidade de direcao

     

    Erros, por favor, me notifiquem. 

  • a) A empresa assemelha-se a um organismo em permanente adaptação ao seu ambiente, razão pela qual cadeias de comando verticalizadas são ineficientes. ERRADA

    (Princípio da Unidade de comando - cada operário tem um único chefe; Princípio da cadeia escalar - Visão de cima para baixo; Princípio da Centralização - Organização linear, concentração da autoridade e das decisões no topo da administração)

    b) A linha de autoridade não se forma a partir do principal executivo, mas sim de forma descontínua, emanando de cada um dos departamentos. ERRADA

    Princípio da cadeia escalar - Visão de cima para baixo; o foco na estrutura organizacional de Fayol era privilegiar o Executivo de Alto Nível (cúpula da administração) e na Hierarquia. Princípio da Centralização - Organização linear, concentração da autoridade e das decisões no topo da administração; Não havia desconcentração do poder para outras pessoas.

    c) É necessário integrar os objetivos dos empregados com os da organização, como forma de administrar e liderar de maneira eficaz. ERRADA

    Os objetivos a serem perseguidos eram os da organização, garantidos pelo executivo de alto nível. A satisfação dos empregados é um dos princípios gerais da administração de Fayol, mas não é objetivo principal para a liderança eficiente.

    d) Mudanças nas atribuições dos empregados são necessárias, mas se ocorrerem com frequência excessiva, prejudicam o moral e a eficiência. CERTA

    Princípio da Estabilização - evita as constates admissões e demissões dos operários; o que NÃO SIGNIFICA QUE não hajam rotatividades, mas elas são com baixa frequência.

    e) Os ganhos de produtividade constituem o principal objetivo a ser perseguido pela organização, que deve adequar sua cadeia de comando à cadeia de produção. ERRADA

    A escola clássica tinha ênfase na estrutura organizacional e não no nível operacional.

  • Fayol e os 14 princípios.

    1. Divisão do Trabalho: As pessoas mais especializadas, mais eficientes executarem seu trabalho. Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

    2. Autoridade: Os gestores precisam dar ordens para fazer as coisas. Enquanto a autoridade formal dá-lhes o direito de governar, os gestores nem sempre conseguem a obediência, a menos que tenham autoridade pessoal (liderança). Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade pode se resumir na obrigação de prestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente.

    3. Disciplina: Os membros de uma organização devem seguir as regras e convenções que governam a sociedade. Este será o resultado de uma boa liderança em todos os níveis, modalidades de equidade (tais acordos para premiar o desempenho superior) e as sanções por infrações, aplicadas de forma justa.

    4. Unidade de comando -um funcionário deve receber ordens e se reportar apenas para um chefe, evitando contra-ordens.

    5. Unidade de direção - um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.

    6. Subordinação dos interesses individuais ao bem comum: Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. O interesse individual de cada funcionário da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.

    7. Remuneração: Remuneração de trabalho deve ser justa para ambos: os empregados e empregadores.

    8. Centralização: Fayol acreditava que os gerentes devem manter a responsabilidade final, mas eles também precisam dar autoridade a seus subordinados que eles possam realizar seu trabalho adequadamente. O problema é encontrar o melhor grau de centralização em cada caso.

    9. Hierarquia: Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade. De acordo com o seu cargo, você terá diferentes autonomias e responsabilidades.

    10. Ordem: Os materiais e as pessoas devem estar no lugar certo na hora certa. Em particular, cada um deve assumir o cargo ou a posição adequada para ele.

    11. Equidade: A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando e recompensando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais, não excluindo a energia e o rigor quando necessários. Os gestores devem ser amigáveis e justos com seus subordinados.

    12. Estabilidade: A alta taxa de rotatividade de pessoal não é adequada para o funcionamento eficiente de uma organização.

    13. Iniciativa: Estimular seus liderados a iniciativa para solução dos problemas que se apresentem. Os subordinados devem ter liberdade para planejar e executar seus planos, mesmo se às vezes comete erros.

    14. Espírito de equipe: Promover o espírito de equipe vai dar à organização um senso de unidade. Recomendado por exemplo, o uso da comunicação verbal e não comunicação formal por escrito, sempre que possível.