-
Gabarito Letra D
A) A curva IS retrata o mercado de bens e serviços
B) Errado, a função investimento não é representada na curva IS.
C) Errado, as contas do governo influenciam na curva IS, por meio das políticas fiscais
D) CERTO: política fiscal contracionista: curva vai para baixo e esquerda, e política fiscal expansionista: curva vai para cima e direita.
E) a curva IS, nesse caso, vai para cima e direita, não é afetada pela política monetaria já que esta afetará a curva LM (mercado monetário)
bons estudos
-
b) A posição da curva IS, e não sua inclinação, demonstra por sua combinação de renda com a taxa de juros os valores que equilibram (I + G) e (S + T).
A inclinação da IS não demonstra o equilibriio entre (I + G) e (S + T), ela, na verdade,demonstra a propensão marginal a poupar em relação a renda sob a sensibilidade do investimento sobre a taxa de juros.
-
Alguém pode explicar melhor a A?
-
) Errado. A curva IS representa os pontos de equilíbrio no mercado de bens das taxas de juros associadas a diferentes níveis de renda.
b) Errado! O equilíbrio é entre poupança e investimento, de fato. Assim, temos o equilíbrio entre I = S + (T – G). Ou seja, o equilíbrio é entre o I e a poupança privada (S) e a poupança do governo (diferença entre o que o governo arrecada, T, e o que ele gasta, G).
c) Impacto nulo?! Claro que não! Um dos focos do modelo é justamente o impacto trazido pela política fiscal na renda da economia, ora.
d) Perfeito! Para uma mesma taxa de juros, a redução da renda correspondente implica num equilíbrio mais à esquerda. Note, no gráfico abaixo, que para passar por este ponto, ou seja, para representar novo equilíbrio, a curva teria que se deslocar para a esquerda para passar pelo ponto B.
e) Errado! Se houve política fiscal expansionista, a IS deslocou-se para a direita, seja lá o que for feito de política monetária.
Resposta: D
-
Em relação a alternativa A: A curva IS é o lugar geométrico das combinações de taxa de juros e nível do produto que equilibram o mercado de bens e serviços, ou seja, onde a oferta agregada iguala a demanda agregada.
Achei a redação da letra D estranha, pois não é a redução do nível do produto de equilíbrio que causa o deslocamento da curva IS. Na verdade, o deslocamento da curva IS é que implica na redução do produto.