SóProvas


ID
2298826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    No interior de São Paulo, foram encontrados, em camadas de rochas, um crânio e uma mandíbula de, aproximadamente, 80 milhões de anos, parcialmente completos e bem preservados. Com base nesse achado, foi possível descrever um parente recém-descoberto dos crocodilos e dos jacarés que se conhece atualmente. A espécie recém-descrita, denominada Gondwanasuchus scabrosus, foi um carnívoro terrestre de porte médio (1,30 m de comprimento).

Internet:<http://revistapesquisa.fapesp.br>  (com adaptações).


O achado de fósseis de animais extintos, como o fóssil do Gondwanasuchus scabrosus, que se assemelham a espécies viventes atualmente, indica que

Alternativas
Comentários
  • Só se atentar para o que a questão pede. A Selenção Natural é a base para a evolução mas em questão do achado fóssil o que se pode perdeber é o fato de acenstralidade.

  • A letra A está errada pois não é isso que o achado desses fósseis indica, muito embora a seleção natural tenha sido o fator evolutivo principal na origem das espécies.

    A letra B está certa pois esse réptil extinto pode partilhar um ancestral comum com os crocodilos e jacarés atuais ou, até mesmo, ser um ancestral das espécies atuais.

    A letra C está errada pois refuta o evolucionismo, já amplamente consolidado.

    A letra D está errada pois o fato de fósseis representarem espécies extintas não relacionaria essas espécies às espécies atuais.

    A letra E está errada pois isso implicaria em um entendimento errôneo da evolução como um processo linear.

    Letra B.