SóProvas


ID
2296894
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cenário nacional mostra que a população brasileira está envelhecendo de forma rápida e intensa. A pessoa idosa tem, em graus variáveis, um declínio geral das funções orgânicas, em decorrência de efeitos anatômicos e fisiológicos do envelhecimento. Além dessa condição, muitas pessoas idosas apresentam patologias crônicas, o que pode influenciar na probabilidade de complicações em procedimentos cirúrgicos. Diante da necessidade de realização de procedimento cirúrgico em pessoa idosa, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS. 

( ) É necessário manter áreas de pressão acolchoadas e respeitar as limitações da amplitude de movimentos, durante o posicionamento da pessoa idosa para o procedimento cirúrgico, prevenindo lesões e dor decorrentes de posicionamento.

( ) A remoção da máscara cirúrgica ao receber a pessoa idosa, na sala de cirurgia, para se apresentar e explicar os procedimentos antes de iniciar a cirurgia, facilita a comunicação.

( ) A quantidade de líquidos infundidos deve ser registrada com precisão, já que as perdas sanguíneas e de líquidos não têm como ser estimadas . 

( ) O cuidado com a temperatura ambiente da sala de cirurgia e o uso de dispositivos como cobertores de aquecimento ou cobertores reguladores de temperatura, ajudam a estabilizar os efeitos da perda de calor.

( ) A implementação de técnica asséptica durante todo procedimento cirúrgico diminui a possibilidade de infecção em pessoas idosas. 

A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com o artigo Avaliação das Perdas Sanguíneas Intraoperatórias através da Análise de Compressas Cirúrgicas.UCP.2014

     

     

     

    ( F ) A quantidade de líquidos infundidos deve ser registrada com precisão, já que as perdas sanguíneas e de líquidos não têm como ser estimadas . 

     

    Schorn (2010) descreve os diversos métodos que podem ser utilizados para determinar perdas sanguíneas: estimativa visual, medição direta, gravimetria, fotometria e outros.