Gabarito Letra B
Duplicatas descontadas deixou de retificar duplicatas a receber e hoj é classificada no Passvo, segue abaixo a fundamentação:
Após emitir uma duplicata, a empresa pode adotar uma das seguintes atitudes
1) ficar com o título em seu poder até que o mesmo seja pago pelo devedor;
2) endossar e enviar o título a um banco para que se promova a cobrança em nome da empresa;
3) endossar e enviar o título a um banco, transferindo ao mesmo sua propriedade e recebendo em troca o valor do título, deduzidas as despesas incidentes sobre a operação. Essa operação é denominada “desconto de duplicata”;
4a) outros.
A terceira atitude implica a transferência da posse e da propriedade do título para o banco, A forma mais simples de contabilizar esse fato seria dar baixa do valor do título, no ativo, em contrapartida com a entrada do dinheiro. Todavia, como se sabe, o endosso de uma duplicata não exime a empresa de responsabilidade de pagar o título, na eventualidade de o mesmo não ser liquidado pelo devedor (sacado). Por isso, na essência, essa operação é de empréstimo onde as duplicatas são dadas como garantia à instituição financeira.
Por causa disso, as boas normas contábeis, adotadas no Brasil a partir de 2010 com base nas normas internacionais de contabilidade,para representar bem melhor a essência econômica da operação (e não sua forma jurídica que não representa corretamente o que de fato é a realidade), essa conta de Duplicatas Descontados deve aparecer normalmente no Passivo juntamente com as demais dívidas
bons estudos
A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?
Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida (risco de crédito). Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38 (R3).
Em essência, a empresa está tomando um empréstimo e oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante, pelo valor líquido dos encargos cobrados pelo banco. Os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira, na demonstração do resultado, pelo prazo do desconto da duplicata, utilizado a metodologia de taxa de juros efetiva.