SóProvas


ID
2295157
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem, 55 anos, estava caminhando na praça do centro da cidade e sentiu uma dor torácica, que sugere origem cardíaca. O colega que estava próximo correu para socorrê-lo. Como o prestador de primeiros socorros observou que o homem estava com sinais e sintomas sugestivos de infarto agudo do miocárdio e que relatou não ter alergia ou contraindicação a medicamento, enquanto aguardava o serviço de atendimento médico de urgência:

Alternativas
Comentários
  • MASSAGENS CARDIÁCAS  

  • WTF!? O cara ta morrendo e você dá um comprimido de aspirina!!!!!!!!

  • essa é mesmo a resposta?

     

  • Letra B. Aspirina, ele não está com Parada. O difícil é alguém andar com Aspirina no bolso.

  • Galera a questão nao falou que ele estava em PCR "e sentiu uma dor torácica, que SUGERE origem cardíaca"

    Está bem explicito no PHTLS :sentiu uma dor torácica, que sugere origem cardíaca e relatou não ter alergia ou contraindicação a medicamento, e aconselhado a dá um comprimido de aspirina para adultos ou dois de criança. Porém se tiver duvidas de não ser uma PCR ou se a vitima tem alguma contraindicação ao medicamento  é aconselhado a não dá um comprimido de aspirina e esperar o SEM.

  • não teve PCR,SÓ SINTOMAS IAM..

  • Segundo a Diretriz de RCP e ACE, enquanto se aguarda a chegada dos profissionais do Serviço Médico de Emergência, o prestador de primeiros socorros pode incentivar uma pessoa com dor torácica a mascar uma aspirina, se os sinais e sintomas sugerirem que a pessoa esteja tendo um ataque cardíaco e se a pessoa não tiver alergia ou contraindicação, como em uma hemorragia recente.

    No caso clínico apresentado mostra que o paciente apresentou uma dor torácica de origem cardíaca, em nenhum momento é dito que o paciente ficou inconsciente, por isso não deve-se iniciar a massagem cardíaca ou ventilações de resgate, pois não há parada cardíaca e enm respiratória ainda.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia



    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.


  • protocolo IAM
  • "que relatou não ter alergia ou contraindicação a medicamento"

    Ele ta consciente, não está em PCR.