-
GABARITO D
No modelo de burocracia profissional o principal mecanismo de coordenação é a padronização de habilidades; a palavra-chave da organização é o núcleo operacional; os principais parâmetros de design são o treinamento, especialização horizontal das tarefas, descentralização vertical e horizontal; e os fatores situacionais característicos são o ambiente complexo e estável e o sistema técnico não regulado e sofisticado. Na burocracia profissional “tendo o controle sobre o seu próprio trabalho o profissional age independentemente de seus colegas, mas diretamente com os clientes que serve” (MINTZBERG, 2006, p. 213).
Aproxima-se do modelo denominado de adhocrático, mais apropriado a um ambiente de mudança e inovação (HARDY; FACHIN, 2000). A grande diferença entre a burocracia profissional e a adhocracia é que nesta os profissionais lidam constantemente com problemas novos, que vão além das fronteiras conhecidas das disciplinas e das especialidades. Numa adhocracia, “os profissionais são reunidos em equipes multidisciplinares para que os recursos de diferentes especialidades possam ser agrupados com o objetivo de resolver os problemas existentes (Ibid., p. 34).
https://educadmi.wordpress.com/2011/08/12/estrutura-organizacional-burocracia-profissional-e-adhocracia/
-
Alguém sabe qual a diferença entre burocracia mecanizada e profissional?
-
Apesar do nome sugestivo tb fiquei caroline , abaixo a diferença
Burocracia mecanizada
O principal foco deste modelo organizacional é a disciplina e a sistematização dos processos internos. A burocracia mecanizada, portanto, trabalha com foco na organização e padronização dos métodos e técnicas de trabalho — e não necessariamente está relacionada às pessoas. Como o nome já diz, nos remete aos robôs, que trabalham incansavelmente em uma determinada função pré-estabelecida, programada.
Burocracia Profissional
Este modelo de trabalho foca nas competências profissionais, e não nos processos ou métodos empregatícios. É indicado para empresas que necessitam, obrigatoriamente, de comportamentos, talentos e habilidades específicas para que o trabalho seja realizado com eficácia e maestria.
-
ESTRUTURAS DE MINTZBERG
1- ESTRUTURA SIMPLES: Típica de pequenos negócios com sistemas de operação e administração elementares. Pronta resposta à mudança externa. Equipes coesas na produção. *Não segue a moda *Ambiente simples e dinâmico.
2- ESTRUTURA BUROCRÁTICA MECANIZADA (OU DE PRODUÇÃO EM MASSA): Reparte os cargos em tarefas simples, repetitivas, geralmente com muitos níveis hierárquicos, um grande número de normas. Menos coesão de equipe. Lenta para reagir às mudanças.
3- ESTRUTURA BUROCRÁTICA PROFISSIONAL: Coloca poder nas mãos de profissionais-chave cuja lealdade com a profissão é maior do que para a organização. Tais profissionais possuem grande liberdade de decisão sobre as tarefas (pessoal de apoio tem pouca liberdade de ação). *Tecnicismo *Padronização de habilidades *Ex: hospital, escritório de contabilidade.
4- ESTRUTURA DIVISIONAL: Típica de organizações de grande porte, que reparte as atividades em divisões identificáveis, sendo dada a cada uma teoricamente elevado grau de liberdade para tomada de decisão. *Direção central-> Controle primordialmente pela via orçamentária (quanto maior o controle central, tanto mais as divisões se comportam como burocracias de engrenagem).
5- ESTRUTURA ADHOCRÁTICA: Destinada a enfrentar fluxo contínuo de novos problemas. Inúmeras equipes de projeto que se reúnem, mudam a composição coma evolução do projeto e se encerram quando o projeto termina.
-
GAB. D
Tipo de Configuração (Estrutura)/Principal Mecanismo de Coordenação/Ponto Principal (Ponto-Chave)
Estrutura Simples/Supervisão direta/Cúpula estratégica
Burocracia Mecanizada/Padronização dos processos de trabalho/Tecnoestrutura
Burocracia Profissional/Padronização das habilidades/Núcleo Operacional
Forma Divisionalizada/Padronização dos resultados/Linha Intermediária
Adhocracia/Ajustamento mútuo/Assessoria de Apoio
Missionária/Padronização das normas e regras/Ideologia
Fonte: Estratégia Concursos