SóProvas


ID
2299078
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão a seguir.

Muito antes de haver história, já havia seres humanos. Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. Mas, por incontáveis gerações, eles não se destacaram da miríade de outros organismos com os quais partilhavam seu habitat.
Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares: mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama; jovens temperamentais rebelando-se contra as regras da sociedade e idosos cansados que só queriam ficar em paz; machos orgulhosos tentando impressionar as beldades locais e velhas matriarcas sábias que já tinham visto de tudo. Esses humanos arcaicos amavam, brincavam, formavam laços fortes de amizade e competiam por status e poder – mas os chimpanzés, os babuínos e os elefantes também. Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história. A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas.
(Yuval Noah Harari. Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio, Porto Alegre, L&PM, 2015, p. 08-09)

A ideia central do texto é:

Alternativas
Comentários
  • O trecho que justifica a resposta é o seguinte>>  "Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história. A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas.

  • Estranhei esse "que permitissem" que tempo verbal

    Subjuntivo

    Pretérito Imperfeito

    se eu permitissese

    tu permitissesse

    ele permitissese

    nós permitíssemos

    se vós permitísseis

    se eles permitissem

  • Boa dica Alessandra, acertei a questão, porém sua explição completou o meu entendimento. 

  • Letra A - Errada , porque no texto não observamos claramente essa Evolução.

    Letra B - Errada,  No texto não há descrito DOMINAÇÃO ENTRE ELES.

    Letra C - Errada . É só observar na primeira Linha que diz que eles são SIMILARES e não DIERENTES.

    Letra D - Perfeita . A resposta está nesta frase: Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo

    Letra E - Errada,  está na letra C a justiicativa SIMILARES

  • '' Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história.''  Essa parte nos leva à letra D

  • A idéia principal do texto é mostrar que os humanos pré-históricos não possuíam habilidades que permitissem prever as conquistas futuras de nossa espécie? 

  • Gabarito Letra D:

    "Esses humanos arcaicos amavam, brincavam, formavam laços fortes de amizade e competiam por status e poder" porem jamais eles não faria dimenção do universo de descobertas  (L. 7 e 8) a qual vivemos...   

    *Vale destaque para a resposta de, Lourena Thais...Parabéns.

     

     

  • Devemos lembrar que nem sempre a ideia central é realmente pedida, mas por vezes alguma ideia esparsa, como é o caso.

  • alguém ensina o professor que elaborou a questão a interpretar texto, pois a ideia central não é essa. Pode até ser uma ideia no texto, mas não é A IDEIA CENTRAL nem aqui, nem na China. Estamos sendo avaliados por incompetentes.

  • GABARITO D NUMA QUESTÃO MUITO MAL FORMULADA AO MEU VER.

    A síntese do texto basciamente é uma co-relação entre os seres humanos pré-históricos e os atuais(modernos), mostrando que antes de haver a história (que sabemos hoje), já havia o ser humano.
    Depois ele reforça isso com ideias secundárias, como exemplos e conclui que os humanos antigos não eram tão singinificantes e jamais imaginariam o quão seus descendentes seriam..

    Esta é a ideia central. Isto se extrai do tópico frasal.

    O que o enunciado pede está contido em IDEIAS SECUNDÁRIAS, e vejo que os amigos fizeram uma COMPREENSÃO de texto(corretamente já que a letra D mostra isso), mas não uma INTERPRETAÇÃO de texto.
    Trocando em miúdos: A questão pede uma coisa(interpretação) e te mostra outra (compreensão).

    A letra D se mostra certa por isso. Quem fez compreensão de texto(como diz o ditado "escreveu certo por linhas tortas") chegou lá rapidamente. Quem fez corretamente o que a questão pediu, também chegou lá, mas ficou se perguntando "O examinador bebeu algo?" (risos)


    Resumindo as assertivas:

    Letra A - O texto compara os seres humanos a outros seres que hoje sabemos serem "menos evoluídos". E mostra que os seres humanos antigos não tinham "nada de especial" e nem imaginariam que hoje o ser humano teria ido à lua por exemplo. Ou seja, há uma contradição na assertiva

    Letra B - O texto mostra que os seres humanos brincavam, amavam...e competiam por status e poder - assim como elefantes, chimpanzés. E não há período informando alguma dominação entre eles.

    Letra C - No terceiro parágrafo mostra o contrário do afirmado ao comparar as ações do ser humano à chimpanzés, balbuínos, elefantes...

    Letra D - Extraíse do texto a correção da assertiva " Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história. "
    Eles próprios = Seres humanos pré-históricos
    Seus descentes = Os atuais.

    Letra E - Incorreta e basta-nos ler a primeira e segunda linha do texto

  • "Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história."

    GABARITO -> [D]

  • Leia o texto com atenção e tente não complicar o que não é pra ser complicado. Depois observe a última frase do texto : "A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas."
    A ideia central do texto diz que humanos não influenciavam no ambiente como nos tempos modernos. O texto traz impacto ambiental, cuja época os tais seres humanos não tinham influência alguma, pois de certa forma faziam parte do todo e não eram agentes causadores ou modificadores como nos tempos modernos!

  • Vou reforçar o que já foi dito, a questão pede interpretação e tem como resposta compreensão.

    Fiquei na dúvida entre A e D.

    Considerando que a primeira frase de um texto consegue te dar uma noção da ideia central.

    "Muito antes de haver história, já havia seres humanos". (Fala do passado).

     "A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas." (Descreve a insignificância dos humanos em relação aos outros animais, igualando eles).

    O "ambiente" remete a evolução.

    Quem formulou essa questão pode até saber português, mas precisa de algumas aulas de Biologia.

     

  • Pessoal boa noite, também acabei ficando em dúvida entre A e D, e marquei D por fazer essa análise: quando o texto trás essa frase "A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que..", não está JUSTIFICANDO a IDEIA CENTRAL do TEXTO?  E a IDEIA CENTRAL do Texto não é COMPREENSÃO?  Logo se for compreensão tem que ser justamente aquilo que "ESTÁ NO TEXTO"?

    Bom minha análise pra acertar foi assim. Me corrijam se eu estiver errado por favor.

     

  • A ideia central do texto gira em torno da insignificância e inabilidade dos humanos primitivos, pois todos os comportamentos descritos são inerentes "também" aos animais. Observa-se esse raciocínio com o descrito nos ultimos trechos do texto: "...mas os chimpanzés, os babuínos e os elefantes também. Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo..."

  • Uma análise muito inteligente para essa conclusão pois precisa de concentração em cada palavra, você precisa fazer um jogo de eliminação de cada alternativa paa chegar na correta. 

  • d) os humanos arcaicos não possuíam habilidades que permitissem prever as conquistas futuras de nossa espécie.

     

    Muito antes de haver história, já havia seres humanos. Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. Mas, por incontáveis gerações, eles não se destacaram da miríade de outros organismos com os quais partilhavam seu habitat.

    Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares: mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama; jovens temperamentais rebelando-se contra as regras da sociedade e idosos cansados que só queriam ficar em paz; machos orgulhosos tentando impressionar as beldades locais e velhas matriarcas sábias que já tinham visto de tudo. Esses humanos arcaicos amavam, brincavam, formavam laços fortes de amizade e competiam por status e poder – mas os chimpanzés, os babuínos e os elefantes também. Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história. A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas.

    (Yuval Noah Harari. Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio, Porto Alegre, L&PM, 2015, p. 08-09)

  • Gabarito: d. 
    "(...)​Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história. A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes, cujo impacto sobre o ambiente não era maior que o de gorilas, vaga-lumes ou águas-vivas. (...)"

     

  •  Não havia nada de especial nos humanos. Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua, dividiriam o átomo, mapeariam o código genético e escreveriam livros de história.

    D - os humanos arcaicos não possuíam habilidades que permitissem prever as conquistas futuras de nossa espécie.

    O trecho e a letra D: Tudo a ver.

  • É uma ideia do texto, mas dizer que é a ideia central é forçação.

  • Para quem tem dificuldade com interpretação de texto:

    Dica 01

    Retirado da questão Q1747178 - essa questão mostra quem consegue diferenciar a interpretação de compreensão. Como a questão trata de compreensão, essa análise e decodificação deve estar realmente escrito, seja das frases ou das ideias presentes. Já a interpretação de texto, está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.

     

    Dica 02

    Retirado da questão Q1753154 - Resolver muitas questões de intepretação, corrigir sempre o que errou. Com o tempo você vai pegando a linha de raciocínio da banca.

     

    Dica 03

    Retirado da questão Q1753154 – Assim como o colega Adailton disse, também acho que resolver questões corrigindo e analisando os erros é a melhor forma, mas fica a dica de um professor excelente nesse aspecto, Fernando Moura, tem aulas dele no Youtube, mas assisto pelo GranCursos. Vale a pena!

    Dica 04 – A QUE MELHOR ME AJUDOU:

    Retirado da questão Q1753154 - as vezes procurar termos no item que estejam no texto também é um potencial acerto, pq as vezes a banca coloca uma frase que parece estar certa, mas não citada no texto