SóProvas


ID
2298115
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

A leitura

Várias vezes, no decorrer do último século, previu-se a morte dos livros e do hábito de ler. O avanço do cinema, da televisão, dos videogames, da internet, tudo isso iria tornar a leitura obsoleta. No Brasil da virada do século XX para o século XXI, o vaticínio até parecia razoável: o sistema de ensino em franco declínio e sua tradição de fracasso na missão de formar leitores, o pouco apreço dado à instrução como valor social fundamental e até dados muito práticos, como a falta e a pobreza de bibliotecas públicas e o alto preço dos exemplares impressos aqui, conspiravam (conspiram, ainda) para que o contingente de brasileiros dados aos livros minguasse de maneira irremediável. Contra todas as perspectivas, porém, vem surgindo uma nova e robusta geração de leitores no país, movida – entre outras iniciativas – por sucessos televisivos, como as séries Harry Potter e Crepúsculo.

Também para os cidadãos mais maduros abriram-se largas portas de entrada à leitura. A autoajuda (e os romances com fortes tintas de autoajuda) é uma delas; os volumes que às vezes caem nas graças do público, como A menina que roubava livros, ou os autores que têm o dom de fisgar o público com suas histórias, são outra. E os títulos dedicados a recuperar a história do Brasil, como 1808, 1822, ou Guia politicamente incorreto da História do Brasil, são uma terceira, e muito acolhedora, dessas portas.

É mais fácil tornar a leitura um hábito, claro, quando ela se inicia na infância. Mas qualquer idade é boa, é favorável para adquirir esse gosto. Basta sentir aquela comichão do prazer, da curiosidade – e então fazer um esforço para não se acomodar a uma zona de conforto, mas seguir adiante e evoluir na leitura. 

Bruno Meier. In: Graça Sette et al. Literatura – trilhas e tramas. Excerto adaptado.

No trecho: “Contra todas as perspectivas, porém, vem surgindo uma nova e robusta geração de leitores no país, movida – entre outras iniciativas – por sucessos televisivos”, a relação semântica que se pode destacar no segmento sublinhado expressa:

Alternativas
Comentários
  • porém

    po·rém

    conj

    Introduz ou finaliza uma oração ou um período cujo conteúdo denota oposição, restrição ou diferença ao que foi dito na oração anterior; apesar disso, contudo, mas, não obstante, todavia. 

    Boa sorte e bons estudos!

  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

     

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php

  • Às vezes, avaliar somente a conjunção pode levar ao erro. 

    Neste caso, " Contra todas as perpectivas...", não tem o sentido completo, portanto tem relação de dependência com a segunda oração. Desta forma, já se percebe q a oração é subordinativa, eliminando a opção de adversativa que se trata de uma conjunção coordenativa.

     

     

  • Gabarito Letra E - Oposição

  • Não sei se quem marcou C (a 2ª maior na estatística) pensou igual a mim. Mas...

    MARQUEI CONCESSÃO COLOCANDO A PALAVRA ''MESMO'':

    (MESMO) Contra todas as perspectivas, porém, vem surgindo uma nova e robusta geração de leitores no país, movida – entre outras iniciativas – por sucessos televisivos.

    Dá pra entender uma concessão. Apenas por falta de opção marcaria que era 'oposição'.

    A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa

    Principal conjunção subordinativa concessiva: EMBORA

    Ex: Irei mesmo que ele não vá.

    Temos agora uma concessão: irei de qualquer maneira, independentemente de sua ida. A oração destacada é, portanto, subordinada adverbial concessiva.