SóProvas


ID
2298208
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os aspectos ético-legais envolvidos na pesquisa científica, analise as proposições a seguir.
1) Os sujeitos potenciais de pesquisa (participantes) têm direito a receber todas as informações disponíveis sobre os riscos – Princípio da Confidencialidade.
2) O princípio ético da beneficência estabelece que um participante voluntário da pesquisa pode assumir riscos em favor do bem coletivo.
3) O pesquisador deve avaliar eventuais consequências danosas para quem aceita participar do estudo – Princípio da Não Maleficência.
4) O princípio ético da autonomia preceitua liberdade individual para os participantes determinarem suas decisões, tomadas conforme os valores e as convicções pessoais.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com os artigos Privacidade e confidencialidade das informações na saúde e Ética e pesquisa médica: princípios, diretrizes e regulamentações

     

     

    O princípio ético da confidencialidade está incluso na formação dos profissionais de saúde, princípio este que provém da autonomia, que respeita a intimidade e a vida privada dos pacientes lhes dando o direito de controlar suas informações pessoais.

     

    Beneficência – não é apenas necessário tratar o indivíduo como autônomo, mas também tem-se que contribuir para seu bem estar.

  • .1 A eticidade da pesquisa implica em:

    a) consentimento livre e esclarecido dos indivíduos-alvo e a proteção a grupos vulneráveis e aos legalmente incapazes (autonomia). Neste sentido, a pesquisa envolvendo seres humanos deverá sempre tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade;

    b) ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos (beneficência), comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos;

    c) garantia de que danos previsíveis serão evitados (não maleficência);

    d) relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sociohumanitária (justiça e eqüidade).