SóProvas


ID
2299948
Banca
Instituto IBDO
Órgão
Prefeitura de Maria da Fé - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão:

A burocracia da terra

    O modelo agrário brasileiro, embora com inúmeros defeitos, possui uma característica que merece ser destacada, elogiada e preservada: a produção agropecuária brasileira é a última atividade econômica ainda totalmente nas mãos de brasileiros. Pouco se fala disso, mas o fato é que não encontramos multinacionais responsáveis por qualquer parcela significativa da produção. Também não encontramos, no campo, as famigeradas empresas estatais. Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo. A produção rural, na verdade, é o reduto final da livre iniciativa brasileira. Com a nossa economia cada vez mais estatizada e desnacionalizada, a agropecuária permaneceu uma atividade essencialmente de brasileiros.

    Temos certeza de que esta parcela da população, hoje responsável pela produção rural do país, é simpática a medidas que enriqueçam o trabalhador rural e favoreçam a justiça social. Somos todos a favor de medidas que facilitem o acesso à propriedade rural, tornando um maior número de brasileiros proprietários e produtores. Somos todos a favor de medidas que aumentem a produtividade no campo. Somos todos contra, enfim, a especulação com terras, a ociosidade, o desperdício. Não é o produtor rural quem lucra com isso, e sim o especulador, quase sempre alheio à atividade produtiva.

    Repudiamos, porém, a planejada reforma agrária da Nova República da maneira como foi apresentada pelo diretor do INCRA, senhor José Gomes da Silva, e por seu superior hierárquico, o ministro Nelson Ribeiro. Autoritária e de critérios arbitrários, fatalmente levará a uma crescente estatização da atividade rural no país - e isso quer dizer que chegarão ao campo a ineficiência, a burocracia e a corrupção hoje encontradas em quase todas as outras atividades já estatizadas.

(CAMARGO NETO, Pedro de. Veja, 7 ago. 1985apud FIORIN. José Luiz; SAVIOU. Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17a ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 245). 1

Assinale a alternativa INCORRETA com base na leitura do primeiro parágrafo:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre as alternativas "a", "d", ou "e", mas nunca escolheria o gabarito, letra "c". Alguém concorda?

  • Rs...eu tb!!!

  • Errei. Marquei letra a. 

  • Letra C.

     

    Letra C.

     

    Na 2 linha o texto informa:
    [...] última atividade econômica ainda totalmente nas mãos de brasileiros.

     

    Na 4 linha o text informa :
    [...]Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo. 

     

    A presença dos termos “última”, “ainda” e “totalmente” no primeiro parágrafo comprometem o teor argumentative do texto.

  • Juli Li,

    Não excluo a sua resposta, pois existe um carater de oposição clara na alternativa C; porém, também existe erro na Letra D, quando fala: "Dizer que a agropecuária está totalmente nas mais de brasileiros, pressupõe-se que não há nenhum estrangeiro dedicando-se à atividade agropecuária no Brasil.".

    Parece até questão de Raciocínio Lógico, não há como dizer que não há nenhum estrangeiro, na medida em que fala no texto: "...Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo.". Veja que começa a frase com concessivo informando que existe multinacionais.

    Absurda a resposta. Deveria ser anulada.

  • dayves porto, depois de muito estudar para a FGV eu tive que aprender "na marra" esse tipo de questão.  A IBDO por ser 

    uma banca nova e  de poucas questões para treinar, eu tive que colocar "cachola" para funcionar e entender o que essa

    bendita queria.

     

    Analisei assim:

     

    Note que se for fazer um inferência na B, você está obrigado a raciocianar igual na D.


    A questão pediu a incorreta, logo a C. 

     

    Imagine que precisa achar a correta e que tenha SOMENTE O TRECHO DA ALTERNATIVA B.
     

    Dizer que “a produção agropecuária brasileira é a última atividade econômica ainda totalmente nas mãos dos brasileiros

    pressupõe que todas as outras atividades econômicas estão, pelo menos parcialmente, nas mãos de estrangeiros. 

     

    Logo, está correta.

     


     

  • A alternativa C é o gabarito , por que este texto é argumentativo , ou seja dissertativo. Percebemos isso por pequenas carcterísticas como por exemlo ele está sendo voltado a 3° pessoa . Se eu quero convencer o meu leitor a respeito da minha tese , utilizando essas expressões "última" , " ainda" e "totalmente" nos leva a crer que "Dizer que a agropecuária está totalmente nas mãos de brasileiros, pressupõe-se que não há nenhum estrangeiro dedicando-se à atividade agropecuária no Brasil" , e logo em seguida , ele se contradiz apresentando dados que há uma pequena parcela de estrangeiros que fazem parte deste setor . Ora , se há contradição há comprometimento no sentido do texto , na alternativa " C", a presença do NÃO mostra que esta incorreta !

  • Eu marquei letra D, porque eu entendi que o trecho "não há nenhum estrangeiro dedicando-se a atividade agropecuária", poderia ser um simples trabalhador rural de outra nacionalidade, diferente de uma empresa estrangeira, vcs não concordam? Então eu marquei essa. Mas interpretação de texto é complicado mesmo, cada um interpreta de um jeito, difícil é pensar como a banca quer e interpretar do jeito dela.

  • Até agora, 65% das pessoas erraram.

  • Nunca vi uma banca tão estranha igual a IBDO podem olhar as poucas questões de português dessa banca disponíveis nesse site e ver qual o percentual de acertos... Sem falar nas anulações que tem que fazer depois.

    Desculpem pelo comentário improdutivo, mas não dá p aguentar uma dessas.

  • A alternativa C é a incorreta pela presença do "não"