SóProvas


ID
2296279
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A burocracia busca organizar a cooperação, mesmo entre indivíduos que desempenham funções distintas e especializadas. Ela separa a esfera da vida pessoal, privada e familiar, da esfera do trabalho, entendida como esfera pública de atuação do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta a característica, dentre as apresentadas a seguir, que NÃO é fortemente presente na burocracia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Segundo os autores DiMaggio e Powell(2002), a teoria institucional pode explicar o impacto de muita pressão em organização e em decisões administrativas, para adotarem práticas administrativas semelhantes. Esse processo de cópia, foi denominado de Isomorfismo, ou a razão pela qual as organizações são tão parecidas. Isomorfismo significa o efeito de pressão institucional no sentido de limitar a escolha de estruturas de uma organização e um conjunto de combinações que são aceitáveis dentro de seu campo de atuação.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-modismos-da-administracao-administradores-sao-fieis-seguidores-da-moda/64681/

     

  • Gab. D.

     

    A burocracia preza pelo  profissionalismo/formação profissional. (formação).

    Por outro lado, as competências tácitas são mais dificeis de copiar e que se relacionam com a experiência e traquejo nas relações sociais. 

     

    Um artigo interessante sobre:

    https://carrilhofarias.blogspot.com/2011/03/competencia-tacita-desafio-para-sua.html

     

     

  • Na burocracia não havia espaço para competências tácitas, pois as normas e regulamentos eram expressos e claros.

  • O caráter tácito reflete até que ponto uma competência está baseada em um conhecimento que resiste à codificação e à divulgação. Uma competência pode estar em algum ponto entre o explícito e o tácito. As competências explícitas podem ser divididas em partes ou codificadas em grupos de regras, que podem ser divulgados verbalmente ou na forma escrita. Por outro lado, as competências tácitas baseiam-se em conhecimentos mais intuitivos, que não podem ser totalmente expressos.

  • O Modelo Burocrático foi adotado para substituir a administração patrimonialista, o qual definiu as monarquias absolutas.

    Na Administração Pública Burocrática existe a profissionalização do serviço público, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são “a priori" e há um controle rígido dos processos administrativos.

    A partir disso, podemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) CORRETA. Como descrito acima, a profissionalização do serviço público é uma das características do modelo Burocrático. Além disso, temos que a lógica científica está contida exatamente nessa característica. Dessa forma, a lógica científica está presente no modelo Burocrático.

    B) CORRETA. De fato, o modelo Burocrático possui como uma das suas características a impessoalidade, ou seja, a implementação do isomorfismo dentre a administração pública.

    C) CORRETA. O modelo Burocrático, em síntese, implementa as suas características por meio do poder racional-legal.

    D) INCORRETA. Apesar da competência tática do individuo estar atrelada a capacidade do individuo de realizar um serviço público, essa competência não está vinculada as características do modelo Burocrático.

    E) CORRETA. Como dito anteriormente, o modelo Burocrático apresenta como uma das suas características a impessoalidade.


    Gabarito do Professor: Letra D.