-
Gabarito: Alternativa D
Basicamente, a decisão e a participação é dividida por todo o colegiado.
-
-
A) Constituída por pluralidade de membros, preservando a unidade de direção, no sentido de prevalecer a vontade da autoridade máxima do grupo.
b) A chefia é a fonte exclusiva de autoridade.
c) Baseia-se na valorização da especialização dos seus integrantes e, nas tomadas de decisões, desconsidera a participação do grupo.
d) Constitui-se por pluralidade de membros, dividindo as responsabilidades, competindo a esse grupo o poder decisório maior. Perfeito
-
Acertei por uma interpretação da palavra colegiado. Mas ainda não tinha visto esses dois tipos de estruturas.
-
A ESTRUTURA DO TIPO COMISSÃO OU COLEGIADO CARACTERIZA-SE PELA PLURALIDADE DE MEMBROS QUE DIVIDEM A RESPONSABILIDADE, EMBORA NÃO CAIBA A ELES O PODER DECISÓRIO MAIOR. APESAR DE PREVALECER A VONTADE DA MAIORIA, CABE AO CHEFE-EXECUTIVO, A RESPONSABILIDADE PELO QUE FOI DECIDIDO.
Vantagens:
FACILITA A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTA
JULGAMENTO É IMPESSOAL
PONTO DE VISTA MAIS GERAIS
Desvantagens:
FRAQUEZA NA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES QUOTIDIANAS
DECISÕES MAIS DEMORADAS
RESPONSABILIDADE MAIS DILUÍDA.
GABARITO ''E''
-
PedroMatos, sua explicação é completamente oposta ao gabarito da questão.
-
Fiquei sem entender, porque em vários materiais aparece que na estrutura organizacional Colegiada ou em Comissão há a pluralidade de membros que dividem a responsabilidade, embora NÃO caiba a eles o poder decisório maior, ou seja, é exatamente o contrário. Alguém pode explicar por que foi considerado como correto? Por exemplo a definição que o site Admin Concursos traz:
2.3. Estrutura Tipo Comissão Ou Colegiado
Caracteriza-se pela pluralidade de membros que dividem a responsabilidade, embora não caiba a eles o poder decisório maior. Embora prevaleça a vontade da maioria, cabe ao chefe-executivo, a responsabilidade pelo que foi decidido.
http://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html
-
Estrutura do tipo comissão ou colegiada
Esta estrutura é muito discutida na literatura, pois, não existe muita uniformidade de critérios de como a comissão desempenha seu papel, se envolve funções administrativas, técnicas, solução de problemas ou só recomendação.
Alguns autores descrevem como órgão de assessoria, não possuindo característica de linha e outros, conceituam a comissão com um grupo designado de pessoas para desempenhar um ato administrativo (CHIAVENATO, 2000).
Nas organizações modernas a chefia singular encontra-se em declínio, abrindo espaço para a administração plural, que vem para facilitar o processo de tomada de decisão, dificultado ainda mais pela diversidade e complexidade das múltiplas funções desenvolvidas. (CURY, 2000).
Uma das características da estrutura colegiada é a não existência de um grande chefe tomando as decisões políticas e estratégicas da empresa, porém a pluralidade destes membros preserva a unidade de direção, no sentido de fazer prevalecer a vontade da maioria. (CURY, 2000).
Essa estrutura é aplicada em empresas de grande porte por apresentar dificuldades de funcionamento bem como um alto custo. (ROCHA, 1995).
Segundo Rocha (1995. p. 131) como todas as outras estruturas esta também tem suas vantagens, permite desenvolver e aplicar críticas construtivas, as decisões são ponderadas, promove o espírito de equipe, os executivos são preparados com uma visão global.
Cury (2000, p.235) aponta as desvantagens desta estrutura, a fraqueza na direção de operações cotidianas, as decisões se tornam mais demoradas e a responsabilidade mais diluída.
-
Gabarito D.
-
Caracteriza-se pela pluralidade de membros que dividem a responsabilidade, embora não caiba a eles o poder decisório maior. Embora prevaleça a vontade da maioria, cabe ao chefe-executivo, a responsabilidade pelo que foi decidido.
-
A) Constituída por pluralidade de membros, preservando a unidade de direção, no sentido de prevalecer a vontade da autoridade máxima do grupo. (Prevalece a vontade da maioria)
B) A chefia é a fonte exclusiva de autoridade (Não condiz com estrutura colegiada)
C) Baseia-se na valorização da especialização dos seus integrantes e, nas tomadas de decisões, desconsidera a participação do grupo.
D) Constitui-se por pluralidade de membros, dividindo as responsabilidades, competindo a esse grupo o poder decisório maior. (GABARITO).
Observações!