SóProvas


ID
2295199
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Angioplastia Coronariana Transluminal Percutânea, leia as afrmativas e a seguir assinale a alternativa correta.
I. É realizada exclusivamente para diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio.
II. Dissecção, perfuração e fechamento abrupto da artéria coronária são algumas complicações que podem ocorrer durante o procedimento.
III. Utiliza um cateter com balão na extremidade para realizar abertura de vasos sanguíneos ocluídos e consequentemente resolver a isquemia.
IV. É um procedimento que envolve a remoção do ateroma ou placa de artéria coronária por meio de corte, raspagem ou trituração.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C - As afirmativas II e III estão corretas

  •  

     

    Angioplastia coronária ou intervenção coronária percutânea

     

    A Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração. 


     

    Após a desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ - pequeno tubo de metal, semelhante a um pequeníssimo bobe de cabelo, usado para manter a artéria aberta.


     

    Atualmente existem dois tipos de stents: os convencionais e os farmacológicos ou recobertos com drogas.


     

    Os stents convencionais podem acarretar um processo cicatricial exacerbado que leva a restenose (reobstrução) do vaso em 10 a 20% dos casos.


     

    Os stents farmacológicos: surgiram para evitar esse processo cicatricial, que são constituídos do mesmo material metálico acrescido de um medicamento de liberação lenta no local de implante, reduzindo-se o processo de cicatrização e evitando-se a restenose. Há necessidade do uso prolongado de aspirina e clopidogrel nos pacientes que recebem stents farmacológicos pelo pequeno risco de trombose (formação de coágulos no interior do stent).

     

     

    https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/angioplastia-coronaria-intervencao-coronaria-percutanea

  • ITEM IV - Refere-se à ATERECTOMIA e não angioplastia coronariana!