SóProvas


ID
2298259
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a assistência de enfermagem no puerpério imediato, a avaliação da perda sanguínea vaginal (lóquios) deve considerar da maior relevância:

Alternativas
Comentários
  •  sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, dura em média 5 semanas e é caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue.

    À medida que o útero contrai e volta ao tamanho normal, a quantidade de sangue que se perde vai diminuindo e a sua cor vai se tornando cada vez mais clara até que desapareça completamente. Este sangramento é composto por sangue, muco e restos de tecido do útero.

    Nessa fase é importante que a mulher fique em repouso, evite fazer qualquer esforço e observe a quantidade de sangue que se perde, além da cor e presença de coágulos. 

    Deve-se preocupar com o sangramento no pós-parto e ligar para o médico ou ir para o hospital nos seguintes casos:

  • Deve-se preocupar com o sangramento no pós-parto e ligar para o médico ou ir para o hospital nos seguintes casos:

    Ter que trocar de absorvente a cada hora;

    Se o sangue que já estava ficando mais claro, voltar a ficar vermelho vivo;

    Se houver um aumento da perda de sangue após a 2ª semana;

    Se houver grandes coágulos de sangue, maiores que uma bolinha de pingue-pongue;

    Se o sangue tiver um cheiro muito ruim;

    Se tiver febre ou muita dor abdominal.

  • Achei essa questão um pouco confusa, pois no puerpério imediato, tem-se o lóquio rubra, de cor vermelha, com predominância de conteúdo sanguíneo, logo uma grande quantidade desse conteúdo, que significa uma variação, pode representar hemorragia, por outro lado, a eliminação de GRANDES coágulos é importante tb.

  • NAO HÁ NEM O QUE QUESTIONAR , AVALIAR VOLUME DE SANGUE ELIMINADO É FUNDAMENTAL!!!! GERALMENTE VOLUME AUMENTADO DE ELIMINAÇÃO ESTA ASSOCIADO COM ELIMINAÇÃO DE COÁGULOS!!!!