SóProvas


ID
2295148
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), o medicamento que tem ação na redução plaquetária pela via do difosfato de adenosina, reduzindo a progressão do evento trombótico é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a Revista Brasileira de Cardiologia

     

     

     

    Antiagregantes plaquetários

     

    Clopidogrel é inibidor seletivo da adenosina difosfato-ADP (indutor da agregação plaquetária), não tendo efeito direto no metabolismo do ácido aracdônico.

     

    Seu efeito na inibição da agregação plaquetária induzida pelo colágeno e trombina têm um papel secundário em seu mecanismo de ação.

     

    Sua ação está intimamente relacionada à transformação propiciada pelo fígado em um metabólito ativo, que possivelmente induz a alterações irreversíveis em um receptor P2TAC, além de inibir a estimulação da atividade da adenilato ciclase. 

  • A síndrome coronariana aguda (SCA) envolve um largo espectro de condições clinicas que incluem desde a isquemia silenciosa, passando pela angina aos esforços, a angina instável ate o infarto agudo do miocárdio com ou sem supradesnivelamento do segmento ST.
    A angina instável e o infarto do miocárdio são as síndromes caracterizadas por pior prognostico, com maior chance de sequelas e risco aumentado de óbito. Os Nitratos são medicamentos que promovem vasodilatação arterial e principalmente venosa, diminuem a pré e pós-carga ventricular, trabalho cardíaco e o consumo de oxigênio. Não devem ser utilizados de rotina visto que não diminuem mortalidade e sim morbidade. São utilizados para alivio de dor isquêmica, congestão pulmonar e diminuição pressórica.
    Varfarina – é um anticoagulante, atua como um antagonista da vitamina K, inibindo redutases envolvidas na síntese de hidroquinona a partir do epóxido, particularmente a epóxido-redutase. É indicado para a prevenção primária e secundária do tromboembolismo venoso, na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial e na prevenção do acidente vascular cerebral, do infarto agudo do miocárdio e da recorrência do infarto.
    Os anticoagulantes orais também estão indicados na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com doença valvular cardíaca. Aspirina - Dos agentes antiagregantes, o AAS é o mais empregado e consequentemente o mais bem conhecido de sua classe, ele bloqueia a formação de tromboxane A2 (substancia vasoconstritora e protrombótica), interferindo no metabolismo do acido aracdônico e inibindo a formação da ciclooxigenase 1, enzima fundamental ao processo de agregação plaquetária.
    O clopidogrel é um agente antiagregante plaquetário com ação inibitória sobre a ADP difosfato de adenosina. O clopidogrel é um antagonista do receptor de difosfato de adenosina (ADP), que bloqueia o componente P2Y12 do receptor de ADP e inibe a ativação e agregação plaquetária. Possui efeito antitrombótico sinergístico quando combinado com o ácido acetilsalicílico.
    Heparina – é constituída por uma mistura de ésteres polissulfúricos de um mucopolissacarídeo. Seu efeito anticoagulante é exercido por intermédio da antitrombina III que, como cofator, neutraliza vários fatores ativados da coagulação.
    Nos pacientes de alto risco deve ser utilizada a heparina de baixo peso molecular (HBPM) ou a heparina não fracionada, juntamente com o bloqueador IIb/IIIa. Uma vez optado por um tipo de heparina, esta deve ser mantida durante toda a duração do tratamento, se possível, visando reduzir o risco de sangramento.


    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia
    Oliveira GMM, et al. Manual de Atualização e Conduta : Síndrome Coronariana Aguda (SCA) / Aurora Felice Castro Issa...[et al.] ;coordenadores Antônio Ribeiro Pontes Neto, Olga Ferreira de Souza, Ricardo Mourilhe Rocha. -- São Paulo : PlanMark, 2015. Lorga Filho A M, Azmus AD, Soeiro AM, Quadros AS, Avezum Junior A, Marques AC et al . Diretrizes brasileiras de antiagregantes plaquetários e anticoagulantes em cardiologia. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 101, n. 3, supl. 3, p. 01-95, Sept. 2013. https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/institucio...
  • Este medicamento possui em sua fórmula uma substância chamada bissulfato de Clopidogrel e pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários. 
    As plaquetas são estruturas muito pequenas do sangue, menores que as células sanguíneas vermelhas e brancas, que se agrupam durante a coagulação sanguínea. Prevenindo este agrupamento, o bissulfato de Clopidogrel age nosangue reduzindo a chance de formação de trombos (coágulos sanguíneos). Por isso, este medicamento é prescrito pelo médico para prevenir a ocorrência de IM, acidente vascular cerebral isquêmico (derrame) ou outras doenças decorrentes da obstrução dos vasos sanguíneos. 

     

  • Nitrato (Vasodilatador)

    Varfarina (Anticoagulante)

    Aspirina (Analgésico)

    Clopidogrel (Antiagregante plaquetar)

    Heparina (Anticoagulante)

  • Clopidogrel