SóProvas



Questões de Administração da Produção


ID
84499
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As inovações tecnológicas são importantes para o desenvolvimento local e regional na medida em que:

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento econômico de uma nação depende crucialmente de sua capacidade de geração de inovações tecnológicas. O economista Joseph A. Schumpeter foi um dos primeiros defensores desta vinculação entre o desenvolvimento de um país e sua capacidade inovativa. Sua importância para a teoria econômica contemporânea é tão marcante que atualmente uma das mais promissoras correntes em economia é chamada de neo-shumpeteriana. A idéia original de Schumpeter e que até hoje norteia o pensamento de um amplo grupo de economistas é que a inovação tecnológica é o verdadeiro motor do desenvolvimento econômico. Tais inovações ocorrem de forma descontinuada no tempo e dão origem a um processo de "destruição criadora” no qual as velhas estruturas são abandonadas e substituídas pelo novo, pela inovação. 

    Fonte: www.funpar.ufpr.br/PUBLICO/inovacao/artigo_inov_tec_des_econ.pdf

ID
235165
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com base na NBR ISO 9001:2000, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E é incorreta, conforme a NBR ISO 9001:2000, o foco no cliente envolve tanto o cliente interno como o externo à Organização.

    5.2 Foco no cliente (NBR ISO 9001:200)

    A alta Direção deve assegurar que os requisitos do cliente são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente* (ver 7.2.1 e 8.2.1).  (*cliente interno e externo)

  • Apenas complementado o comentario da Viviane, cliente externo = pessoa que compra na loja, cliente que compra da indústria..... não pertence ao processo;

    cliente interno = produção é cliente do almoxarifado; expedição é cliente da produção.

    Talvez assim o conceito fique mais claro!


  • Não tenho certeza se o conceito é esse, apesar de isso acontecer na prática.

     

    Acredito que o trecho "cliente passa a ser visto como externo à organização" é errado porque esse "externo" passa a sensação de que o cliente não participa de nenhuma forma das etapas de produção. 

     

    Como a ISO 9001 tem o foco no cliente, ele é solicitado para avaliação, dar sugestões, aprovação do produto ou alguma fase etc.

     

    Portanto, o cliente passa a ser visto como interno à organização, ou seja, elemento que atua ativamente na abordagem de processo.


ID
235192
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito da gestão da cadeia de suprimentos, analise as afirmativas a seguir:

I. Para se implementar a gestão da cadeia de suprimentos, é necessário haver uma filosofia compartilhada por todas as empresas constituintes, reunindo valores, crenças e ferramentas que possibilitem a identificação das implicações sistêmicas das atividades envolvidas na administração dos fluxos compreendidos.

II. Um de seus componentes é o planejamento de redução de custos e a gerência de desempenho.

III. A gestão da cadeia de suprimentos exige sinergia e dinamismo entre as atividades internas e externas de uma empresa.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas
    Portanto letra B
  • Os resultados buscados pelo SCM não serão completamente alcançados se cada empresa pretender otimizar seus próprios resultados, em razão de que deve existir uma integração de seus objetivos e atividades com o de instituições parceiras 

    (COOPER; LAMBERT; PAGH, 2000). 


ID
259294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Um dos grandes desafios da gestão de operações é o estabelecimento e a manutenção de níveis de serviços competitivos nos mercados em que a empresa atua. O nível de serviço é uma medida de desempenho e, como tal, deve ser gerenciado e constantemente comparado aos dos concorrentes. Com relação à medida e gestão do nível de serviço, analise as afirmativas abaixo.



I – Quanto maior o nível de serviço, maior o custo operacional da empresa em mantê-lo elevado.

II – A pontualidade na entrega e a consistência do pedido são dimensões tipicamente contempladas na composição do nível de serviço.

III – Para estabelecer o nível de serviço adequado, a empresa deve entender primeiramente as expectativas dos seus clientes.

IV – O tempo de espera é um importante fator de de- sempenho na composição do nível de serviço.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão corretos (alternativa E) e ajudam a entender o próprio significado do conceito de Gestão de operações que relaciona-se à forma como as empresas utilizam de seus recursos e procedimentos para criar produtos e serviços num tempo prédeterminado.

    Pode  ser definida como o planejamento, operação, controle e melhoria dos processos que transformam recursos em bens e/ou serviços, com  o objectivo de criar as condições para, sem perda de eficiência, majorar a flexibilidade e a capacidade de adaptação à mudanças no mercado e para atender determinados consumidores. Fala-se também em Gestão e Garantia da Qualidade: política de gestão e de implementação de um sistema de qualidade necessário para assegurar que um produto ou serviço atinge um determinado nível de qualidade ao custo mínimo.

    Mais sobre o tema: http://w3.ualg.pt/~jmartins/gestao/gestao.das.operacoes.pdf
  • Não posso concordar em hipótese alguma com a afirmativa I. Não existe relação direta entre o nível de serviços e o custo operacional. No Brasil pagamos altos impostos e temos um nível de serviço público baixo.
  • Pro comentário acima:

    Estamos estudando pra passar na prova, não devemos nos ater ao que concordamos ou deixamos de concordar e sim ao que a banca examinadora pede. 

    Conceitualmente a alternativa E está corretíssima.
  • O que seria consistência do pedido?

  • Custos Operacionais – São os custos decorrentes das chamadas atividades primárias, nas quais o valor é agregado desde as matérias-primas até o produto final.


ID
331258
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo mais tradicional de estrutura organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A - Funcional.

  • GAB A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. http://googleweblight.com/i?u=http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/&hl=pt-BR


ID
331264
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O princípio de administração científica estabelecido por Fayol que preconiza a criação de grupos com atividades que tenham o mesmo objetivo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • resposta: letra E

    a) centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização;
    b) disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos;
    c) equidade: combinar complacência e justiça;
    d) unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior;
    e) unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração, do Chiavenato. Dá para consultar pelo Google Livros. O único problema é que geralmente eles não dão acesso a todas as páginas da publicação, mas já ajuda bastante quem não pode ($$) ficar comprando livro. 

    Neste link tem ainda um material da USP (Esalq) bem bacana:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MSPtJy3kbNUJ:www.economia.esalq.usp.br/intranet/uploadfiles/1000.doc+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a


ID
331270
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à indústria cujos produtos a ela destinados apresentam ciclo de vida predominantemente mais extenso:

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida do produto são as fases de que um produto passa. Desde seu lançamento até o momento que é descontinuado.

    Gab.: C


ID
331279
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Na notação BPMN, um evento é representado por um(a):

Alternativas
Comentários
  • circulo

  • Evento: é algo que ocorre durante um processo de negócio. Esses eventos afetam o fluxo do processo e têm normalmente algo que os dispara ou um resultado, que são representados como marcadores no centro do elemento.

    Esta figura representa do evento inicío – Nada(Simples)

    Há três tipos de eventos:

    ·  Evento inicío

    ·  Evento intermerdiário

    Evento fim

  • Evento - Círculo

    Atividade/Tarefa - Retântulo

    Gateway/Decisão - Losango

    Seta - Meio de comunicação/conexão entre atividades/tarefas, eventos e decisões.

    Triangulo - Acho que não existe.


ID
331285
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à principal idéia associada ao processo de compras Just In Time.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Alternativa A - Minimizar necessidade de armazenagem e manutenção de estoques.

    Compras = estoques. Quanto mais compras, maior o tamanho dos ambientes para armazenamento. Também aumenta o gasto com a segurança (manutenção). Isso sem contar a depreciação da matéria-prima e do custo oportunidade ($ poderia ser gasto de forma diferente, em operações que agreguem valor/qualidade ao produto final).


ID
331297
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em uma organização cujos produtos são de origem industrial, a localização das instalações têm, entre seus fatores determinantes:

Alternativas

ID
331303
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sobre a curva de classificação ABC, analise as seguintes afirmativas.
I. É sempre crescente.
II. Sua derivada é sempre crescente.
III. Sua derivada é sempre positiva.
Assinale:

Alternativas
Comentários

  • A Curva ABC que adveio da análise de Pareto, é um método para categorizar estoques, seu objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes e seus rendimentos na empresa. Muito utilizado pela Engenharia e logística.


    Conforme as assertivas:


    I. É sempre crescente - Correto, analisando gráficos da aplicação deste método, sempre terá crescimento.


    II. Sua derivada é sempre crescente. - Errado, pois a derivada é o Limite a que pode chegar a relação do aumento duma função com o aumento da variável, quando este tende para zero e isto não ocorre na curva ABC.


    III. Sua derivada é sempre positiva. - Correto, se tende sempre ao crescimento, significa que se mantém positiva.



    Então a alternativa C é a correta.


ID
331324
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que indique o tipo de sustentabilidade alcançado por meio do gerenciamento e da alocação mais eficiente dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados.

Alternativas

ID
397144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo-padrão é utilizado para se determinar a capacidade de trabalho em centros produtivos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O estudo de tempos tem como finalidade determinar, por exemplo, o custo do produto, balancear a linha de produção, determinar necessidade de equipamento e mão de obra.

Alternativas

ID
397147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O tempo-padrão é utilizado para se determinar a capacidade de trabalho em centros produtivos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O cálculo do tempo-padrão deve considerar as tolerâncias por parada de máquina, necessidades fisiológicas do trabalhador, tempo de recuperação pelo desgaste físico e mental do trabalhador e tolerâncias especiais, como a rotatividade (turnover) dos trabalhadores. A estimativa dessas tolerâncias, que é de fácil mensuração, utiliza-se da amostragem do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Esse assunto de tempo padrão tem muito detalhe.
  • Para mim o erro está em dizer que é de fácil mensuração, pois não é de fácil mensuração. É preciso olhar um grupo (amostra) válida e olhar a parte física e mental de cada um, o que acaba não sendo uma tarefa fácil. E só depois de analisar esse grupo é que irá ser feito uma média para o tempo padrão.


  • Entendo que o ERRO esta relacionado ao dizer...parada de maquina....pois isso e setup, ineficiencia.....nao se pode colocar no tempo padrao.....mas sim no OEE.
  • Acredito que o erro esteja na consideração do turnover! Termo que indica rotatividade dos colaboradores no cargo, seja por demissão, ou saída do trabalho na empresa.

    As perdas para cálculo do tempo padrão são:

    - Parada de máquina

    - Setup

    - Velocidade

    - Pequenas paradas ( ociosidade )

    - Refugo

    - retrabalho

  • Pra mim o problema é o turnover. Nada a ver.


ID
397168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do MRP I.

O MRP I considera parâmetros como políticas e tamanho do lote (lotes mínimos, máximos, múltiplos, fixos), estoques de segurança e lead times.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Mestre de Produção é uma entrada principal para o MRP I. Nele, necessita-se da carteira de pedidos colocados, bem como os estoques existentes. Dessa forma, o conceito apresentado em questão é verdadeiro


ID
397171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do MRP I.

A execução de um sistema de MRP I em uma empresa demanda, entre outros dados, o tempo de setup.

Alternativas
Comentários
  • Errado o tempo de setup é uma das características do MRP II em que se controla o custo da mão de obra.
  • Se você errou, provavelmente assim como eu no momento de tentar responder as questões, esqueceu que SETUP é tempo de parada das máquinas, e no MPR I precisamos é do LEAD TIME.

    Gaba: E


ID
397237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito da otimização de sistemas de produção, julgue os próximos itens.

Em caso de existência de hiato entre prioridades competitivas e capacidades competitivas, é indicado buscar decisões de melhoria de processos.

Alternativas
Comentários
  • As prioridades competitivas devem estar alinhadas as capacidades competitivas!

ID
397240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito da otimização de sistemas de produção, julgue os próximos itens.

Um processo de back office deve ser analisado em relação a sua complexidade e variação, seu alto nível de contato com o cliente e seu fluxo de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Backoffice são departamentos de uma empresa que fazem serviços não diretamente a um cliente, geralmente a parte operacional ou gerencial. Departamentos de recursos humanos e informática, por exemplo.
  • Back-office: Composto por recursos humanos, manufatura e finanças.

    Front-office: Composto por vendas e serviços, além do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

  • Back Office não tem contato com o cliente. Nas questão informa ao contrário.


ID
397270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a arranjo físico e estudo de viabilidade econômica.

Em regra, um arranjo físico posicional é mais viável economicamente que o arranjo físico por processo.

Alternativas
Comentários
  • O arranjo posicial só é mais viável para produção de grandes itens ou no caso do item em questão não puder ser removido (ex: aviões, navios). 
    Sempre que for possível utilizar o arranjo por processo em vez do posicional, será mais viável economicamente.

    Gabarito 'errado' :D
  • Leiaute do Processo Produtivo:

    • ‒ Product layout - material se desloca enquanto as máquinas permanecem fixas .
    • ‒ Process layout - agrupamento de modo a realizar operações análogas em um mesmo local.
    • ‒ Cellular layout - contém na sua estrutura todos os recursos transformadores necessários a atender o processamento
    • ‒ Fixed-position layout (posicional) - produto ou projeto mantém-se estacionário, os recursos se movimentam.
    • ‒ Hybrid layout - utiliza princípios dos demais e permite grande variedade de produtos.

ID
397276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Acerca de supervisão e gerência de produção, julgue os próximos itens.

O nível direção focaliza o atendimento aos objetivos de curto prazo. Portanto, a maior parte do tempo do gerente desse nível deve ser dedicado à direção de empregados.

Alternativas
Comentários
  • Errado!
    O nível direção (estratégico) foca nos objetivos de longo prazo1
    o nível operacional é que foca no curto prazo e dedica seu tempo as operações de rotina!

  • Direção = Longo prazo

    Operação = Curto prazo

  • Sistema de Direção = Nível Institucional = Diretoria = Plano Estratégico = Toma a decisão

    Sistema de Gerência = Nível Intermediário = Gerência = Plano Tático = Faz com que a decisão seja cumprida

    Sistema de Operação = Nível Operacional = Operários = Plano Operacional = Executa a decisão

    Quem tem foco no curto prazo é o Operacional (Nível Operacional) e não o a Direção (Nível Institucional).

    Resposta: E


ID
397285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Acerca de supervisão e gerência de produção, julgue os próximos itens.

As decisões e os planos vindos da média gerência especificam os objetivos que a gerência operacional (como o gerente de fábrica, por exemplo) deve cumprir.

Alternativas
Comentários
  • a questão estaria certa se não fosse o trecho em parênteses. O gerente de fábrica não está no nível operacional.

  • Acredito que não esteja errada pelo termo entre parênteses. A Alta direção estabelece os objetivos (longo prazo), determinando indiretamente as metas. Então acho que a média gerência e o nível operacional sigam objetivos e metas baseados no que é especificado pela Alta Gerência e não pela média.

  • Gerente de fábrica está no nível tático.


ID
397288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas de processamento de dados e comércio eletrônico.

Server farm é caracterizado como um grande grupo de servidores mantidos por um fornecedor comercial, e workstation, como um computador de mesa com recursos gráficos e matemáticos diferenciados ou poderosos.

Alternativas
Comentários
  • Fazenda de servidores: Um conjunto de servidores ligados em rede que dividem tarefas, atuando como se fossem um único grande servidor. Existem vários métodos para conseguir esta façanha, um é o balanceamento de carga, onde alguns servidores ficam encarregados de distribuir as solicitações entre os demais, fazendo com que cada um receba apenas um pequeno número de solicitações, dentro de sua capacidade. Este é um procedimento muito comum em fazendas de servidores Web.

  • e workstation? recursos poderosos? viajou a banca

ID
397291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas de processamento de dados e comércio eletrônico.

No multiprocessamento, uma CPU executa uma tarefa de cada vez, enquanto, na multiprogramação, as tarefas são executadas simultaneamente em um único sistema contendo mais de uma CPU.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que os conceitos foram invertidos.
    No multiprocessamento, varios processadores são usados para executar as tarefas simultaneamente. Já na multiprogramação, vários programas estão na memória ao mesmo tempo e o controle do processador é chaveado executando uma tarefa de cada vez.
  • É realmente o contrário: na multiprogramação, a gente tem um processador simulando um multiprocessamento através da troca de contexto.
    No multiprocessamento, a gente tem vários processadores de fato.

ID
397294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas de processamento de dados e comércio eletrônico.

O comércio eletrônico apresenta tendência a gerar benefício para o consumidor mediante a eliminação do intermediário, em virtude de empresas atuantes nesse setor terem como foco a relação direta entre fabricante e cliente.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Ao comprar na internet estamos comprando diretamente da 'matriz' da empresa, e não mais nas lojas 'reais', que neste caso são os intermediários.

    atente que a questão fala em 'tendencia' ou seja, isso ainda nao se concretizou. As lojas ainda existem, mas não são mais tão necessárias para os usuários das compras virtuais!

    Bons estudos!
  • Quando compro ainda são de atravessadores, apesar de ser possível comprar do fabricante ... porém mais caro as vezes ... veja notebooks por exemplo
  • Concordo com os 2 colegas dos comentários anteriores.

    Em 2012, isso era uma tendência, que NÃO se concretizou.

    Em 2022, compro pelo comércio eletrônico, mas ainda através de atravessadores. A Amazon tá aí pra derrubar essa questão da Cespe.

  • Nem sempre a lógica vence a CESPE. Essa banca é horrível


ID
460708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle
rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a
poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos
que a organização desenvolve e vende são importantes, mas
também é muito importante a maneira como ela organiza a
prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da
administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a
seguir.

Na organização, a função produção representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de uma simplicidade tamanha que é até suspeita para respoder CERTO! 

  • A estratégia é ler rápido e responder rápido.


ID
460711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle
rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a
poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos
que a organização desenvolve e vende são importantes, mas
também é muito importante a maneira como ela organiza a
prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da
administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a
seguir.

Em uma organização, as funções do gerente de produção incluem atuar na administração de algum ou de todos os recursos envolvidos pela função produção.

Alternativas
Comentários
  • Embora, diversas vezes, não seja conhecido por esse nome, nas empresas sempre existe a figura do gerente de produção, a quem cabe decidir sobre como melhor alocar o conjunto de pessoas e otimizar a utilização dos recursos disponíveis para determinadas tarefas.


    Gabarito: Correta

     

    Prof. Tiago Zanolla


ID
460714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle
rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a
poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos
que a organização desenvolve e vende são importantes, mas
também é muito importante a maneira como ela organiza a
prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da
administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a
seguir.

O termo administração da produção é utilizado para designar as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.

Alternativas
Comentários
  • A administração da produção é a atividade pela qual as organizações produzem bens e serviços. Existe, dentro da administração da produção, a chamada “função produção” que é exercida pelo “gerente de produção” embora, muitas vezes, não seja conhecido por esse nome. Essa atividade envolve a tomada de decisões acerca da alocação de recursos (total ou parcial), de forma que sejam utilizados o mais eficientemente possível, dentro da persecução dos objetivos da empresa.


    GABARITO: Correta

     

    Prof. Tiago Zanolla


ID
460717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle
rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a
poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos
que a organização desenvolve e vende são importantes, mas
também é muito importante a maneira como ela organiza a
prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da
administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a
seguir.

A função marketing é considerada função de apoio, que supre e apóia a função produção.

Alternativas
Comentários
  • A função de marketing não é função de apoio. Maximiano afirma que três das funções organizacionais mais importantes de qualquer organização são produção, marketing e finanças.

  • as 3 funções mais importantes são:"Função marketing; Função desenvolvimento de produtos/serviços e a Função produção".....Finanças é função de apoio..

    Ver questão: Q621105 - inclusive

     

  • A questão está incorreta, pois a função marketing é considerada com uma das funções centrais das organizações. Basicamente, conforme SLACK (2002), as organizações possuem cinco funções organizacionais:

     

    Funções Centrais:

    - Marketing

    - Desenvolvimento de Produtos

    - Produção

     

    Funções de Apoio:

    - Contábil-Financeira

    - RH

     

    GABARITO: Errada

     

    Prof. Tiago Zanolla

  • A questão pode ser resolvida pela Cadeia de Valor de Michael Porter. Segundo o autor, as atividades de apoio são:

    RH, Infra-Estrutura, Compras e TI

    Já as Forças ou Atividade Primárias:

    Log. Interna, Log. Externa, Operações/Processos Internos, Marketing/Vendas e Serviço (ex: Pós-venda).


ID
460720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle
rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a
poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos
que a organização desenvolve e vende são importantes, mas
também é muito importante a maneira como ela organiza a
prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da
administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a
seguir.

A função recursos humanos, uma das funções principais da organização, não está ligada diretamente à função produção.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois a função de recursos humanos está ligada a responsabilidade de linha e a função de staff. Uma vez que avaliação de desempenho (responsabilidade do GP) mede a produtividade e resultado do empregado.

  • A função recursos humanos está ligada diretamente à função produção, uma vez que esta última é composta por funcionários.


    GABARITO: Errada

     

    Prof. Tiago Zanolla

  • A função recursos humanos é uma função de apoio

  • Funções Centrais

    • Função Marketing;
    • Função desenvolvimento de produtos/serviços;
    • Função produção.

    Funções de Apoio

    • Função contábil - financeira;
    • Função recursos humanos.

ID
460723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação produz bens ou serviços, ou um misto de ambos,
e realiza essas atividades por um processo de transformação. Para
que essa transformação ocorra, a produção transforma recursos
(materiais, informações e consumidores), por meio do trabalho
realizado por instalações e funcionários. O propósito do processo
de transformação são os bens e serviços. Os gerentes de produção
possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da
organização que contribuem para a produção efetiva de bens e
serviços. Acerca dos bens e serviços resultantes de um processo
de transformação, julgue os itens que se seguem.

A tangibilidade é uma característica intrínseca dos serviços.

Alternativas
Comentários
  • Os serviços são intangíveis , por isso o enunciado está errado.

    Gabarito: Errado

  • Gabarito ERRADO

    Quase erro a questão por não saber o conceito de intrínseca.

    Classe gramatical=Adjetivo

    Conceito= que faz parte de ou que constitui a essência, a natureza de algo; que é próprio de algo; inerente.

    Ou seja, a tangibilidade não é uma qualidade própria dos serviços, mas sim a INtangibilidade.

    Tangível= pode tocar

    INtangível= não se pode tocar

    Produtos são tangíveis, serviços não.

  • Errado

    Tangibilidade não é uma característica do serviço

    As características dos serviços são

    • Intangibilidade

    • Heterogeneidade ou Variabilidade

    • Perecibilidade

    • Inseparabilidade


ID
460726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação produz bens ou serviços, ou um misto de ambos,
e realiza essas atividades por um processo de transformação. Para
que essa transformação ocorra, a produção transforma recursos
(materiais, informações e consumidores), por meio do trabalho
realizado por instalações e funcionários. O propósito do processo
de transformação são os bens e serviços. Os gerentes de produção
possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da
organização que contribuem para a produção efetiva de bens e
serviços. Acerca dos bens e serviços resultantes de um processo
de transformação, julgue os itens que se seguem.

A estocabilidade é uma característica dos bens.

Alternativas
Comentários
  • Os bens são tangíveis, por isso podem ser estocados. Por sua vez, os serviços não podem ser estocados, pois são intangíveis.


    GABARITO: Correta

     

    Prof. Tiago Zanolla

     


ID
460729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação produz bens ou serviços, ou um misto de ambos,
e realiza essas atividades por um processo de transformação. Para
que essa transformação ocorra, a produção transforma recursos
(materiais, informações e consumidores), por meio do trabalho
realizado por instalações e funcionários. O propósito do processo
de transformação são os bens e serviços. Os gerentes de produção
possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da
organização que contribuem para a produção efetiva de bens e
serviços. Acerca dos bens e serviços resultantes de um processo
de transformação, julgue os itens que se seguem.

O processamento de materiais não pode alterar suas propriedades físicas, sob o risco de comprometer o processo de transformação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, o processamento de materiais, irá sim, afetar a estrutura de um determinado produto. Iso faz parte do processo de transformação.


ID
460732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação produz bens ou serviços, ou um misto de ambos,
e realiza essas atividades por um processo de transformação. Para
que essa transformação ocorra, a produção transforma recursos
(materiais, informações e consumidores), por meio do trabalho
realizado por instalações e funcionários. O propósito do processo
de transformação são os bens e serviços. Os gerentes de produção
possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da
organização que contribuem para a produção efetiva de bens e
serviços. Acerca dos bens e serviços resultantes de um processo
de transformação, julgue os itens que se seguem.

A simultaneidade entre a produção e o consumo é uma característica geral tanto dos bens produzidos quanto dos serviços.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do princípio da Inseparabilidade, característica de Serviços, que são "produzidos e consumidos" simultaneamente.

  • Os bens físicos são produzidos antes do consumidor adquiri-los. São fabricados, estocados, mais tarde vendidos e, por fim, consumidos. Já os serviços são produzidos simultaneamente com o seu consumo. Não é o caso das operações de bens físicos. Portanto, a simultaneidade é carac-terística dos serviços.


    Gabarito: Errada

     

    Prof. Tiago Zanolla

  • A inseparabilidade ou simultaneidade é uma característica apenas dos serviços. No caso dos bens, existe uma separação entre produção e consumo.

    Gabarito: Errado


ID
460735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação de processamento de alimentos fez a
previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto,
o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá
drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco
de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de
fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em
previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos
que minimizassem esse problema e protegessem a produção.
Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens
seguintes, acerca da proteção da produção.

A manutenção de um grande estoque de mangas congeladas pode ser considerada uma proteção organizacional da produção.

Alternativas
Comentários
  • Estoque refere-se a proteção Física, e não Organizacional.

  • Complementando o comentário do Andre Coelho. Segundo Slack (2002, p. 47):

    ·      PROTEÇÃO FÍSICA: Manter estoque de recursos, sejam estes inputs para o processo de transformação ou outputs;

    ·      PROTEÇÃO ORGANIZACIONALAlocar as reponsabilidades nas várias funções da organização, de modo que a função produção seja protegida do ambiente externo por elas.


ID
460738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação de processamento de alimentos fez a
previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto,
o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá
drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco
de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de
fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em
previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos
que minimizassem esse problema e protegessem a produção.
Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens
seguintes, acerca da proteção da produção.

O aumento da produtividade até o mês de dezembro e o estoque de alimentos processados para suprir o mercado é uma proteção física da produção.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Conceito de Proteção da Produção:

    Entre as principais responsabilidades da Gerência de operações está a proteção da produção: são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de intempéries e circunstâncias externas. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza:

    1) Proteção física: envolve a construção de um estoque de recursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque. Serve tanto para matérias-primas quanto para produtos acabados.

    2) Proteção organizacional: é uma função de isolamento do pessoal da produção com o ambiente externo, onde as outras funções organizacionais agem formando barreiras ou proteções entre as incertezas ambientais e a função produção. É feito pelo pessoal de apoio (escritórios, etc). Seu uso excessivo tem sido criticado por modelos japoneses, que prevêem maior interação de pessoal da fábrica com fornecedores/clientes externos.

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Administracao_da_producao.htm

  • Entre as principais responsabilidades da Gerência de operações está a proteção da produção: são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de intempéries e circunstâncias externas. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza:

    • Proteção física - envolve a construção de um estoque de recursos, de forma que qualquer interrupção de fornecimento possa ser absorvida pelo estoque. Serve tanto para matérias-primas quanto para produtos acabados.
    • Proteção organizacional - é uma função de isolamento do pessoal da produção com o ambiente externo, onde as outras funções organizacionais agem formando barreiras ou proteções entre as incertezas ambientais e a função produção. É feito pelo pessoal de apoio (escritórios, etc). Seu uso excessivo tem sido criticado por modelos japoneses, que prevêem maior interação de pessoal da fábrica com fornecedores/clientes externos.


ID
460744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação de processamento de alimentos fez a
previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto,
o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá
drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco
de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de
fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em
previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos
que minimizassem esse problema e protegessem a produção.
Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens
seguintes, acerca da proteção da produção.

Uma grande crítica ao conceito de proteção da produção está no fato de que, com este artifício, quase nunca se exige que a produção assuma responsabilidade sobre suas ações, pois há sempre outra função à qual se pode atribuir a culpa.

Alternativas
Comentários
  • A proteção da produção das adversidades do ambiente externo pode ser dividida em duas, conforme Slack (2002, p. 47):

    1) Proteção Física: manter estoque de recur­sos, sejam estes inputs para o processo de transformação ou outputs;

    2) Proteção Organizacional: alocar as res­ponsabilidades das várias funções da or­ganização, de modo que a função produ­ção seja protegida do ambiente externo por elas.

    Dessa forma, a função produção deve ser protegida nem que seja culpando as outras funções.

    Gabarito: Certo.


ID
460747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação de processamento de alimentos fez a
previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto,
o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá
drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco
de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de
fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em
previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos
que minimizassem esse problema e protegessem a produção.
Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens
seguintes, acerca da proteção da produção.

Uma forma de proteger a produção em um banco comercial é administrar o tempo de fila de espera para o atendimento nos caixas.

Alternativas
Comentários
  • OBJETIVOS da Programação e Controle da Produção:

    ·      Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada;

    ·      Fazer com que máquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade;

    ·      Reduzir os estoques e os custos operacionais;

    ·      Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente;

    ·      Envolve a distribuição de operações necessárias aos centros de trabalho (alocação de carga) e determinar a ordem (sequenciamento de tarefas);

    ·      Assegurar que as ordens de produção serão cumpridas da forma certa e na data certa;

    Está CORRETA pois retoma um dos objetivos do PCP: Fazer com que máquinas e pessoas operem em níveis desejados para manter a produtividade (output/input).


ID
460750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação de processamento de alimentos fez a
previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto,
o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá
drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco
de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de
fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em
previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos
que minimizassem esse problema e protegessem a produção.
Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens
seguintes, acerca da proteção da produção.

O gerente de produção tem a responsabilidade direta de fornecer informações às outras funções sobre as oportunidades e restrições oferecidas pela capacidade instalada de produção.

Alternativas
Comentários
  • Nas organizações, de forma geral, Slack (2002, p. 53) diz que os gerentes de produção possuem algumas responsabilidades que podemos dividir em:

    1) Responsabilidades Diretas: compostas pelo entendimento dos objetivos estratégicos da produção; desenvolvimento de uma estratégia de produção; projeto dos produtos/serviços e processos; planejamento e controle da produção e melhoria do desempenho da produção.

    2) Responsabilidades Indiretas: compostas por atividades que estão em outras áreas da organização, mas que as decisões causam impactos na função produção. Ex.: propagandas de marketing, treinamento de pessoal, novas tecnologias, etc. Nesses casos, a função produção deve fornecer informações para as outras áreas poderem trabalhar.

    3) Responsabilidades Amplas: compostas por questões externas à organização, com características de longo prazo. São elas: globalização; proteção ambiental; responsabilidade social; consciência tecnológica e gestão do conhecimento.

    Com relação à questão, percebemos que "fornecer informações às outras funções sobre as oportunidades e restrições oferecidas pela capacidade instalada de produção" é uma responsabilidade indireta e não direta.

    Gabarito: Errado.


ID
460753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma operação de processamento de alimentos fez a
previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto,
o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá
drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco
de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de
fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em
previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos
que minimizassem esse problema e protegessem a produção.
Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens
seguintes, acerca da proteção da produção.

A administração da produção tem a responsabilidade direta de participar do projeto de produtos, serviços e processos de produção.

Alternativas

ID
460756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As operações de produção são similares entre si na forma de
transformar recursos em bens e serviços. Entretanto, há quatro
medidas que podem ser utilizadas para distinguir as diferentes
operações de uma organização: o volume produzido, a variedade
produzida, a variação da demanda pelo bem ou serviço produzido
e o grau de contato com o consumidor envolvido na produção do
bem ou serviço. Acerca das operações da produção, julgue os
itens a seguir.

O aumento no volume produzido dificulta a sistematização e a especialização no trabalho realizado.

Alternativas

ID
460759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As operações de produção são similares entre si na forma de
transformar recursos em bens e serviços. Entretanto, há quatro
medidas que podem ser utilizadas para distinguir as diferentes
operações de uma organização: o volume produzido, a variedade
produzida, a variação da demanda pelo bem ou serviço produzido
e o grau de contato com o consumidor envolvido na produção do
bem ou serviço. Acerca das operações da produção, julgue os
itens a seguir.

Um aumento na variedade de bens produzidos pode trazer como conseqüência um aumento no custo unitário.

Alternativas
Comentários
  • Aumento da variedade = aumento do custo unitário.

    Aumento do volume = diminuição do custo unitário


ID
470449
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A imposição de regulamentação ambiental pode induzir as empresas a responder com inovações que melhorem sua competitividade.
Tal possibilidade é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Efeitos da Hipótese de Porter
    ???? As empresas passam a utilizar seus insumos (matérias-primas, energia
    e trabalho) de modo mais produtivo, reduzindo custos e compensando
    os gastos com as melhorias ambientais. Assim, a preservação
    ambiental está associada ao aumento da produtividade dos recursos
    utilizados na produção e, consequentemente, ao aumento da
    competitividade da empresa;
  • De acordo com a hipótese de Porter, regulamentos ambientais rigorosos podem induzir eficiência e incentivar inovações que ajudem a melhorar a competitividade comercial. A hipótese sugere que uma regulação ambiental rigorosa desencadeia a descoberta e introdução de tecnologias mais limpas e melhorias ambientais, o efeito da inovação, tornando os processos de produção e os produtos mais eficientes. As economias de custos que podem ser alcançadas são suficientes para compensar demais os custos de conformidade diretamente atribuídos a novos regulamentos e os custos de inovação.

     

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Porter_hypothesis


ID
512767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em um sistema produtivo, são necessários os seguintes insumos: a formulação de planos para atingir as metas empresariais; a descrição dos produtos feita através da lista de material e suas quantidades; as especificações do processo com instruções detalhadas; o tempo necessário para realizar as tarefas; e os recursos que estão disponíveis na empresa.

Esses insumos básicos são integrantes do sistema de

Alternativas
Comentários
  • letra C  - Planejamento e Controle da Produção

  • GAB C

    PCP - Planejamento e Controle da Produção

    O PCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com ínicio e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias-primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.

    https://portogente.com.br/portopedia/78470-pcp-planejamento-e-controle-da-producao


ID
512782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em uma fábrica de embalagens, o departamento de produção tem seu centro de trabalho com disponibilidade de 140 horas semanais, sendo que as embalagens são produzidas durante 112 horas, não havendo outra atividade a ser feita.

Nessas condições, o percentual de utilização desse centro de trabalho é de

Alternativas
Comentários
  • 140 - 112 = 28   => total de horas ociosas

    28 /140 = 4 / 20   =>  percentual de ociosidade em relação à capacidade total = 20%
  • ATENÇÃO COLEGA ELE ESTA PEDINDO ULTILIZAÇÃO.
    PELA ÓTICA TEÓRICA (FORMULA) DE CAPACIDADES TEMOS:

    UTILIZAÇÃO = CAP. EFETIVA / CAP. DISPONÍVEL
    UTIL. = 112 / 140 = 0.8 OU 80% de utilização

ID
512788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O centro de trabalho de produção de cartões-postais personalizados das Indústrias Beleza Postal Ltda. deve fabricar um lote com 200 unidades de um de seus produtos, conforme pedido PT-123. O tempo de preparação das máquinas é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 0,2 horas por unidade.

Nessas condições, o tempo padrão necessário para atender a esse pedido, em horas padrão, está entre

Alternativas
Comentários
  • Pelas estatísticas ainda tem gente errando...

    Mas é só multiplicar e somar:
    200 x 0,2 = 40 horas + 0,5 (tempo preparo) = 40,5 horas, alternativa B

ID
512791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A Eco Máquinas para Embalagens Ltda. é uma empresa de médio porte, usuária do FMS (Flexible Manufacturing System), que se utiliza da automação para transporte e manuseio de materiais para usinagem.

O uso de um FMS traz como benefício o(a)

Alternativas
Comentários
  • Beneficios das FMS
    Quando correctamente aplicada a filosofia dos sistemas de produção
    flexiveis oferece um elevado número de vantagens e benefícios
    comparativamente com os métodos alternativos de produção, que
    incluem:
    – Maior utilização das máquinas (superior a 80%)
    – Trabalho em curso reduzido (não existem lotes)
    – Tempos de fabricação menores e tempos de resposta mais curtos
    – Grande flexibilidade no escalonamento da produção
    – Produtividade da mão de obra é maior
  • Essa é bem facil de fazer,  pois identificamos facilmente que NÃO é benefício b) aumento de estoque; c) incremento no tempo de transporte, e e) redução da utilização dos equipamentos.

    Ficamos entre a) e d), já temos 50% de chances hehehe....

    E ai é só lembrar das vantagens do sistema flexivel de manufatura, apresentados pela colega, e chegamos na letra D!
  • FMS (Flexible Manufacturing System) para o português Sistema Flexível de Manufatura é um sistema com grande flexibilidade como o nome já diz e é altamente automatizado, o mesmo pode ser responsável por varias funções, produção de peças diferentes umas das outras ao mesmo tempo, todas elas em um único equipamento e com a utilização de um único programa, assim economizando o tempo e mão de obra e sem falar da sua eficiência, porem a mão de obra necessária tem o custo mais alto, pois precisa de pessoas qualificadas para manuseá-la.

    fonte: http://administracaoensitec.blogspot.com.br/2010/06/fms-flexible-manufacturing-system.html
    Professor Vitor Hugo
  • Complementando os comentários dos colegas, segundo Slack os FMS apresentam as seguintes vantagens:

     

    - redução de lead time;

    - economia de estoque;

    - utilização aumentada;

    - redução dos tempos de preparação;

    - número de máquinas ou operações reduzido;

    - qualidade aumentada.



    Logo, gabarito letra D.

  • Lead time é o tempo de espera, ou seja, o período para conduzir todo o ciclo de produção, desde o pedido até a entrega efetiva. Em outras palavras, é o tempo de aprovisionamento, o período entre o início de uma atividade e o seu término.


ID
512797
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa possui 200 funcionários contratados para trabalharem 40 horas por semana, em jornada normal de 8 horas.

Se, no mês de agosto, houve 78 ausências e, em relação a meias faltas e atrasos, tinha-se verificado que os funcionários deixaram de trabalhar um total de 16 horas no mês, o índice de absentismo, no referido período, foi de

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo por lógica matemática: 78 ausencias de 8 hrs + 16 horas = 640 horas (faltas)
    200 funcionários x 40 horas x 4 (semanas) = 32000 horas (esperado no mês)
    640/32000 = 0,02 = 2%.
     

  • 200func*40h*4semanas = 32000h durante o mês de Agosto

    (78ausências*8h)+16h de atrasos = 640h não-trabalhadas durante Agosto

    640/32000 = 0,02. Alt D.


    Fonte: http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/10/transpetro-prova-resolvida-2011.html



    Obs.: Classificação errada. Índice de absenteísmo é matéria de RH

    Bons estudos !!!


ID
512827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A empresa Z busca selecionar o melhor local para a instalação de uma nova unidade de produção. Tal unidade deverá abastecer dois mercados, representados pelas cidades X e Y, com demandas iguais a 2.000 t e 3.500 t, respectivamente. Considerando-se a distância entre as duas cidades igual a 100 km, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • CORDENADA X
    X = 2000t x 100km / 2000t + 3500t
    X = 36,4

    CORDENADA Y
    Y = 3500t x 100km / 5500
    Y = 63,6

    Melhor localização (36,4 ; 63,6)

    RESPOSTA LETRA (E)
  • Nosso amigo Vinicios Braga achou a resposta certa, mas o racional não pode tratar de coordendas  pois a questão não fala em coordenada X e Y, são cidades distantes em linha reta em 100km. Com duas cidades a resposta bate, mas o racional não serveria para 3 cidades. Então, é preciso achar o centro de gravidade , que será o ponto onde se igualar as cargas por distancia.

    X                                D                                  Y

    |-----------------------------||-----------------------------|

               Distância D            Distância 100-D

     

    2.000D = 3.500(100-D) , D = 63,63636363

  • Não consegui entender a linha de raciocínio do amigo Hilton Menezes....


ID
512830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Suponha que o setor de operações de retaguarda (back-office) de uma grande empresa de serviço esteja projetando uma operação para processar solicitações de entregas de encomendas e trabalhe com o arranjo físico por produto. O número de solicitações a serem processadas é de 240 por semana, e o tempo disponível para
processar as solicitações é de 8 horas diárias, trabalhando 5 dias por semana.

Nessas condições, o tempo de ciclo, para esse arranjo físico, está, em minutos, entre

Alternativas
Comentários
  • Molinho heim!!! Aplicação básica de fómula...

    Tempo de Ciclo = Tempo desponível / Qdt a ser processada

    Tc = 8 x 5 / 240 = 0,1666

    Atenção!!! A questão pede em minutos... 0.1666 x 60 min = 10 minutos
  • Tempo de Ciclo = Tempo desponível / Qdt a ser processada

    Tc = (8hs x 60min x 5dias) / 240 = 2400/240 = 10


ID
512857
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa possui um órgão responsável por pesquisas e estudos. Esse órgão visa a assessorar a administração estratégica, estabelecer políticas e diretrizes gerais para a empresa, com a participação das demais gerências setoriais, definindo sua linha de produtos, o nível de lucratividade esperado, os mercados a serem atendidos e os impactos dos ambientes internos e externos sobre a empresa.

Essas atribuições descritas são características da Gerência

Alternativas
Comentários
  • Acertei essa questão, mas sem me basear em nada teórico. Acredito que uma gerêncial que está acessorando a Adm Estratégica, estabelencendo as diretrizes, participando com outras gerências, definindo nicho (linhas de produtos), lucratividade,  atendimento aos clientes e analisando os ambientes internos me indica uma área parecida com marketing coorporativo.

    Escolhi alternativa A) por ser um nome de uma gerência que não está restrita a um setor, por ser uma gerência mais da empresa como um todo, mais estratégica.

  • Eu acertei. Porém, para mim, essa atividade se chama "Planejamento Estratégico".

  • Nunca ouvi falar!! prazer em conhecer, falta alguém ser contratado para um cargo desse. Não existe no LinkedIn.


ID
513703
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No mundo atual, de concorrência global, o ciclo de vida de muitos produtos e processos vem-se encurtando consideravelmente. Assim, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B. Não existe na literatura econômica, principalmente analisando Shumpeter esta obrigatoriedade de produção do conhecimento nas empresas. E ainda as universidades são as grandes parceiras produtoras de conhecimento e tecnologia, quase sempre financiadas com o dinheiro público.

ID
518086
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Os grupos de máquinas automatizadas que são controladas por computador, e que produzem uma variedade de produtos na mesma maquinaria, denominam-se sistemas:

Alternativas
Comentários
  • Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS) - Grupos de máquinas automatizadas que são controladas por computadores. Esses grupos produzem uma variedade de produtos na mesma maquinaria. Os computadores dão as instruções, os robôs manipulam as peças e materiais, e as configurações de máquina são modificadas automaticamente para produzir diferentes produtos.

    Slack


ID
521158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Analisando-se as diferenças entre o Sistema de Programação Empurrado e o Sistema de Programação Puxado, pode- se afirmar que este:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo DIAS (2010) —  O JIT tem sido apresentado através de muitas definições que evoluem na medida

    de sua aceitação. Uma das mais comuns refere-se ao JIT como um método de redução de desperdícios nos processos de manufatura. 

    Ao contrário da abordagem tradicional dos sistemas de produção, que “empurram” os estoques, o JIT caracteriza-se como um sistema de “puxar” a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda. Genericamente falando, um sistema de “puxar” estoques significa que qualquer movimento de produção somente é liberado na medida da necessidade sinalizada pelo usuário da peça ou componente em fabricação, ou seja, os centros de trabalho não estão autorizados a produzir e “empurrar” os lotes apenas para manter ocupados operários e equipamentos. 


  • JIT - Puxado.

    Estocagem - Empurrado.


ID
521182
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A função principal do Master Production Schedule (MPS) ou Planejamento Mestre de Produção (PMP) é:

Alternativas
Comentários
  • Produtos acabados? Não deveria ser matérias-primas? PQP, Cesgranrio.

  • Gabarito:B.

    Observem que todas as assertivas, exceto a "b", nosso gabarito, se relacionam com marketing; já PMP está relacionada à Produção.

    O Programa Mestre de Produção (PMP), Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção (do inglês Master Production Schedule MPS – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.

    O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_mestre_de_produ%C3%A7%C3%A3o

    Bons estudos!

  • Programa mestre de produção faz o planejamento dos insumos de produção para atender ademanda com os produtos acabados. Além disso, aos outra alternativas eram mais estranhas ao assunto.


ID
547990
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Foi solicitada pela direção da empresa uma reunião com os representantes do corpo técnico de produção da organização. Pediu-se que os representantes elaborassem um relatório que apresentasse os indicadores de desempenho de cada área, além da integração sintética desses com os resultados da empresa. São atividades esperadas, no processo de construção desse relatório, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Receber a avaliação é parte do processo de feedback e não do processo de construção do relatório.


ID
549526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As organizações modernas enfrentam processos de tomada de decisão em função de problemas que apresentam maior diversidade e complexidade. A estrutura organizacional que possui características, tais como: pontos de vista mais gerais, decisões mais demoradas e responsabilidade mais diluída, é a estrutura

Alternativas
Comentários
  • http://pt.slideshare.net/profsergioricardo/aula-5-estrutura-organizacional#

    nesse link no slide 21 fica mais clara a resposta.

  • Estrutura Comissão ou Colegiada: as decisões são tomadas em conjunto por uma equipe de profissionais de diferentes áreas. É integrado por vários membros (comitê ou conselho diretor). Como é necessário votação para que as decisões sejam tomadas, o processo decisório é mais demorado, com responsabilidade diluída e pontos de vistas mais gerais.


ID
549535
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma das principais atividades relacionadas à gestão logística envolve a administração da distribuição física. A administração da distribuição se desenvolve em três níveis: estratégico, tático e operacional. Com relação à administração da distribuição, é INCORRETO afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • GAB. ALT B) O nível tático não é a longo prazo e sim MÉDIO PRAZO.

  • O fluxo físico deverá ser entendido, planejado e executado de forma a criar valor na cadeia. Desta maneira um pacote de serviços direcionado às exigências de cada segmento poderá ser ofertado de forma a criar conveniências desejadas pelos clientes , refletindo no que o cliente possa pagar por um preço mais alto


ID
549571
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Dentre as etapas do processo de flexibilização do trabalho, destacam-se: o comprometimento da alta administração, a análise da força de trabalho, o grau de flexibilização ao qual a empresa se permite e a consulta a todos os funcionários.
A partir dessa perspectiva, analise os aspectos abaixo.

I - Padrões de trabalho adaptáveis a novas condições de mercado

II - Maior retorno sobre os investimentos (ROI) em relação ao treinamento

III - Igualdade de oportunidades

IV - Melhor planejamento do expediente

São vantagens do trabalho flexível APENAS os aspectos apresentados em

Alternativas
Comentários
  • À medida que as pessoas adquirem maior habilidade e passam a trabalhar em horários distintos, fica mais difícil programar a escala de pessoal.


ID
549574
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma fábrica de latas deseja instalar uma quantidade de prensas suficiente para produzir 5.040.000 latas anualmente. Cada uma das prensas deve funcionar nos dois turnos da fábrica, cada um de 8 horas diárias, sendo utilizadas essas prensas apenas durante 7 horas/turno, e com produção de uma lata a cada 0,2 minutos. Admitindo- -se que não existem perdas na produção e que a fábrica trabalha 240 dias no ano, para o completo atendimento à demanda, o número de prensas, em unidade, a serem instaladas é de

Alternativas
Comentários
  • 0,2 min = 12 s

    14 horas ( 50400 s )

    50 400 / 12 = 4200 latas por dia

    4200 latas por dia x 240 dias uteis = 1.008.000 = 1 prensa

    1.008.000 x 5 prensas = 5. 040.000

    resposta letra e 

  • Tx de Processamento = 1/TC--> 1 / 0,2 => 5


ID
549580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra (A) Processo produtivo por Projeto, onde é possível realizar a produção de um produto com altíssima customização, tornando-o único. (por isso o nome do processo se dá projeto, que é caracterizado por ter início, meio e fim bem determinados, de resultado final único).
    Espero ter ajudado!
  • obrigada, foi de grande importancia sua resposta.

     

  • Questão tirada do Blog da Qualidade: http://www.blogdaqualidade.com.br/processos-em-manufatura-e-servicos/

    As operações de manufatura e serviços tem relação direta com o volume e variedade do produto ou serviço produzido. Operações de baixo volume apresentam uma alta variedade e vice-versa, portanto, cada tipo de processo em manufatura ou serviço implica na forma de como as atividades das operações são organizadas, levando-se em conta seu volume e variedade.

    TIPOS DE PROCESSOS EM MANUFATURA

    – Processos de projeto: este tipo de processo trabalha com itens discretos e customizados, com inicio e fim bem definidos, oque representa um período relativamente longo de produção. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único.

    Exemplo: Construção de navios, aviões, produção de filmes, etc.

    – Processos de jobbing: os processos de jobbing também possuem como característica baixo volume e alta variedade, mas enquanto que em processos de projeto cada produto possui recursos especificamente para ele, em processos de jobbing os recursos da produção são divididos entre eles. A operação processa uma série de produtos que diferirão entre si por suas características.

    Exemplo: Restauradores de móveis e alfaiates (que dividem os recursos da operação para fabricação de outros produtos).

    – Processos em lotes: como o próprio nome diz, os produtos são fabricados em lotes. Possuem como característica alto volume e baixa variedade.

    Exemplo: Produção de roupas, calçados, etc.

    – Processos de produção em massa:também possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes.

    Exemplo: Fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc.

    – Processos contínuos: os processos contínuos situam-se além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e variedades muito baixas, pois trabalham em um processo inenterrupto devido as características da operação.

    Exemplo: Petroquímicas, fornecimento de energia elétrica, fábricas de papel.

  • Resposta A fiquei na dúvida entre a A e a B por conta do "relativamente".  

    Classificação dos Processos de Produção

    Os processos de produção, ou manufatura, são classificados em função do seu volume e da sua variedade, e foram definidos por SLACK et al (1997) da seguinte maneira:

    • Processos de Projeto: são os que lidam com produtos discretos, usualmente bastante customizados. Com muita frequência, o período de tempo para fazer o produto ou serviço é relativamente longo como é o intervalo entre a conclusão de cada produto ou serviço. Logo, baixo volume e alta velocidade são características do processo de projeto.

     

     Processos de Jobbingtambém lidam com variedade muito alta e baixos volumes. Enquanto em processos de projeto cada produto tem recursos dedicados mais ou menos exclusivamente para ele, em processos de jobbing cada produto deve compartilhar os recursos da operação com diversos outros.

     

    • Processo em Lotes ou Bateladas: processos em lote frequentemente podem parecer-se com os de jobbing, mas os processos em lotes não têm o mesmo grau de variedade do que os de jobbing. Como o nome indica, cada vez que um processo em lotes produz um produto, é produzido mais do que um produto.

     

    • Processo de Produção em Massa: são os que produzem bens em alto volume e variedade relativamente estreita, isto é, em termos dos aspectos fundamentais do projeto do produto. Uma fábrica de automóveis, por exemplo, poderia produzir diversos milhares de variantes de carros se todas as opções de tamanho do motor, cor, equipamento extra, etc. forem levadas em consideração.

     

    • Processos Contínuos: situam-se um passo além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e em geral terem variedade ainda mais baixa. Normalmente operam por períodos de tempo muito mais longos. Às vezes são literalmente contínuos no sentido de que os produtos são inseparáveis, sendo produzidos em um fluxo ininterrupto. Também pode ser contínuo pelo fato de a operação ter que suprir os produtos sem uma parada.

    Fonte: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/207.pdf

    Bons estudos !!!


ID
549601
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance empresarial. A partir das conclusões do grupo de trabalho, foi também possível à empresa definir diretrizes e estratégias de ação, otimizar a linha de produção para a eliminação consistente de não conformidades, e definir precisamente metas e indicadores de desempenho. Considerando todo o exposto, a prática de melhoria adotada pela empresa para identificar e propor soluções aos problemas foi, essencialmente, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
  • Eu errei, mas tá tarde e já estou cansada e na hora da prova provavelmente não estarei cansada. Mas olhem o comando da questão. Como me atentei ao final da questão, fui no errado BSC.

    Gabarito letra C. Ele faz a comparação com os concorrentes e ainda pega as melhores práticas nas filiais pra acertar a casa.


ID
549607
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No transporte de produtos perigosos, existem parâmetros que devem ser seguidos. A Portaria nº 204, de 1997, que tomou como base um livro da ONU conhecido como Orange Book, normatiza a forma de operacionalizar o transporte, a embalagem e a armazenagem de produtos perigosos. Segundo a referida Portaria, os gases inflamáveis são enquadrados na classe

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DAS CLASSES DE PRODUTOS PERIGOSOS
    A classificação adotada para os produtos considerados perigosos, feita com base no tipo de risco que apresentam e conforme as Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, sétima edição revista, 1991, compõe-se das seguintes classes, definidas nos itens 1.1 a 1.9:
    Classe 1 - EXPLOSIVOS
    Classe 2 - GASES, com as seguintes subclasses:
    Subclasse 2.1 - Gases inflamáveis;
    Subclasse 2.2 - Gases não-inflamáveis, não-tóxicos;
    Subclasse 2.3 - Gases tóxicos.
    Classe 3 - LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
    Classe 4 - Esta classe se subdivide em:
    Subclasse 4.1 - Sólidos inflamáveis;
    Subclasse 4.2 - Substâncias sujeitas a combustão espontânea;
    Subclasse 4.3 - Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis.
    Classe 5 - Esta classe se subdivide em:
    Subclasse 5.1 - Substâncias oxidantes;
    Subclasse 5.2 - Peróxidos orgânicos.
    Classe 6 - Esta classe se subdivide em:
    Subclasse 6.1 - Substâncias tóxicas (venenosas);
    Subclasse 6.2 - Substâncias infectantes.
    Classe 7 - MATERIAIS RADIOATIVOS
    Classe 8 - CORROSIVOS 
    Classe 9 - SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS DIVERSAS

    Fonte: Portaria nº 204, 1997
  • Tipo de questão pra derrubar mesmo, pra que decorar isso?


ID
562015
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Atualmente, a existência de um sistema de medidas de desempenho confiável, abrangente e estruturado vem-se mostrando um imperativo ao crescimento e à competitividade empresarial. Responde a essa necessidade, o sistema de indicadores de desempenho, o Balanced Scorecard. Essa metodologia de avaliação de desempenho

Alternativas
Comentários
  • As Perspectivas padrão do BSC são:

    Econômico-Financeira.

    Clientes.

    Processos Internos.

    Aprendizado e Crescimento.

    Letra E


ID
565792
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programação e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas que alimentarão a Programação. Assim, o Planejamento se constitui na(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Fonte: cesgranrio

  • Projeto do produto??? O correto é "Projeto da produção"....gabarito errado

     As 4 fases dos PCP

    §  Projeto de produção

    §  Coleta de informações

    §  Planejamento da produção

    §  Controle da produção

  • LETRA D

    d.

    Projeto do produto, definição do processo e das quantidades a serem produzidas

  • O Planejamento, Programação e Controle da Produção

    O Planejamento, Programação e Controle da Produção é, segundo ZACCARELLI (1987, p.18), um conjunto de funções que, além de planejar e controlar comanda e coordena a produção. Pode-se dizer, gerencia a produção, pois as funções administrativas estão todas presentes. O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento, Programação e Controle. Por planejamento devem-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto (gabarito - d) do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vão produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requerido, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito.

    Esta produção pode ser por lote econômico, lote máximo, mínimo, standard e não está ligada à concepção de produção por lote, comum da indústria farmacêutica. Apesar disso, o conceito de produção por lote na indústria farmacêutica está inserido neste contexto. Aqui temos um pequeno resumo do conceito de cada uma das siglas do PPCP:

    P – Planejamento da Produção: Atividades que determinam quais são as quantidades a serem produzidos, os volumes de materiais a serem empregados e os recursos necessários para a produção ao longo de um período que pode abranger meses ou anos;

    P – Programação da Produção: Atividades que determinam quais as quantidades a serem produzidos, os volumes disponíveis de materiais a serem empregados e os recursos que serão utilizados para a produção ao longo de um período que pode abranger semanas ou dias;

    C – Controle da Produção: Atividades que visam à coleta dos dados reais do processo produtivo com a finalidade de determinar desvios e possibilitar ações preventivas e/ou corretivas. Estes desvios podem ser utilizados para identificar possíveis problemas na produção para uma máquina, ordem de produção, lote ou ainda ser utilizado como um dado consolidado para identificar tendências.

    Fonte: https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Planejamento-E-Controle-Da-Produ%C3%A7%C3%A3o-161575.html


ID
837826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No que se refere às estratégias de produção, julgue os itens que se
seguem.

A estratégia de produção CKD (completely knocked down) surgiu nas décadas de 20 e 30 do século passado na indústria automobilística, quando as empresas brasileiras eram autênticas montadoras, já que recebiam os veículos desmontados em lotes de peças e componentes, e depois os montavam. Essa estratégia serviu de estímulo para as montadoras criarem sua própria rede de distribuição.

Alternativas
Comentários
  • "Só sei que nada sei."....


    É absurdo como as bancas estão pegando pesado.... Deve ter uma turma lá cujonprincipal esporte deve ser desenterrar assuntos para f... com candidatos... Devem fazer apostas do tipo "quem faz a questão com menos acertos". Surreal.... 


    Um pouco sobre o tal do CKD"

    A sigla CKD vem do inglês “Completely Knocked-Down”. Em resumo, significa que produtos chegam a unidades fabris com todas as suas peças e componentes, mas completamente desmontados. A mão-de-obra e o processo até o produto final envolve, então, a simples montagem desses “kits”. Por outro lado, é talvez na logística que reside o grande segredo dessa prática.

    Não há muito espaço para erros de transportadoras e empresas de carga: o extravio ou problema em uma única peça ou componente pode comprometer toda a entrega de um produto final, parando linhas inteiras ou mesmo fábricas. Também vinculada diretamente a pedidos, a produção via CKD exige de operadores logísticos entregas just-in-time, com o desafio extra de que grande parte dos “kits” são na verdade importados. No Brasil, a grande referência em CKD é a Zona Franca de Manaus, onde milhares de empresas de “montagem” se beneficiam de isenções fiscais do governo para trazer seus componentes e montá-los em solo nacional.

    Mas nem tudo é montável. Muitas empresas utilizam o processo apenas em parte de sua produção, no chamado SKD, ou Semi Knocked-Down.

    Ainda são usadas, embora de modo menos corriqueiro, as terminologias PKD, para Partial Knocked-Down. Nessa modalidade, os “kits” trazidos não constituem o produto completo. No exemplo automotivo, consistem em pacotes de componentes que produzem unidades semi-prontas, porém destituídas de seus chassis, por exemplo.

    O inverso do CKD seria o CBU, ou Completely Built-Up. Aqui estão os produtos verdadeiramente importados, que chegam prontos para a venda.

    Finalmente, temos o PBP, ou Part By Part. Nessa variedade, embora haja similaridades com o CKD, partes são trazidas individualmente e não em pacotes, o que desobriga a necessidade de lotes fixos e diminui as responsabilidades de transportadoras e operadores.

    Quais as vantagens

    Bem, por exigir mão-de-obra pouco qualificada, custos de produção são geralmente reduzidos em CKD ou SKD. O emprego dessa técnica ainda permite o lançamento concomitante de diversos produtos em mercados específicos, possibilita o acesso a benefícios fiscais e pode e é usado como estratégia para entrada em mercados de menor índice de desenvolvimento.

    O transporte é geralmente feito em caixas e estrados especialmente produzidos para o trânsito dos tais kits, com armazenagem e transporte realizado em contêineres.


    http://www.transportarcargo.com.br/artigo/um-pouco-sobre-o-tal-do-ckd/61

  • Acho que as redes de distribuição são as concessionárias.No google achei o seguinte: A estrutura do canal de distribuição de veículos automotores no Brasil permanece estável desde sua origem. As concessionárias que representam somente uma marca atuam em áreas exclusivas e são responsáveis por venderem veículos novos, prestarem assistência técnica e revenderem peças originais.


  • (...) Dadas as condições mercadológicas atraentes que o Brasil demostrava durante as décadas de 20 e 30 e o seu limitado estágio tecnológico, que não permitia que as unidades fabris tivessem produção autônoma, algumas empresas resolveram instalar no país o sistema produtivo denominado completely knocked down (CKD), que significa completamente desmontado. As empresas que usavam o sistema CKD eram autênticas montadoras que utilizavam somente componentes importados. Elas recebiam os veículos desmontados em lotes de peças e componentes para depois montá-los. De acordo com a FENABRAVE (1998), a introdução deste sistema produtivo no Brasil teve as seguintes conseqüências:

    . aumento da oferta de veículos de passeio e de pequenos caminhões;

    . lançamento das bases para a fabricação nacional de carros, caminhões, furgões e ônibus;

    . criação das condições para que, a partir dos anos 30, a indústria de autopeças pudesse se desenvolver;

    . formação de mão-de-obra qualificada, condição necessária para que os agentes pudessem começar a prestar serviços de assistência técnica;

    . estímulo para que as montadoras criassem as suas próprias redes de distribuição. 


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000200010

  • A questão está errada por conta de que as primeiras montadoras começaram a operar no Brasil na década de 50, e não na de 20 ou 30.

  • acho que na decada de 20 e 30 o Brasil não tinha montadoras .... é uma questão de história.

ID
837829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No que se refere às estratégias de produção, julgue os itens que se
seguem.

Para que a organização obtenha vantagem competitiva, é necessário que ela alcance ao mesmo tempo todos os objetivos de desempenho, que a diferenciarão no mercado consumidor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Essa afirmativa equivale a dizer que: para passar em primeiro lugar num concurso o candidato tem que acertar todas as questões da prova. 

    Não precisa acertar tudo, basta acertar mais que seus concorrentes. O mesmo acontece com uma empresa que ganha vantagem sobre as demais. 

  • ERRADO.

    Não é necessário que ela alcance ao mesmo tempo todos os objetivos de desempenho.

  • É utópico afirmar que a organização alcance todos os objetivos ao mesmo tempo, diria que é até impossível. Teoricamente seria o ideal, mas na prática isso não funciona.


ID
837832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No que se refere às estratégias de produção, julgue os itens que se
seguem.

Como o principal objetivo da cadeia de valor é fidelizar o cliente, o processo de formulação das estratégias inicia-se pela análise e compreensão dos consumidores.

Alternativas
Comentários
  • Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985.
  • A Análise da Cadeia de Valores tem como principais objectivos:

    Compreender as fontes de vantagem competitiva da organização;

    Rever as práticas de negócio de forma a antecipar as tendências de mercado;

    Divulgar as regras de negócio da organização;

    Disponibilizar uma visão completa fluxo de informação na organização e de todas as relações entre os processos;

    Avaliar a rentabilidade das operações e o posicionamento de produtos e serviços no mercado;

    Promover a evolução do desempenho dos processos na organização.

    É através da análise dos fluxos de informação que ocorrem dentro da organização e no meio envolvente da indústria em que se insere que é possível delinear a estratégia da organização adaptada com vista ao alcance da excelência. O método de análise da cadeia de valor permite detectar qualquer necessidade emergente de reposicionamento estratégico e realinhamento no contexto do processo de negócio e reconstituir modelos de arquitectura da informação ao reconfigurar a própria cadeia de valor.

    Independentemente do modelo organizacional adaptado, construir e usar uma cadeia de valor implica uma metodologia comum:

    Análise da cadeia de valor interna (identificar que custos, receitas e activos estão relacionados com cada actividade);

    Análise da cadeia dos cost drivers ou determinantes de custo que regulam cada actividade;

    Controle dos cost drivers ou determinantes de custo como meio de vantagem sobre as organizações concorrentes.

  • A cadeia de valor de Porter é constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue ao consumidor.

    A questão errou ao dizer que o principal objetivo é fidelizar o cliente.

  • Acredito que a Cadeia de Valor tem como um de seus objetivos a fidelização do cliente, mas de longe esse vem a ser o objetivo principal.


ID
944170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a medição de desempenho e indicadores empresariais.

Para uma organização que vise à produção comercial de softwares computacionais, os níveis de satisfação dos seus clientes com respeito à implementação desses softwares computacionais são considerados indicadores de eficiência.

Alternativas
Comentários
  • Guia Referencial para Medição de Desempenho do GESPUBLICA, o Modelo da Cadeia de Valor e os 6Es do Desempenho

       Efetividade (resultado)São os impactos gerados pelos resultados obtidos (produtos/serviços, processos ou projetos). Está ligada ao grau de satisfação, valor agregado ou transformações promovidas no contexto em geral. É a dimensão mais ligada à missão da organização, e seus indicadores são mais difíceis de serem mensurados, dada a natureza dos dados e seu caráter temporal. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuir a incidência de doenças nas crianças, pode-se dizer que ela foi efetiva. Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do PPA

  • Vanessa, plágio é crime.


    Gentileza colocar a fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:P8F_Cbua450J:https://www.pontodosconcursos.com.br/cursosaulademo.asp%3Ftr%3D2647%26in%3D22585%26seg%3D0+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


    Page 19

  • GABARITO: ERRADO

     

    Eficiência está relacionada à otimização da utilização dos RECURSOS, logo, como na questão o item a ser analisado é o grau de satisfação dos clientes, trata-se de um indicador de EFETIVIDADE.

  • ERRADO.

    São indicadores de efetividade.


ID
947761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de materiais.

Um componente processado que, contudo, ainda adquirirá outra característica ao final do processo produtivo deverá ser baixado do estoque, porém continuará no inventário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da banca: CORRETO. CABE RECURSO. ERRADO. Se o item está sendo processado (ex: farinha) e será transformada em bolo, será baixada do estoque e não fará mais parte do inventário (balanço). UM OUTRO EXEMPLO... O VIDRO QUE UMA FABRICA DE CARROS COMPRA PARA COLOCAR NOS CARROS FABRICADOS NÃO SERÁ MAIS INVENTARIADO QUANDO COLOCADO NO CARRO. A BANCA ERROU FEIO!!!
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • O item continuará no inventário. Já que o inventário é uma forma de "CONTABILIDADE" também. Se fosse considerado apenas a visão do que tem no estoque e do que saiu a questão estaria errada.Inventário remete a contabilidade no balanço patrimonial caso seja inventário rotativo e se for inventário anual na demonstração do resultado do exercício vai constar o componente processado, não tem como exluir da apuração se não seria sonegação.
  • Ainda tenho duvidas... Alguem me ajuda.
  • GABARITO: CERTO

    Esta é uma alternativa que merece estudo aprofundado. O enunciado estava se referindo ao avanço do processo produtivo, com o material ainda no meio do caminho.

    Neste caso, o item é baixado do estoque, pois já não existe mais como aquele material, mas continua no inventário. Por exemplo: damos baixa em dois pneus de bicicleta, pois eles já viraram "bicicleta", e, afinal, não podem mais ser utilizados pelo setor produtivo para confecção de novos produtos.

    Se a linha de produção precisar de mais pneus, de nada adiantará o almoxarife dizer: tenho dois aqui, mas estão em outra bicicleta :P. Por isso o item é baixado do estoque (não está mais disponível para uso), mas continua no inventário (afinal, ele não desapareceu).
  • Cristiane,
    desculpe mas eu discordo de seu comentário e especialmente do gabarito da banca.

    você usou em seu exemplo um pneu que já esta em uma bicicleta, considerando que estamos falando de uma fábrica de bicicletas, este já adquiriu sua caracteristica final... o próximo destino é o consumo.

    no enunciado temos "Um componente processado que, contudo, ainda adquirirá outra característica ao final do processo produtivo"s
    o que vai contra seu exemplo..

    o que entendo desta questão, ainda seguindo seu exemplo, é que esta mesma fábrica, tinha em seu estoque uma certa quantidade de borracha que é usada para os pneus, pedais,freios e etc.
    ao processar essa borracha em pneus,pedais,freios e qualquer outro produto, este continuará em seu estoque (não mais como borracha) e tambêm em seu inventário pois mais a frente no processo irão fazer parte da bicicleta (produto final), logo o gabarito deveria ser  ERRADO

    este é meu entendimento da questão...
  • Bem, se é um componente processado, não é mais matéria-prima; e como ele ainda continuará sendo processado, também não é um produto acabado. Ele é classificado como material em processamento ou produto inacabado. Ele não deve ser baixado do estoque. Ele faz parte do estoque de material em processamento. Além disso, o objetivo do inventário é justamente avaliar se os bens patrimoniais da organização estão devidamente registrados no sistema de controle contábil. Ele só deixa de fazer parte do inventário quando for consumido, pela própria organização ou por um agente externo, como um cliente. Assim, a resposta é ERRADA. 

    FONTE: http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=8162517&sid=8c9edfd42173a3d380988c0282f546e4
  • Opa!

    Realmente questão bem estranha. O componente processado já perdeu suas caracteristicas inicias, ou seja não pode mais ser classificado como matéria-prima por exemplo. 
     
    Situação hipotética: 
    Ai assim que houve o processamento desse material a empresa realizou o CUT-off e iniciou a contagem de conponestes em estoque  ( um inventário geral por exemplo). O tal componete será uma matéria-prima e um material em processamento ao mesmo tempo? 
  • Não entendi uma coisa: pq que o produto devera ser baixado do estoque, se ele ainda não foi acabado, pois pelo o que a questão descreve ele esta em fase de processamento.
  • pessoal material em processamento não fica em estoque e sim na linha de produção( por isso baixado do estoque) mas mesmo assim a empresa precisa de um controle por isso tem que ficar no inventario, o pessoal esta indo muito além da questão, a assertiva não fala que virou um produto acabado nem mais nada, ela só fala que um material em processamento deve ser baixado do estoque, pois como já disse não ha estoque de material em processamento já que o mesmo se encontra na linha de produçõa, mas constará do inventário para sse ter umm minimo de controle, ao meu ver questão correta



    fé e força

  • Questão muito interessante, pois tenta pegar o aluno bisonho pelo pé.

    A mesma apenas afirmou que apesar de um material x ter sido alocado em outro setor, não significa que deixou de ser patrimônio da empresa, sendo assim deve fazer parte do inventário.

    Para ficar mais fácil a compreensão, imaginem uma máquina de um setor que foi transferido a outro.
    A cespe e suas questões interpretativas. 

  • O item deverá ser baixado do estoque de material acabado e continuará no  inventário até ser baixado do estoque de produto acabado.

  • Questão que gera tantas dúvidas, é questão mal elaborada.

    Aí a gente senta e.... pede a DEUS para acertar!!!

  • O produto esta na linha de produção, logo retirado do estoque, ou seja, baixado. Porém deverá ser controlado por meio do inventário por ser patrimonio da empresa

  • Gabarito da banca: CORRETO. CABE RECURSO. ERRADO. Se o item está sendo processado (ex: farinha) e será transformada em bolo, será baixada do estoque e não fará mais parte do inventário (balanço). UM OUTRO EXEMPLO... O VIDRO QUE UMA FABRICA DE CARROS COMPRA PARA COLOCAR NOS CARROS FABRICADOS NÃO SERÁ MAIS INVENTARIADO QUANDO COLOCADO NO CARRO. A BANCA ERROU FEIO!!!
    Fonte: Professor Wendell Castellano

  • A questão diz:

               um componente processado ( um produto )

               Ainda Adquirá ( no futuro...Não adquiriu ainda )

               Esse "produto" permanece no inventário pq ele existe, mas o componente de origem desse produto foi dado baixa.

  • Um componente processado que, contudo, ainda adquirirá outra característica ao final do processo produtivo deverá ser baixado do estoque, porém continuará no inventário. (Certo)

     

    Exemplo:

    Eu vendo bolos e tenho 10kg de farinha no estoque (matéria-prima)

    Retirei 1kg de farinha que foi para outra etapa no processo de fazer bolos (componente processado)

    Vou dar baixa no estoque, certo? Agora só tenho 9kg de farinha no estoque,

    PORÉM o bolo, a farinha, seja lá o que for, precisarão ser inventariados (listados, geridos).

     

    Ainda está dentro da minha empresa, por que não vou inventariar?

     

    Espero que tenha ajudado.

     

    Gabarito: Correto

  • O componente que depende de outro componente continuará no inventário mas fora do estoque.
  • Certo. 

    "Nesse caso, enquanto o componente fizer parte do processo, ele continuará no inventário."

  • e o que significa inventário? é o proprio estoque. a questão deveria ter falado em almoxarifado, pois o material é baixado do estoque do almox e colocado no estoque em processo e para cada processo que ele passa o estoque em processo é registrado em etapa diferente. é assim que funciona, a banca tem cada coisa, acho que essa é a questão que mais vi comentários..... banca de vida em papel é assim mesmo.

ID
1158580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a opção correta em relação à gestão da produção.

Alternativas
Comentários
  • Demanda previsível dependente - Exemplo: Quando você compra pão com certeza irá comprar manteiga isso é uma demanda dependente um item depende do outro.

    Demanda previsível Independente- Exemplo: Você compra uma cerveja sem depender de outra coisa

     

    Gabarito B

  • Letra A: "A proteção organizacional da produção relaciona-se a estoque e cuidados com o armazenamento dos bens produzidos."

    Acredito que o certo seria: A proteção física da produção relaciona-se a estoque e cuidados com o armazenamento dos bens produzidos.

    Obs: Não podemos atribuir estoque a proteção organizacional.

    Letra C: "Caracteriza-se uma demanda por previsível caso não se dependa de nenhum fator externo para defini-la."

    Eu ACHO que o certo seria: "Caracteriza-se uma demanda por DEMANDA DEPENDENTE caso não se dependa de nenhum fator externo para defini-la."

    Letra D: "Volume, variedade, variação, visibilidade e variância são as cinco dimensões relacionadas aos tipos de operações de produção."

    Resposta: Volume, variedade, variação e visibilidade são as quatro dimensões relacionadas aos tipos de operações de produção. Os 4 V's.

    Letra E: Entre os processos produtivos, os discretos são os de menor custo de produção possível.

    Acredito que a resposta seja: Entre os processos produtivos, os contínuos são os de menor custo de produção possível.


ID
1158679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de custos operacionais e custos de overhead.

Alternativas
Comentários
  • GAB C Overhead é muitas vezes chamado de custos indiretos e também tem relação com despesas gerais. Refere-se às despesas e aos custos ligadas ao funcionamento de uma empresa e que não são vinculados à fabricação ou produção de um produto ou serviço.

ID
1158682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O desenvolvimento da liderança, um dos atributos fundamentais para a competência empreendedora, implica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Como pode uma questão dessas com um gabarito desses?

    Dá a entender que SEMPRE haverá coaching no desenvolvimento da liderança. Isso é verdadeiro?

  • aulicismo

    substantivo masculino

    B qualidade, procedimento, hábito próprio dos áulicos; cortesania, palacianismo.

     

    Puxa saco

  • Questão estranha. Embora ser líder é também fazer o papel de um coaching  não li nada sobre isso nos atributos do líder. Se alguém achar algo escrito de onde a banca se baseou. Marquei para acompanhar os comentários. Grata

  • Kilburg (1996) explica que, na década de oitenta, a atividade de consultores voltada para o desenvolvimento de liderança de gestores era denominada coaching, havendo, ao longo daquela década, um aumento da demanda por esse tipo de serviço. (Campos, Pinto, 2012. Coaching nas organizações: uma revisão bibliográfica)

  • questão escrita ao final de um expediente supercansativo onde a banca já estava querendo ir embora e precisava entregar mais uma questão ..... o famosos "bora, bora, faz de qualquer jeito e entrega!" kkkkk

ID
1158712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com base no programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab:  

    18.3.4. Integram o PCMAT:

     


    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

    b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

    c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;
    d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com as etapas de execução da obra; 
    e) layout inicial e atualizado do canteiro de obras e/ou frente de trabalho, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;
    f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.


ID
1158721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A respeito das normas brasileiras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Fiquei na dúvida de ser a letra E. Mas quando li Delegacia Estadual fiquei na dúvida e marquei a A...

    Alguém pode informar o erro da E, obrigado


ID
1158724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

No que tange à avaliação e ao controle de riscos profissionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na letra A entendi que esses indicadores não seriam de risco, ou seja, de algo futuro. Entendo que o risco é algo acontecer no futuro.

    Os 2 indicadores tratam de algo que aconteceu...alguém pode explicar, se possível também a C qual é o erro...

  • Concordo com o Miguel e fico com a letra C.
  • Mapa de risco não indica número de acidentes nem doenças profissionais desenvolvidas

  • A alternativa C está errada. pois não se deve indicar APENAS "um responsável por tomar conhecimento dos principais fatores de risco ali encontrados.", na verdade todos devem tomar conhecimento... pelo menos, todos que tem acesso aquela área.


ID
1217062
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional.

Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela

Alternativas
Comentários
  • Resolução

    BSC – financeira, processos internos, crescimento e aprendizagem, clientes.


    A letra A fala da matriz SWOT, não do BSC.


    B está correta, é um modelo para facilitar a mensuração do alcance de objetivos do planejamento estratégico.


    C – gap é lacuna, o BSC não é para aumentar a lacuna entre o operacional e o estratégico (ninguém deseja isso), é para diminuí-lo.


     Não substitui as medidas financeiras por nada, elas continuam lá.


    – Não é só sobre a perspectiva de clientes, por isso tem as 4 perspectivas citadas acima.
    Alt B.

  • B é a menos escrancadoramente errada, mas sei não... BSC não prioriza ações...

  • O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais.

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20).  Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes


ID
1217086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Empresas podem adotar diferentes abordagens com relação à sua gestão ambiental. Dependendo de como atuem frente aos problemas ambientais decorrentes de suas atividades, essas abordagens podem-se dar de três formas: controle de poluição, prevenção da poluição e estratégica. No caso de a empresa adotar a abordagem estratégica, sua atuação deverá apresentar, dentre outras, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • file:///C:/Users/luciana/Downloads/ded0c7e3d7d06b4bfb527dbb16ed0fdc.pdf

    Abordagem Estratégica

    Tratar sistematicamente as questões ambientais


  • Abordagem Estratégica

    Nessa abordagem, os problemas ambientais são tratados como uma das questões estratégicas da empresa e, portanto, relacionadas com a busca de uma situação vantajosa no seu negócio atual ou futuro.


    Abordagem Estratégica - benefícios

    melhoria da imagem institucional

    renovação do portfólio de produtos

    produtividade aumentada

    maior comprometimento dos funcionários

    melhores relações de trabalho

    criatividade e abertura para novos desafios

    melhores relações com autoridades públicas, comunidades etc.

    acesso assegurado aos mercados externos

    maior facilidade para cumprir os padrões ambientais

  • Os 3os aspectos de todas as alternativas fazem parte de uma abordagem estratégica focada em meio ambiente. Com isso, a questão será respondida por meio da análise dos 2 primeiros aspectos das alternativas, o que torna a D correta.

     

    a) postura típica reativa; envolvimento esporádico da alta administração; preocupação básica com a competitividade

    b) postura típica reativa; envolvimento permanente e sistemático da alta administração; preocupação básica com o uso eficiente dos insumos

    c) postura típica reativa e proativa; envolvimento periódico da alta administração; preocupação básica com as pressões da comunidade

    d) postura típica reativa e proativa; envolvimento permanente e sistemático da alta administração; preocupação básica com a competitividade

    e) postura típica reativa e proativa; envolvimento periódico da alta administração; preocupação básica com o cumprimento da legislação


ID
1217095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Simultaneamente à consolidação do taylorismo, Henry Ford desenvolveu uma nova proposta de gestão da produção: a linha de montagem.

No fordismo, a administração dos tempos se dará de forma

Alternativas
Comentários
  • e) coletiva, pela adaptação do conjunto de trabalhadores ao ritmo imposto pela esteira de produção.

  • A administração dos tempos tem que ser coletiva, pois a esteira é uma só para todos. E os trabalhadores que devem se adaptar a ela. Alt E.


ID
1217101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O estudo do método é a parte da administração científica que tem as mais diretas contribuições para o projeto do trabalho. A abordagem do estudo do método envolve seguir, sistematicamente, alguns passos.

O fluxograma de processos e a técnica de questionamento são técnicas utilizadas, respectivamente, nos seguintes passos:

Alternativas
Comentários
  • O Fluxograma é a forma de demonstração gráfica de como processo ocorre, sendo uma forma de registro. Já a técnica de questionamento, conforme o próprio nome diz, é a forma pela qual se geram questionamento sobre o processo, de forma a examinar se as etapas realmente estão atendendo a necessidade daquele processo.


ID
1217131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sabe-se que a filosofia Just in Time (JIT) é um sistema de manufatura cujo objetivo é aperfeiçoar os processos e os procedimentos por meio da redução contínua de desperdícios. O JIT considera um desperdício o hábito de produzir antecipadamente à demanda, para o caso de os produtos serem requisitados no futuro.

Esse hábito é mais bem categorizado como um desperdício de

Alternativas
Comentários
  • Resolução

    O JIT se baseia em três frentes: evitar desperdícios, envolver todos os colaboradores e melhorar continuamente.


    Os 7 tipos de desperdícios são superprodução, processos, espera, transporte, movimentação, estoques e defeitos.


    Produzir a mais ou produzir antes é um desperdício de superprodução. Alt A.

  • 1.   Superprodução – produzir mais do que necessário

    2.   Tempo de espera – ociosidade humana e de equipamentos

    3.   Transporte – movimento desnecessário de material, ferramentas

    4.    Processo – processamento por pessoas e máquinas que não agrega valor

    5.    Estoque – estoque excessivo de produto final ou excesso de materia prima.

    6.   Movimentação – movimento desnecessário de pessoas

    7.   Produto defeituoso – má qualidade


ID
1217140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação aos equipamentos dos postos de trabalho, o gestor deve assessorar os agentes da administração de modo que

Alternativas
Comentários
  • Respondi corretamente, porém alguém poderia comentar cada letra?

    Obrigado.
  • a) todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho estejam adequados somente às características físicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Errada. 

    Os equipamentos também devem estar relacionados com as características psicofisiológicas do trabalhador.

    b) os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo observem que apenas o monitor de vídeo seja posicionado, tendo-se controle da distância tela-olho.  Errada. 

    O certo seria a tela, o teclado e o suporte estejam posicionados tendo-se o controle da distância tela-olho

    c) nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, haja iluminação mínima de 60 lux, conforme os preceitos da NR 17.  Errada. 

    A iluminação da tela deve ser ajustada de acordo com a iluminação do ambiente.

    d) nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia sejam utilizados documentos de fácil legibilidade, sempre que possível, sem restrição ao tipo de papel usado. Errada. 

    Não é permitido o uso de papel que provoque ofuscamento, como o papel brilhante,

    e) nos equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, o teclado seja independente e tenha mobilidade. Correta 


ID
1217152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Dentre as atribuições dos gestores está a administração e controle dos espaços e das instalações sob suas responsabilidades.

Nesse sentido, é importante considerar determinadas regras e normas de segurança, EXCETO a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Resolução

    “Segurança” faz parte da ergonomia e está na norma NR 12.


    Letras A e E estão nos artigos 12.153 e 12.154.

    A letra B é óbvia.
    A letra C é quase obviamente errada, o artigo 12.150 diz “É proibido o porte de ferramentas manuais em bolsos ou locais não apropriados a essa finalidade.”
    A D está no artigo 12.151.3.
    Alt C.


ID
1268596
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação aos sistemas de produção, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1268710
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A implantação de um SGA - Sistema de gestão Ambiental é baseada em um ciclo

Alternativas
Comentários
  • resposta certa: PDCA - plan, do, check, act

  • LETRA E

     

    PLAN: PLANEJAR AS MELHORIAS

    DO: IMPLEMENTAR AS MELHORIAS

    CHECK: VERIFICAR OS RESULTADOS

    ACTION: ESTUDAR OS RESULTADOS

     

    MAXIMIANO


ID
1293661
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Diversos autores têm estudado a Administração Estratégica e como ela é classificada nas diferentes escolas, entre as quais a Empreendedora e as de Planejamento, de Posicionamento e de Design.

Considerando a Escola Empreendedora, verifica-se que a

Alternativas
Comentários
  • a) Escola Design (Arquiteto individual; Escola de SWOT)

    Quem pensa a estratégia é a alta Administração. Assim, as decisões mais importantes são centralizadas nesses executivos principais, que são considerados arquitetos estrategistas.

    b) Escola Planejamento (Líder + Staff)
    É o resultado de um processo controlado, formal e elaborado, com várias etapas, ou seja, possui alto nível de complexidade. O executivo também é o foco, tendo o apoio do Staff de planejamento (apoio técnico). A concepção (execução) dos planos estratégicos é atribuição dos planejadores (e não do executivo principal). O lider máximo irá aprovar esses planos (ele é, de fato, o responsável).

    c) Escola Posicionamento ( Estratégias Genéricas de Porter)
    O processo de elaboração é analítico, sistemático e prescritivo, focado no executivo principal.  Possui estratégias tidas como formações genéricas que representam posições a serem assumidas diante de um mercado competitivo.

    d) Escola Empreendedora (Visionária)
    Trata-se de um processo visionário, ou seja, a estratégia é uma visão (um olhar para o futuro). A sua formulação e implantação são centralizadas na pessoa do lider máximo da organização.

    e) Escola Cognitiva (Mental)
    Caracterizado por um processo mental. A estratégia é resultado de um processo cognitivo (aquisição de conhecimento; percepção) que ocorre na cabeça daquele que traça a estratégia. As estratégias surmem de acordo com a meneira que as pessoas interpretam as informações do ambiente externo.

    f) Escola Aprendizado
    A formulação é emergente, mediante um processo informal e descritivo. Relaciona-se com o aprendizado gerado ao longo do tempo. Importante destacar que a formulação e a implementação não são etapas distintas.

    g) Escola Poder (Negociação)
    Formulação caracterizada por um processo de negociação. As referências são o poder e a política tanto no ambiente interno tanto nas relações da empresa com o ambiente externo.

    h) Escola Cultural (Coletivo)
    A formulação é um processo coletivo, ou seja, elaborado por todos, com forte interação social com base nas crenças e nas interpretações comuns aos menbros da organização.

    i) Escola Ambiental (Reativo)
    Trata-se de um processo reativo, ou seja, a organização atua como um agente passivo diante das circunstâncias impostas pelo ambiente.

    j) Escola Configuração (Transformação)
    A formulação é representada por um processo de transformação. Nessa escola, a organização detém uma determinada configuração cuja estabilidade é interrompida ocasionalmente pelo processo de transformação que origina novas estratégias.

    ... escolas segundo...    Henry Mintzberg

    Fonte: professor Vinicius Ribeiro

  • Excelente resuminho Felipe TRT...voa guri


ID
1295878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Na Administração Financeira, o Retorno do Patrimônio Líquido indica a(o)

Alternativas
Comentários
  • Patrimônio Líquido é (ativo – passivo), sendo que o capital de terceiros está no passivo, então, é o capital próprio. E o capital próprio é o capital dos acionistas ordinários (tudo “líquido” está relacionado a “ordinário”, o lucro líquido é o que paga dividendos). 

    Letra A é o ROI (lucro líq./ ativo total). 

    Lucro por vendas sempre é margem, B é margem do lucro operacional e C é margem do lucro líquido.

     E é preço por lucro (P/L). Alt D.

    http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/05/administracao-financeira.html

  • Corrigindo o colega, a letra A não é o ROI; o retorno sobre o investimento é o lucro operacional/investimento.

    Onde investimento = ativo liquido = ativo total - passivo de funcionamento.

    A letra A é o retorno sobre o ativo = lucro liquido/ativo total.

     

     


ID
1295887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A organização que busca minimizar os efeitos nocivos de atuação das empresas sobre o meio ambiente e desenvolver padrões de sustentabilidade ambiental está de acordo com os padrões da

Alternativas
Comentários
  • ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português.

    A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente.

    ISO 9000 - SISTEMAS DE QUALIDADE 

    ISO 9001 – GARANTIA DE QUALIDADE DO PROJETO

    ISSO 9002 – PRODUÇÃO E INSTALAÇÃO

    ISO 9003 – INSPEÇÃO E ENSAIOS FINAIS

    ISO 9004 – ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE QUALIDADE (DIRETRIZES)

    ISO 9005 – SERVIÇO PÚBLICO

    ISO 14000 - GESTÃO AMBIENTAL 

    ISO 18000 - SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL.


    Especificamente sobre a ISO 14000:

    A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

    O que está na ISO 14001:

    • Requisitos gerais
    • Política ambiental
    • Planejamento da implementação e operação
    • Verificação e ação corretiva
    • Análise crítica pela administração

    Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua. O BSI pode periodicamente auditar o sistema e, caso conforme, certificar a sua companhia na ISO 14001.

    Fonte: http://www.bsibrasil.com.br/certificacao/sistemas_gestao/normas/iso14001/


ID
1295905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Sistemas de Produção podem ser definidos como conjuntos de pessoas, equipamentos e procedimentos organizados para a realização de operações de manufatura ou serviços em uma empresa.

Os principais Sistemas de Produção em manufatura são:

Alternativas
Comentários
  • Tipo de processos em MANUFATURA:

    * SISTEMA DE PROCESSAMENTO CONTÍNUO

    * SISTEMA DE PROCESSAMENTO REPETITIVO (SEMICONTÍNUO - EM MASSA)

    * SISTEMA DE PROCESSAMENTO INTERMITENTE

    - Sistema de processamento em Lotes (Bateladas)

    - Sistema de processamento Job Shop

    * SISTEMA DE PROJETO 

  • Errei a questão, mas a maneira como compreendi foi:

     

    A e C) Provavelmente, confundiu-se o Layout (fixo) com o Sistema de Produção para Layout Físico.

    B) Provavelmente, o erro é o Sistema de Produção de Serviços, que não existe.

    D) Lotes=Batelada, Massa=Linha, Médios e Pequenos Projetos (confunde-se com batelada).

    E) Lotes=Batelada, Massa=Linha, Grandes Projetos=Fixo. RESPOSTA.

     

    Para mim, a alternativa E continua sendo muito parecida (senão equivalente) à alternatica C. A não ser, é claro, que haja uma bibliografia ipsis literis.

  • Gabarito letra E) Sistema de Produção para Grandes Projetos - Sistema de Produção por Lotes ou Encomendas - Sistema de Produção em Massa


ID
1295929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

NÃO se enquadra(m) no conceito de responsabilidade social empresarial a(s)

Alternativas
Comentários
  • Hoje em dia, a governança corporativa também se preocupa com os interesses da responsabilidade social.

    Como a questão D não fala claramente que tipo de contingência se refere, ela é a alternativa errada.

    Letra D


ID
1295956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Frederick Taylor é considerado o principal expoente da Administração Científica.

A respeito da Administração Científica, analise as afirmações abaixo.

I - Taylor implantou a ideia de tempos e movimentos para garantir que todos os empregados fizessem as mesmas tarefas de forma exatamente igual.

II - A Administração Científica recorre a incentivos puramente salariais ou prêmios de produção para estimular a elevação da eficiência do operário.

III - A Administração Científica busca a eliminação das atividades que não agregam valor ao produto, propondo a classificação das perdas em sete grandes grupos: perda por superprodução; perda por espera; perda por transporte; perda no próprio processamento; perda por estoque; perda por movimentação; e perda por fabricação de produtos defeituosos.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Essa classificação de perdas existe? Nunca vi!

  • O conceito de perda é um dos pilares da produção enxuta. As 7 Perdas da Produção são: Perda por Superprodução, Perda por Inventário, Perda por Movimentação, Perda por Espera, Perda por Transporte, Perda por Processamento desnecessário e Perda por Defeitos.

  • Apesar de “todos os empregados” e “exatamente igual” serem utopia e poderiam deixar a questão errada no CESPE, é verdade e aqui, está correta. A recompensa salarial é característica importante na administração científica, que considerava o “homem econômico”. As perdas em sete grupos citadas na III fazem parte da produção lean. Alt D.

    Fonte: http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/10/petrobras-prova-resolvida-2011.html

  • A administração científica não se preocupava com perdas por estoque... só lembrar que um dos motivos da crise de 29 foi a SUPERPRODUÇÃO, ou seja, as empresas da época (que seguiam os princípios do taylorismo) ficaram com um estoque gigantesco e não conseguiram desovar...


ID
1295986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Todo processo de tomada de decisão começa pela identificação do problema. Após, os esforços devem ser concentrados em diagnosticar uma situação.

Esse diagnóstico consiste em

Alternativas
Comentários
  • Lembrando: identifica, diagnostica, gera soluções, escolhe a solução e implanta. Através do diagnóstico, os objetivos são traçados e as causa analisadas. Alt A.

    http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/10/petrobras-prova-resolvida-2011.html


ID
1362289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Numa indústria que trabalha com a produção puxada, o cartão utilizado como uma requisição de materiais ou peças da operação imediatamente anterior àquela que se está executando no momento, e que contém, entre outras informações, a descrição da peça, o número de emissão do kanban, o centro de trabalho precedente e o subsequente, é denominado kanban de

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Cartões Kanban O sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica. Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis porta-kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios, que não cartões, para passar estas informações. Os cartões kanban convencionais são confeccionados de material durável para suportar o manuseio decorrente do giro constante entre os estoques do cliente e do fornecedor do item. Cada empresa, ao implantar seu sistema kanban, confecciona seus próprios cartões de acordo com suas necessidades de informações. Cartão Kanban de Produção Também chamado de kanban em processo, é empregado para autorizar a fabricação ou montagem de determinado lote de itens, tendo sua área de atuação restrita ao centro de trabalho que executa a atividade produtiva nos itens. Cartão Kanban de Requisição Interna Também chamado de cartão kanban de transporte, retirada ou movimentação, ou simplesmente cartão kanban de requisição, funciona como uma requisição de materiais, autorizando o fluxo de itens entre o centro de trabalho produtor e o centro consumidor dos itens. Cartão Kanban de Fornecedor Executa as funções de uma ordem de compra convencional, ou seja, autoriza o fornecedor externo da empresa a fazer uma entrega de um lote de itens, especificado no cartão, diretamente ao seu usuário interno, desde que o mesmo tenha consumido o lote de itens correspondente ao cartão. Painel Porta-Kanban O sistema kanban tradicional emprega painéis ou quadros de sinalização junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção, com a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões kanban nestes quadros. Outros Tipos de Kanbans Como já foi afirmado, o sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica. Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis porta-kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios para passar estas informações: Kanban contenedor (carrinho kanban),Quadrado kanban, Painel eletrônico,Kanban informatizado. Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAE0gAJ/tipos-cartao-kanban

  • Acho que a opção correta é a letra C - Produção. 

    Não concordei com o gabarito não.

  • TIPOS DE KANBAN



    O kanban de movimentação ou transporte. Um kanban de transporte é usado para avisar o estágio anterior que o material pode ser retirado do estoque e transferido para uma destinação específica. Esse tipo de kanban normalmente terá detalhes como número e descrição do componente específico, o lugar de onde ele deve ser retirado e a destinação para qual ele deve ser enviado.


    O kanban de produção. Um kanban de produção é um sinal para um processo produtivo de que ele pode começar a produzir um item para que seja colocado em estoque. A informação contida nesse tipo de kanban normalmente inclui número e descrição do próprio processo, materiais necessários para a produção do componente, além da destinação para a qual o componente ou componentes devem ser enviados depois de produzidos.


    O kanban do fornecedor. Kanbans de fornecedor são usados para avisar ao fornecedor que é necessário enviar material ou componentes para um estágio da produção. Nesse sentido, ele é similar ao kanban de movimento, porém é normalmente utilizado com fornecedores extemos.



    FONTE: SLACK

  •  KANBAN DE RETIRADA: Funciona como um requisição de materiais ou peças da operação imediatamente anterior àquela que se esta executando no momento. Por exemplo, precisamos entregar um numero x do produto genérico A, o trabalhador abastecedor da expedição se dirige ao setor de montagem de A e retira a quantidade X de produtos e procede ao despacho.

    Fonte:http://admjaponesa.tripod.com/kanban.htm

  • Slack só cita kanban de produção, de movimentação (ou de transporte) e do fornecedor. Nessa denominação, a questão descreve o de movimentação (que não aparece nas alternativas). Vi em algum lugar que este também é chamado de “kanban de retirada”. Alt E.


ID
1362331
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Frederick Taylor defendeu que o máximo de prosperidade somente poderia existir como resultado do máximo de produção.

De acordo com esse raciocínio, verifica-se que o objetivo mais importante do trabalhador e da administração deve ser a formação e o aperfeiçoamento do pessoal da empresa, de modo que os homens possam executar os tipos mais elevados de trabalho em ritmo mais

Alternativas
Comentários
  • O modelo científico inspirador do taylorismo foi a termodinâmica de N. Carnot, da qual Taylor extraiu a ideia da maximização da eficiência ( rapidez, qualidade e menor custo) industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: para ele, a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa.


  • Adm. Científica, Taylor, racionalização, divisão do trabalho (para fazer mais rápido), homem econômico, mecanicista. Alt D.

    Maior Produtividade com qualidade = Performance


ID
1430182
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A eficácia

I. coloca a ênfase nos resultados.
II. busca otimizar o uso de recursos.
III. refere-se ao processo.
IV. almeja obter resultados.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • letra E ?

    Busca otimizar o uso de recursos não seria característica da eficiência ?


  • Eficiência está ligada à economicidade, que, ao meu entendimento, tem completa ligação com a otimização dos recursos.
    Se eu otimizo, eu uso da melhor forma possível, e assim economizo e faço com perfeição.

     

    Ao meu entendimento, ou a banca pegou alguma literatura fria e copiou e colou de algum autor estranho, ou o gabarito está incorreto.

  • No meu entendimento alternativa E ser considerada como resposta é um erro! A literatura administrativa diz que a eficiência se relaciona com os meios , ou seja busca-se otimizar a utilização dos recursos, desta forma não é possível ser a alternativa E.

  • Concordo com Wagner, pois segundo a literatura:

    A eficiência é a relação entre custos e benefícios; Preocupa-se com os meios, com os métodos e sua adequação aos custos para o alcance dos objetivos.
    Já a eficácia diz respeito aos resultados alcançados. É a medida do sucesso com relação aos objetivos planejados. Em outras palavras: eficiência é fazer do modo correto e eficácia é alcançar resultados.

    Prof Marcelo Camacho (Ponto dos Concursos)

  • Só pode ser piada

  • Tá de brinks só pode

  • Não queria uma bibliografia não... 

    Eu gostaria, na verdade,  de saber os nomes dos "pseudos" professores que fazem uma MER???? dessas, só pra jogar no facebook e zuar esses veiacos... 


  • Típica questão em que o erro é flagrante, assim como a falta de humildade da banca em retificar o gabarito.

  • Por favor, um comentário de um professor para nos ajudar a entender o que passou pela cabeça da FCC nessa questão.
  • rasgando diploma então.

  • Indicar para comentário do professor!

     

  • Quem acertou errou!!!!

  • A eficácia mede a relação entre o efeito da ação, e os objetivos pretendidos.

    Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define os termos da seguinte forma:

    "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"

    "Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".

  • Comentário da Prof. Cristiana Duran, no livro "Gestão de Pessoas" (Ed. Juspodium):

     

    Itens I e IV referem-se à eficácia: “ênfase nos resultados”; e “almeja obter resultados”.

    Itens II e III referem-se à eficiência: “otimização de recursos” e “refere-se ao processo”.

    Obs.: A banca divulgou no gabarito oficial a opção “E” como resposta, mas está incorreto. O gabarito correto é letra “A”. 

     

    Fonte: https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/2009-leia-algumas-paginas.pdf

  • Essa banca tá de brincadeira. Eficácia são os resultados. Letra e que seria a resposta correta.

  • FCC e Cespe fazem o que querem! São duas loucas! 

  • Quem são os prejudicados? Nós que estudamos!

  • Certamente a alternativa A é a correta. E não E.

ID
1490413
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em relação à temática de Redes de Subcontratação, têm-se a experiência da indústria automobilística mundial que vem passando nas últimas décadas por um processo de acirramento da competição, o que tem reforçado a busca de uma maior flexibilidade produtiva, particularmente através da disseminação de novas formas de organização e gerenciamento da produção, as quais se baseiam em alguns conceitos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Qual seria a diferença entre a letra b e a letra c? Para mim, o conceito parece o mesmo.

  • Creio que seja por que o just in time é um modelo de produção que visa aspectos amplos como reduzir desperdiço evitar estoque.... enquanto a produção por encomenda esta voltado para um produto que o cliente solicitou porem será que essa produção por encomenda usa o modelo de produção just in time ?


ID
1514221
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as saídas e entradas do sistema e que podem ser aplicadas para cada entrada ou combinação de entradas, vendas, custos e outros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. A questão deriva da obra do autor CHIAVENATO cuja obra é atípica dos certames em geral. 


    Fonte: Administração: Teoria, Processo e Prática. P. 342

  • Produtividade – É uma relação mensurável entre o produto obtido (resultado ou saída) e os recursos empregados de produção.
    No que tange aos recursos humanos, a produtividade no trabalho humano é igual ao quociente da relação de uma produção pelo tempo nelaempregado. A produtividade humana depende do esforço realizado e do método racional, esobretudo do interesse e motivação das pessoas. (CHIAVENATO, 2002:367).

  • Queria tempo para eu devorar essa obra de CHIAVENATo ....è a prova todaaaaaaa com Ele !!


ID
1529329
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Existem muitas técnicas de gestão de materiais, que podem contribuir para o administrador melhorar o desempenho organizacional. No conjunto dessas técnicas, prevalecem

Alternativas
Comentários
  • A) O item está incorreto porquanto a premissa da ARM não é o acúmulo desordenado de estoques. 

    B) Se é a Kanban, o gestor precisa alinhar ideia-chave: puxar a produção. O pedido irá movimento todo o processo pedido. Item incorreto pois os conceitos estão equivocados.

    C) Armazenar o estoque é uma função e o comando solicita a melhora do desempenho organizacional. 

  • Just In Time é justamente o contrário de armazenar o estoque, é produzir apenas quando demandado.


ID
1549570
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A empresa familiar ESPER está tomando uma importante decisão estratégica no que diz respeito à sua rede produtiva. Com a intenção de crescer no mercado, a empresa planeja uma alteração produtiva e, posteriormente, uma seleção ideal de fornecedores de primeira e segunda instância.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essa decisão da empresa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Ela deve aumentar sua amplitude, terceirizando alguns fornecedores de segunda instância substituindo e reorganizando os demais.

  • Com a terceirização ou o outsourcing, a empresa estaria fazendo uma desintegração vertical (redução da integração vertical), não? Nesse sentido ela reduziria a sua amplitude.


ID
1574245
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Marque C, se a proposição é  certo ; E, se a proposição é  errado.


Eficácia é o termo usado para indicar que a organização utilizou produtiva e economicamente os seus recursos.


Alternativas
Comentários
  • Errada

    Segundo MPOG

    eficiência = fazer certo as coisas, uso otimizado, com economia e qualidade, dos bens e recursos empregados na implementação das ações; 
    eficácia = fazer a coisa certa, capacidade de alcance das metas previstas;
    efetividade = fazer certo a coisa certa correspondência entre os resultados da implantação de um programa e o alcance dos seus objetivos, tendo como referência os impactos na sociedade. 



ID
1588837
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Brasil teve sua infância como colônia na transição do Pré-Capitalismo para o Capitalismo Comercial, que se estendeu até o século XVIII, quando o trabalho assalariado passou a existir. Atualmente, o ambiente globalizado cria a necessidade de uma logística como condição de sobrevivência, gerando sério problema a ser enfrentado. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se o meu raciocínio está correto, mas eu pensei da seguinte forma:

     

    Mão de obra representa um custo fixo, pois o assalariado terá que receber independente se houver trabalho suficiente que o ocupe durante sua jornada. 

     

    Então, para a empresa não perder em ociosidade dos funcionários,  nem para produzir sem ter destino certo (o que acarretaria excesso de estoque e dinheiro parado), precisa ajustar o que será produzido com o que o mercado precisa (demanda).

     

    Gabarito: A

  • Acredito que seja isso mesmo Seya, algo do tipo just in time, produz conforme a necessidade/demanda..

  • Questão sem pé nem cabeça... começa falando de história econômica para acabar com logística. Na minha opinião a questão deveria ser anulada. Mais uma banca que nem deveria existir.,,

  • Péssima banca. Tira trecho de livro, que fora de contexto perde sentido.

    Não sabe elaborar prova.