O swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memória principal para o disco (swap out) e vice-versa. Um dos problemas gerados pelo swapping é a relocação dos programas como no caso de um programa que saia muitas vezes e volte para a memória, onde é necessária que a realocação da mesma seja realizada automaticamente pelo loader a cada operação de carregamento. A melhor solução para esta relocação é a realizada através do registrador base ou registrador de relocação. Toda vez que um programa é carregado na memória, a sua registradora base é carregada com o endereço inicial da região de memória onde o programa será carregado.
Problemas: Ineficiência em função do tempo gasto em cada carregamento.
Solução: Implementação no Hardware dos computadores para permitir que a relocação seja realizada durante a execução do programa.
Vantagens:
Maior compartilhamento da memória;
Maior throughput;
Eficiente.
Desvantagens:
Elevados custos das operações de entrada e saída.