SóProvas


ID
2294452
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a teoria dos dois fatores desenvolvida por Herzberg, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O conteúdo do cargo e a natureza das tarefas executadas constituem fatores intrínsecos que influenciam na motivação do indivíduo.

( ) A natureza das tarefas que o indivíduo executa compreende irrelevante fonte de fatores motivacionais.

( ) As condições físicas de trabalho são fatores extrínsecos que devem ser desconsiderados no desencadeamento da ausência de motivação do indivíduo.

( ) O reconhecimento profissional é fator motivacional que provoca satisfação no indivíduo para desempenho de suas atribuições. Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O que é a Teoria dos dois fatores?

     

    Essa costuma ser a teoria que causa mais confusão na mente dos concurseiros! Frederick Herzberg separou em dois fatores os aspectos que causam ou não satisfação no ambiente de trabalho. O pulo do gato da teoria é entender que os fatores que causam satisfação, quando ausentes, não podem causar insatisfação, mas apenas “ausência de satisfação”, da mesma forma que os fatores que causam insatisfação, quando ausentes, não podem causar satisfação, mas apenas “ausência de insatisfação”.

     

    Os dois fatores são: Fatores motivacionais (ou de satisfação, ou intrínsecos) e fatores higiênicos (ou de insatisfação, ou extrínsecos). Os fatores motivacionais estão intimamente relacionados ao cargo e às tarefas prestadas, por exemplo, se determinada pessoa acredita que o seu trabalho é de grande importância para a empresa, ela está sendo motivada a continuar prestando determinado serviço.  A mudança desta tarefa para uma de menor importância não lhe causará insatisfação, mas apenas romperá o seu impulso motivacional quanto à importância da sua tarefa. Se por um lado, os fatores motivacionais estão relacionados a reconhecimento e crescimento, aspectos psicológicos do indivíduo, os fatores higiênicos estão direcionados para aspectos que o trabalhador não tem tanto controle, normalmente às condições de trabalho, de chefia, de remuneração... Os maiores exemplos de aspectos higiênicos são: salários, premiações, condições de trabalho, supervisão, relacionamentos. Para esta teoria, os fatores higiênicos vão apenas impactar no grau de insatisfação do funcionário. Salário baixo? Local de trabalho imundo? O funcionário irá trabalhar insatisfeito, porém caso o salário aumente e o ambiente de trabalho fique limpo, ele irá apenas deixar de ficar insatisfeito e não ficará motivado. Existe a ideia de que apenas o salário alto não consegue motivar por longa data as pessoas.

     

    Esta teoria nasce como forma de demonstrar que as formas tradicionais de se administrar uma empresa, como as inspiradas na administração científica, tentando motivar os funcionários apenas com salários e premiações, não são eficazes, já que o lado humano do trabalhador não pode ser desprezado, conforme aprendizado na Teoria das Relações Humanas.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Gabarito: Alternativa B

     

    ( V ) O conteúdo do cargo e a natureza das tarefas executadas constituem fatores intrínsecos que influenciam na motivação do indivíduo.  " fatores motivacionais estão intimamente relacionados ao cargo e às tarefas prestadas "

     

    ( F ) A natureza das tarefas que o indivíduo executa compreende irrelevante fonte de fatores motivacionais.  " fatores motivacionais estão intimamente relacionados ao cargo e às tarefas prestadas "

     

    ( F ) As condições físicas de trabalho são fatores extrínsecos que devem ser desconsiderados no desencadeamento da ausência de motivação do indivíduo. " os fatores higiênicos estão direcionados para aspectos que o trabalhador não tem tanto controle, normalmente às condições de trabalho, de chefia, de remuneração... Os maiores exemplos de aspectos higiênicos são: salários, premiações, condições de trabalho, supervisão, relacionamentos. Para esta teoria, os fatores higiênicos vão apenas impactar no grau de insatisfação do funcionário. Salário baixo? Local de trabalho imundo? O funcionário irá trabalhar insatisfeito, porém caso o salário aumente e o ambiente de trabalho fique limpo, ele irá apenas deixar de ficar insatisfeito e não ficará motivado. Existe a ideia de que apenas o salário alto não consegue motivar por longa data as pessoas. "

     

    ( V ) O reconhecimento profissional é fator motivacional que provoca satisfação no indivíduo para desempenho de suas atribuições. "A mudança desta tarefa para uma de menor importância não lhe causará insatisfação, mas apenas romperá o seu impulso motivacional quanto à importância da sua tarefa. "

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

    aa

  • Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

     Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

     Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

    Gabarito ( B )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los

  • GAB [B].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!