a) A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.
b) Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor. (CORRETO)
c) A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.
d) Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.
e) Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.
A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. A Didática não pode tratar o ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. É o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor- aluno.
Haydn Regina Célia C. Curso de Didática Geral, p.13
GAB: B
No entanto, seria válido fazer uma oberservação: A palavra didática, derivada do Grego, pode se traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
Criada por Comenius (Jan Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como foco o ensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado: “arte de ensinar”. Hoje em dia, a didática é um ramo da pedagogia e, além disso, é uma das principais matérias para que haja a formação dos professores.
Libâneo (1990) define a didática como “teoria de ensino” e, segundo ele, “a ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. [...] trata da teoria geral do ensino”.
Essa disciplina deve aguçar o lado crítico dos professores que estão em formação, para que eles possam analisar de forma clara a realidade de ensino na qual estarão inseridos em breve. O professor, então, deve preparar os conhecimentos que recebe sobre “como” ensinar e transformá-los em “para quem”, “o que” e “por que” ensinar.
De acordo com Libâneo (1990), didática é “uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores”.
O ideal seria afirmar que a PRAXIS, é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.