SóProvas


ID
2299645
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Depósito Interfinanceiro, também chamado de Certificado de Depósito Interfinanceiro,

Alternativas
Comentários
  • A FCC tem uma característica de que em questões desse tipo a alternativa que melhor se encaixa é aquela mais ampla e menos restritiva possível. Perceba que a ALTERNATIVA A é a mais tranquila, dá a possibilidade de algo acontecer, sem restringir nada. Todas as demais possuem elementos concretos ou que em certo momento delimitam demais um objeto.

     

    Mas se atendo um pouco mais ao conteúdo em si, sim, os certificados de depósitos interbancários tem papel marcante na liquidez das instituições financeiras. Ao fim do dia, o caixa do banco pode ficar positivo ou negativo. Ao invés de recorrer ao Banco Central e negociar títulos, os bancos podem negociar entre si com taxa menor que a Selic, porém muito próxima. São as negociações de CDI.

  • Letra A: Exatamente pois seus títulos, tem baixíssimo risco, normalmente associado à solidez dos bancos que participam do mercado.

  • CDI é negociado na CETIP, é como se fosse um emprestimo destinado à instituição financeira

  • O principal título do sistema Cetip é o Certificado de Depósito Interfinanceiro
    (CDI), que permite transferência de recursos (liquidez) entre as instituições
    do sistema financeiro. A Cetip opera também com outros títulos, como CDB,
    Debêntures, “Commercial Papers” (notas promissórias), Letras Financeiras do
    Tesouro (LFT) etc. (ASSAF NETO, 2006).

  • Prazos das taxas

    TBF igual ou superior a 60 dias

    TR igual ou superior a 30 dias

    CDI 1 a 120 dias

     

  • Até 24 horas,o Bacen determina saldo positivo ao final do dia!

  • Os Certificados de Depósito Interbancário são os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Sua função é, portanto, transferir recursos de uma instituição financeira para outra. Em outras palavras, para que o sistema seja mais fluido, quem tem dinheiro sobrando empresta para quem não tem.

    O cálculo da taxa CDI (ou taxa DI como é conhecida) é muito semelhante ao cálculo da Selic Over, ou seja, taxa média praticada pelas Instituições Financeiras em suas operações compromissadas de 1 dia.