SóProvas


ID
2296765
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Optimized Production Technology (OPT) é uma técnica de gestão da produção composta por alguns princípios fundamentais. Considere as seguintes afirmações relacionadas aos princípios da OPT:
I. No OPT é importante balancear o fluxo e não a quantidade.
II. Utilização e ativação de um recurso não são sinônimos.
III. Uma hora ganha em um recurso “gargalo” é uma hora ganha para o sistema global.
IV. O lote de processamento deve ser fixo e não variável.
V. Os “gargalos” determinam o fluxo do sistema todo, porém não definem seus estoques.
Assinale a alternativa que apresenta os elementos com as respectivas afirmações INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • IV - O lote de processamento deve ser variável e não fixo

    V Os gargalos não só determinam o fluxo o sistema, mas também definem seus estoques

    https://ae2011.wikispaces.com/.../Administração+da+Produção+de+Operações+Cap15

     

  • OPT que significa "Optimized Production Tecnology" é um método de gestão da produção que auxilia as organizações a terem mais rentabilidade a partir da identificação, gerenciamento e resolução dos seus recursos considerados como gargalos.

     

    Regras do OPT:

     

    1) Balancear (Equilibrar) o fluxo e não a capacidade – Dado que, a capacidade está sujeita a inúmeras "contrariedades", o importante é conseguir fazer com que o fluxo esteja equilibrado. Isto se consegue identificando os gargalos no sistema, que são os que limitam o fluxo no sistema global.

     

    2) O nível de utilização de um não-gargalo não é determinado pelo seu próprio potencial, mas por outras imposições do sistema. Um recurso não-gargalo pode ser restringido por recursos-gargalo ou por imposições do mercado.

     

    3) Utilização e ativação de um recurso não são sinônimos- Suponhamos que um recurso não-gargalo alimenta um recurso-gargalo. Aumentar a capacidade do não-gargalo, iria utilizá-lo, criando-se, assim, estoques.

     

    4) Uma hora ganha num recurso-gargalo é uma hora ganha para o sistema global – Como são os recursos-gargalo que limitam a capacidade de fluxo do sistema global, mantendo os lotes de produção elevados nestes recursos, faz com que o tempo gasto na preparação destes recursos seja menor, aumentando a capacidade do sistema.

     

    5) Uma hora ganha num recurso não-gargalo é um engano – Ganhando uma hora num recurso deste tipo, apenas vai aumentar o estoque, dado que o recurso-gargalo que este alimenta, não vai conseguir absorver esse ganho.

     

    6) O lote de transferência não pode ser e, freqüentemente não deveria ser, igual ao lote de processamento. O lote de processamento é analisado na perspectiva do recurso, enquanto que o lote de transferência é o na perspectiva do fluxo.

     

    7) O lote de processamento deve ser variável e não fixo – Este lote está dependente da situação da fábrica e, como tal, varia conforme esta.

     

    8) Os recursos-gargalo além de definirem o fluxo do sistema, definem também o seu estoques.

     

    9) A programação de atividades e a capacidade produtiva devem ser consideradas simultaneamente e não seqüencialmente.

     

     

    Gabarito: letra B